Cada vez a definição de produtos, necessidades e requisitos depende de várias perspectivas. O uso de técnicas de levantamento individual mostra-se pouco produtiva em função das dificuldades de definir agendas e pelos diversos ciclos para eliminar dúvidas e incoerências.
Assim, a abordagem de workshop para levantamento em grupo de informações torna-se cada vez mais necessária. Esse Papo é continuação do Papo realizado em 24/11/2021
Convidado: Alexandre Magno Vazquez Mello.
Convidado: Abilio Passos
O ERP é utilizado para gerenciar a maior parte dos processos de uma organização, além de armazenar informações geradas por estes processos. Além disso o ERP armazena e fornece informações de outros sistemas que estão integrados a ele.
Quando há processos e sistemas integrados é sempre necessário realizar Análises de Negócios para que tudo funcione de acordo com o esperado.
Como fazer o ERP funcionar de modo que atenda as necessidades da organização?
Como e quando adequar os processos da organização para extrair o melhor do ERP?
Como manter o ERP?
Vamos descobrir isso juntos nesse papo.
Convidado: Fábio Hideki O modelo mental chamado de “Ágil” vem sendo adaptado de maneira mais rápida e intensa do que os próprios projetos com ele executados. O Manifesto Ágil data de 2001, mas durante boa parte de seus 20 anos de vida esteve bastante focado em projetos de desenvolvimento de software. Entretanto, de alguns poucos anos para cá, vem sendo fortemente direcionado para tornar-se um acelerador e dinamizador de negócios.
Suas 4 premissas e os 12 princípios deles derivados tornaram-se insuficientes. Os frameworks, métodos, conceitos e ferramentas originalmente desenvolvidos através deles ou agrupados justamente para formá-los também. A “business agility” se espalha como rastilho de pólvora (pelo menos o seu nome) e as abordagens de escala e expansão da Agilidade nascem um após o outro. Seria isto bom, ou ruim? Acredito que haja de tudo, mas é preciso separar o joio do trigo.
Convidado: Denise Barroso. As más línguas dizem que o Ágil é um pacote de ideias "de devs, pelos devs e para os devs". Há quem defenda que os valores e princípios defendidos no Manifesto Ágil são sérios e importantes demais para ficarem exclusivamente nas mãos dos desenvolvedores. O fato é que nem sempre é fácil e natural combinar outros trabalhos - de análise de negócios e design, por exemplo - com o 'mindset' Ágil.
Esta edição especial do nosso Papo de Negócios coloca os três papéis frente a frente: um analista de negócios, uma designer e um agilista. Fabrício Laguna, Denise Barroso e André Gomes, respectivamente. Haverá uma quarta cadeira que poderá ser ocupada por você a qualquer momento. Ou seja, não será um um debate trivial.
Método e mediação estarão por conta de Paulo Vasconcellos.
Convidado: João Azevedo.
Os Soft-Skills estão presentes em qualquer tipo de interação entre pessoas. Saber reconhecer os seus próprios recursos é um passo fundamental na busca de evoluí-los. Neste Papo de Negócio, veremos um pouco da história na busca deste conhecimento, sua importância, e como de forma prática, podemos fazer uma auto-reflexão sobre os nossos Soft-Skills.
Pontos importantes, saiba como fazer uma auto-avaliação de seus soft-skills e definição de um plano de desenvolvimento.
Convidado: Alexandre Magno Vazquez Mello. Nesse papo condutores experientes vão se colocar à disposição para eliminação de dúvidas, apresentação de casos e aconselhamento por meio de melhores práticas já testadas e aprovadas.
Convidada: Adriana Jacoto Unger.
A mineração de processos abrange várias técnicas e ferramentas capazes de automatizar a descoberta de modelos que representam os processos de negócio em operação nas organizações. Esses modelos de processo em geral descrevem passo a passo todo o fluxo de controle dos processos de negócio. Em algumas situações, porém, processos não estruturados ou intensivos em conhecimento podem ser melhor representados por modelos de processo declarativos.
A mineração de processos, nesses casos, oferece uma nova abordagem para a decoberta de regras e verificação de conformidade em processos de negócio.
Pontos Importantes:
- Mineração de processos
- Modelos de processos declarativos
- Mineração de regras.
Convidada: Débora Magnago. Papo sobre a importância da presença de um Analista de Negócios em um contexto de Produto e como as suas habilidades e conhecimentos ajudam na entrega de valor para o cliente.
Vou abordar uma experiência que tive em um cliente que tinha uma pessoa como Analista de Negócios.
Paricipantres: Fabrício Laguna, Prof. Lucoselli, Marcelo Rezende e André Freitas.
Profissionais de Data Science e Data Engineering são muito cobiçados.
Que skills são necessários para trabalhar nessas áreas?
Convidado: Edu Ferreira. Nesse super papo vamos abordar a importância das certificação no mercado global, principalmente a certificação da IIBA para o analista de negócios no Canadá.
Interessado nas Certificações do IIBA? Acesse https://www.iiba.org/business-analysis-certifications/iiba-certifications/
Quer conhecer um pouco da história do IIBA? Acesse https://www.iiba.org/about-iiba/the-history-of-iiba/#milestones
Convidado: Dácio de Castro. Elaboração do mapa de processo utilizando a notação BPMN das informações do processo coletadas na última edição. Mapeamento de processos, notação BPMN, boas práticas.
Convidados: Erick Szekeres e Paulo Cassin.
Você já facilitou a construção de OKRs? Não sabe por onde começar?
Nesta continuação do 100º Papo de Negócios, vamos facilitar a definição de alguns Resultados Chave (KRs) usando o nosso Canvas OKR! (https://github.com/pccassin/canvas-okr).
Convidado: Hélio Costa.
Neste papo especial, nosso amigo Hélio Costa irá conduzir workshops utilizando quatro canvas que fazem parte do Modelo FLEKS para a Análise de Negócios.
Participantes: Prof. Lucoselli, Ricardo Peters, Luiz Parzianello e Ricardo Stucchi.
Agilidade de Negócios é a capacidade de uma organização se adaptar rapidamente às mudanças de mercado e responder de forma flexível às demandas de seus clientes, fazendo isso com sustentabilidade e com soluções inovadoras na perspectiva de negócios. Acreditamos que Agilidade de Negócios se faz com Líderes de Negócios que inspiram a evolução de todo ecossistema organizacional e seu impacto positivo na sociedade. Também acreditamos que Agilidade de Negócios se faz com Agentes de Mudança que desenvolvem novas capacidades organizacionais para encantar os clientes e alavancar os resultados de negócio. Business Owner é um papel que tem como missão alavancar os resultados de um determinado contexto de negócio, a partir do desenvolvimento de novas capacidades organizacionais baseadas nas abordagens Lean, Ágil e Exponencial.
Business Owners são gestores, de diferentes cargos e funções, que pensam como líderes de negócio e atuam como agentes de mudança, com as competências essenciais para o nível de proficiência do escopo de seu trabalho. Neste encontro, discutiremos esses níveis de proficiência e suas relações com o Modelo de Competências Essenciais da Análise de Negócios.
Convidado: André Freitas.
Gestão de Pessoas por Competências.
Convidado: Roberto Sabino.
A Liderança é Antinatural!
Baseado no experimento de Milgram e no paradigma de Asch, desejo demonstrar o quanto nosso comportamento tem mais a ver com pertencer ao grupo que exercer liderança.
Convidado: Bruno Cardoso.
Pretendo trazer novo contexto que estamos vivendo, diversas estatísticas, o cenário atual para a tecnologia, estudo sobre a trajetória e carreira do PO, além de levantamentos realizados sobre os principais requisitos técnicos e comportamentais esperados para este profissional.
Vamos apresentar como está o mercado de trabalho, carreira e salário do Dono do Produto no Mercado.
Vamos apresentar também algumas maneiras de conquistar experiência profissional como PO.
Convidado: Dácio de Castro
Neste workshop simularemos um ambiente organizacional no contexto da modelagem de um processo de negócio, cumprindo uma das demandas da Gestão por Processos de Negócios (BPM).
Através de ferramenta profissional e abordagem real do dia a dia do profissional de processos, faremos uma construção conjunta resultando no aprendizado prático por parte dos espectadores na bancada IIBA e de todos os "papeadores" que estiverem via chat!
Vamos falar sobre a relação da Agilidade no Mundo da Análise de Negócios e como o Podcast Pipoca Ágil contribui para essa união.
Convidado: Ibson Cabral
Sou por natureza um Facilitador e Entusiasta da Transformação Ágil e Digital. Atuando ativamente no Movimento Ágil como um todo.
Idealizei e materializei o Podcast Pipoca Ágil, com o propósito de ser um podcast "chão de fábrica", ajudando na divulgação de conteúdo do Mundo Ágil e contando casos e soluções para a implementação da Transformação Digital nas empresas.
- Sou Head da Jornada Talks da Jornada Colaborativa..
- Co-autor dos Livros: Inovação da Jornada Colaborativa e Jornada Colaborativa.
- Sou Diretor de Comunicação e Marketing da IIBA Brasil
- Sou o Produtor do Podcast do IIBA Brasil.
Descrição: Os principais vilões de uma empresa e como a Arquitetura corporativa/de negócio pode endereçar as possíveis causas.
Convidado: Roberto Severo.
Desde 2012 está como Country Manager do The Open Group no Brasil, empresa detentora do framework TOGAF® de Arquitetura Corporativa e padrões abertos como o OPA™; O-PAS™; ArchiMate®, dentre vários outros.
Certificado em TOGAF®, atualmente também é presidente da AEA (Association of Enterprise Architects) Capítulo Brasil. Especializado em Arquitetura Corporativa, desde 2008.
Baseado em São Paulo, acredita fortemente que o futuro está em padrões abertos desenvolvidos segundo necessidades do mercado, diminuindo a obsolescência e privilegiando as empresas consumidoras.