
Em comunicação, crise é coisa séria! Pode até ser inevitável, mas precisa ser encarada com estratégia e muita agilidade. Em mais um episódio do quadro Ih, deu crise!, do POD Ser Pauta, Cris Moraes compartilha reflexões pessoais, histórias reais e grandes aprendizados sobre momentos em que a reputação das marcas balançou — e muito.
A PR apresenta três casos emblemáticos: o escândalo da Microvlar, que distribuiu pílulas de farinha como anticoncepcional em 1998; a crise do Tylenol nos EUA, que virou exemplo de resposta ética e inovação; e o episódio das papinhas da Nestlé, marcado pela desinformação e pela rápida reação diante de um boato com potencial de abalar a confiança de pais e mães no mundo todo.
Além de analisar como cada empresa reagiu, ela destaca a importância de ter repertório, planos de gestão de crise, matriz de risco e responsabilidade com os públicos envolvidos. Mesmo o assessor de imprensa que nunca enfrentou uma crise diretamente pode se reconhecer nas situações descritas. Ou, pelo menos, repensar como agiria se estivesse no olho do furacão.
Dá o play e vem com a gente ouvir! Ah, se você já passou por crise, escreve pra gente e manda sua história pra o próximo Ih, Deu Crise!