
Arquivologia e biossegurança: Preservando Acervos, Protegendo Vidas - Episódio 97.
Neste episódio, Luiz Alexandre recebe Thayane Vicente Vam de Berg. Ela que é uma arquivista cuja trajetória a levou a pensar e pesquisar sobre esse tema da insalubridade em áreas de preservação de acervos e a conservação preventiva dos mesmos. Para discutirmos como as ações e normas de limpeza e biossegurança são essenciais tanto para a saúde dos profissionais quanto para a preservação documental.
Atualmente, ela é Pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz, a Fiocruz. E foi arquivista na UNIRIO, de 2015 a 2025,trabalhando na organização e preservação do acervo, além de coordenação das atividades e visitas técnicas. Foi responsável pela Supervisão de Processamento e Preservação do Acervo de guarda permanente da UNIRIO. E chefe da Unidade de Arquivo e Protocolo Setorial do Centro de Ciências Humanas e Sociais (UAPS-CCH).
Além disso, ela é pesquisadora no Laboratório Multidimensional de Estudos em Preservação de Documentos Arquivísticos (Lab. PDA/UNIRIO). E é autora da publicação “Recomendações para a proteção da saúde dos profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação, e a preservação dos documentos em suporte papel em tempos de COVID-19 2020”, um dos primeiros trabalhos a abordar o tema no Brasil.
E também possui uma página dedicada à divulgação científica no Instagram: @ConectArquivo
Este episódio foi gravado remotamente, podendo acarretar interferências.