O setor de melhoramento genético não para de evoluir. A indústria de sementes, também. Por isso, utilizar semente pirata é DESVALORIZAR a ciência e INFRINGIR A LEI. ATENÇÃO!!! O cerco aos infratores está se fechando cada vez mais. PIRATARIA DE SEMENTES É CRIME! Autoridades de fiscalização têm realizado inúmeras apreensões e punido os responsáveis em todo o Paraná nos últimos anos.
A Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas (APASEM) está com três novos treinamentos voltados para profissionais das áreas de laboratórios e sementes, neste primeiro semestre de 2025: "Interpretação da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017", "Amostrador de Sementes" e "Treinamento de Atualização para Responsável Técnico de Laboratório". Os cursos foram desenvolvidos para atender às demandas de um mercado que busca cada vez mais qualidade, segurança e eficiência nos processos laboratoriais e na cadeia de sementes. As inscrições já estão abertas e as aulas serão ministradas por profissionais com ampla experiência na área.
Atenção, agricultor! Você sabia que a Portaria MAPA 538 está em vigor desde março/2022? Um dos destaques desse documento é o combate a sementes piratas, buscando evitar que infratores ganhem espaço no importante segmento do agro. NÃO CONTE COM A SORTE! Compre apenas sementes certificadas! Dessa forma, você protege sua produção e colhe os melhores resultados.
Os visitantes da 37ª Edição do "Show Rural Coopavel", que acontece nesta semana em Cascavel, Oeste do Paraná, estão se deparando, logo na entrada do evento, com um mega painel instalado pela Apasem (Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas), que traz a mensagem da campanha contra a pirataria de sementes ("Semente Pirata é Crime. Não Conte com a Sorte!"). O "Show Rural Coopavel" segue até esta sexta-feira (14/02), com foco em inovação tecnológica e sustentabilidade.
Quando o assunto é semente, não dá pra contar com a sorte. Produzir, vender, transportar e utilizar semente pirata é CRIME! A Legislação prevê rigorosas punições. Os infratores estão sujeitos a enfrentar processos administrativos e judiciais. Você ainda quer pagar pra ver, é?
Por meio do certificado de semente ou do termo de conformidade dos lotes e da Nota Fiscal, o agricultor tem as garantias do produto que adquire. Este é um dos muitos benefícios da semente legal.
Com elevada qualidade genética e seguindo as orientações técnicas, a semente legal garante que a lavoura possa expressar plenamente seu potencial de rendimento.
Quando uma semente é legal, desde o início da sua produção até o consumidor final, é possível identificar cada lote disponibilizado ao mercado. E você ainda vai querer comprar semente pirata?
Você sabe o que é o teste de qualidade fisiológica de uma semente? São exames rigorosos para garantir a segurança das informações de germinação e vigor. Quando a semente é legal, passa no teste com louvor!
A semente legal só traz benefícios ao produtor: uma delas é a pureza genética e física. Isso mantém as características originais da variedade e não contém misturas com outras partículas, impurezas que poderão afetar a implantação adequada na sua lavoura.
Espécies forrageiras, como azevém, aveia preta e capim-sudão, são destinadas à produção de pasto, não de grãos. Portanto, desconfie do transporte dessas espécies identificadas como grãos na Nota, uma prática comum para encobrir a pirataria. O ato ilícito é evidente!
Você se depara com uma sacaria de sementes contendo o nome da empresa, do agricultor, a sigla das cultivares e o percentual de germinação. Mas está tudo escrito manualmente...hummmmm...é semente pirata na certa!
Entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2024, a cidade de Londrina/PR sediou a 1ª Edição do "WORKLAS APASEM", um evento de grande relevância técnica voltado para laboratórios de análise de sementes. O encontro reuniu 250 participantes de todas as regiões do Brasil, consolidando-se como um marco no setor.
Seis paineis marcaram o 2º dia do "1º WORKLAS APASEM", que está acontecendo em Londrina, Norte do Paraná. Os temas foram "Substratos para Análise de Sementes", "Reflexos do Campo nos Laboratórios de Sementes", "Avaliação de Plântulas de Soja no Teste de Germinação", "Análise de Sementes Forrageiras", "Mistura de Sementes MIX" e "Laboratório de Análise de Sementes – Desafios e Oportunidades". O evento é uma organização da Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas, a APASEM e termina nesta quinta-feira, no Aurora Shopping.
Começou nesta terça-feira (3/12), em Londrina, o "1º WORKLAS APASEM", encontro voltado ao setor de Laboratórios de Análises de Sementes. O workshop é organizado pela Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas. Entre os Paineis do primeiro dia, temas como "Confiabilidade da Amostragem na Análise de Sementes", "Rede de Laboratórios BASF e BAYER" e "Sementes Pequenas".
Está chegando a hora de um evento inédito e inovador, voltado ao setor de Laboratórios de Análises de Sementes no Brasil: é o "1º WORKLAS APASEM", que acontece semana que vem, em Londrina, Norte do Paraná, dias 03, 04 e 05/12. Na programação, palestras de especialistas, que vão demonstrar as novas tecnologias, vão discutir sobre novas legislações e oferecer oportunidades valiosas pra troca de informações e networking.
Grãos limpos, beneficiados e classificados por calibre ou tamanho, transportados em sacaria branca reutilizada, normalmente sem nenhuma identificação, ou ainda em big-bags, acompanhados ou não de Nota Fiscal, discriminando o produto como grão para indústria ou consumo animal É SEMENTE PIRATA!
Um evento inédito, voltado aos profissionais que atuam direta e indiretamente junto aos Laboratórios de Análises de Sementes no Brasil: É o "1º WORKLAS Apasem", que acontece de 03 a 05/12, em Londrina. O Diretor Executivo da Apasem (Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas), Jhony Moller, orienta como os interessados devem se inscrever.
A Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas promove de 3 a 5 de dezembro o "1º WORKLAS Apasem", evento inédito e voltado aos profissionais que atuam direta e indiretamente junto aos Laboratórios de Análises de Sementes no Brasil. O encontro ocorre na cidade de Londrina e contará com a participação de grandes nomes do setor sementeiro brasileiro.
Sementes discriminadas como grãos comerciais ou para uso próprio? Carga desacompanhada de nota fiscal? Cuidado! Isso é semente PIRATA! A Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas (Apasem), junto a outras instituições, encabeça a campanha “Semente Legal”. A ação terá caráter permanente em todo o Paraná.