Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Society & Culture
Business
Sports
History
Fiction
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts123/v4/a9/a6/19/a9a61937-6c60-b992-2f91-af5d6be13100/mza_6526019404689771582.jpg/600x600bb.jpg
PÁGINA UM - P1 PODCAST
Página Um
389 episodes
22 hours ago
Adquire uma subscrição paga: https://podcasters.spotify.com/pod/show/pgina-um/subscribe Tenha uma assinatura paga: https://podcasters.spotify.com/pod/show/pgina-um/subscribe O jornalismo independente depende dos ouvintes Adquire uma subscrição: https://podcasters.spotify.com/pod/show/pgina-um/subscribe Adquire uma subscrição paga: https://anchor.fm/pgina-um/subscribe Adquire uma subscrição paga: https://anchor.fm/pgina-um/subscribe O podcast do PÁGINA UM
Show more...
News
RSS
All content for PÁGINA UM - P1 PODCAST is the property of Página Um and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Adquire uma subscrição paga: https://podcasters.spotify.com/pod/show/pgina-um/subscribe Tenha uma assinatura paga: https://podcasters.spotify.com/pod/show/pgina-um/subscribe O jornalismo independente depende dos ouvintes Adquire uma subscrição: https://podcasters.spotify.com/pod/show/pgina-um/subscribe Adquire uma subscrição paga: https://anchor.fm/pgina-um/subscribe Adquire uma subscrição paga: https://anchor.fm/pgina-um/subscribe O podcast do PÁGINA UM
Show more...
News
Episodes (20/389)
PÁGINA UM - P1 PODCAST
Lourenço Cazarré

Experiência

Show more...
4 days ago
1 hour 32 minutes 16 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
Biblioteca do PÁGINA UM: Sara Duarte Brandão

Sara Duarte Brandão tem a vocação de entrelaçar mundos — da palavra à imagem, do design à poesia, do palco à página. Nasceu no Porto em 1997, mas o seu corpo e alma dividem-se entre a Beira Baixa e Arouca — lugares que alimentaram memórias e raízes.

Licenciada em Design de Comunicação e Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes, é também Facilitadora em Criação Artística Comunitária e doutoranda em Ciências da Educação, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Designer, tecedeira de imaginários e escritora, representa hoje uma geração que recusa fronteiras entre arte, pensamento e comunidade. Em 2023, publicou Descolonizar o Sujeito Poético (Urutau), livro que viria a conquistar uma Menção Honrosa no Prémio Glória de Sant’Anna e alcançar a final da Mostra Nacional Jovens Criadores. Já o romance Quem Tem Medo dos Santos da Casa?, publicado este ano pela Dom Quixote, recebeu o Prémio Literário Cidade de Almada.

Recebeu ainda o Prémio Nortear com o conto (Ver) e participa em projectos que cruzam literatura, teatro e artes plásticas.

Nesta conversa com Pedro Almeida Vieira para a Biblioteca do PÁGINA UM, gravada no Porto, a Literatura é o ponto de partida — mas os temas alargam-se a outros horizontes e mundos.

Show more...
1 month ago
1 hour 9 minutes 33 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
Alterações Mediáticas - Episódio 023 - Dois jovens mortos, uma imprensa racista e anti-cristã

Alterações Mediáticas, podcast da jornalista Elisabete Tavares sobre os estranhos comportamentos e fenómenos que afectam o ‘mundo’ anteriormente conhecido como Jornalismo.

No 23º episódio, analisa-se a cobertura que a imprensa fez (ou não fez) de dois crimes que resultaram em duas mortes nos Estados Unidos: um jovem conservador e cristão devoto; uma jovem refugiada ucraniana. No caso da jovem, que era branca, a imprensa fez um blackout enquanto pôde. Sobre o assassinato do jovem conservador, a imprensa colou-o erradamente à extrema-direita ou tratou de quase justificar a sua morte, optando por destacar apenas algumas das suas posições mais controversas.


Show more...
1 month ago
8 minutes 50 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
Acta Diurna - Episódio 016 - Incêndios & Amamentação & Brás Cubas

Neste episódio do podcast Acta Diurna abordam-se três temas:

1) Os incêndios rurais ocorrem todos os anos em Portugal. Mas as autoridades são, aparentemente, sempre 'apanhadas' de surpresa. A dispersão de meios abunda e a forma como é feita a prevenção e o combate às chamas precisa de ser repensada.

2) A ministra do Trabalho causou polémica com declarações sobre as mulheres trabalhadoras que amamentam os filhos, algumas até os filhos entrarem na escola. Além de as declarações de Maria do Rosário Palma Ramalho serem absolutamente condenáveis, também são demonstrativas de que em 2025 ainda se assistem a políticas retrógradas em matéria de maternidade e protecção da família.

3) Vem aí o primeiro livro do PÁGINA UM e a estreia não podia ser melhor, já que a obra contém crónicas do nosso Brás Cubas. Pedro Almeida Vieira levanta o véu a esta obra que estará disponível dentro de poucos meses.

Show more...
3 months ago
40 minutes 56 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
Biblioteca do PÁGINA UM: Mário Cláudio

Um verdadeiro homem do Porto, Mário Cláudio — pseudónimo literário de Rui Manuel Pinto Barbot Costa — é uma das vozes mais singulares da literatura portuguesa contemporânea, com uma carreira que já atravessa mais de meio século. A sua obra revela uma versatilidade rara, não apenas pela extensão dos géneros que explora — do romance à poesia, do conto ao ensaio, e até ao teatro —, mas sobretudo pela sofisticação com que entrelaça arte, biografia e ficção, numa escrita de apuro estético e profunda inquietação intelectual.

Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, começou a exercer advocacia ainda anos 60, mas a sua ligação à literatura foi ganhando espaço, com formação em arquivos e bibliotecas, e ainda um mestrado em Londres sobre literacia e hábitos de leitura, no final da década de 70. Foi ainda professor de Cultura Geral na Escola Superior de Jornalismo do Porto.

O seu mundo literário começou a abrir-se logo em 1969, com ‘Ciclo de Cypris’, obra poética que já anunciava a sua inclinação para o rigor formal e a reinvenção dos cânones. Contudo, foi no romance que consolidou o seu nome, sobretudo a partir da década de 1980, com títulos como Amadeo (1984), Guilhermina (1986) e Rosa (1988) – a chamada Triologia da Mão –, três retratos literários de figuras centrais da cultura portuguesa — Amadeo de Souza-Cardoso, Guilhermina Suggia e Rosa Ramalho.

Escritor de vastíssima erudição, num estilo que remonta a Camilo Castelo Branco, a sua escrita é marcada por um labor meticuloso da linguagem, por um gosto barroco pelas estruturas complexas e por uma constante interpelação dos mecanismos da memória e da representação. Com um vasto conjunto de romances do género histórico, onde mais do que relatar eventos, procura enquadrar a natureza humanas nesses contextos, Mário Cláudio também conseguiu construiu uma obra onde os limites entre o biográfico e o ficcional são sistematicamente interrogados. Em ‘Tiago Veiga. Uma biografia’ (2011), por exemplo, oferece-nos a vida inventada de um poeta inexistente com tal densidade que a linha entre a realidade e o artifício parece dissolver-se.

Ao longo da sua carreira, recebeu os mais prestigiados galardões literários em Portugal, entre os quais o Prémio Pessoa (2004), o Grande Prémio de Romance e Novela da APE (por três vezes), o Prémio Pen Club (por duas vezes), entre muitos outros.

Figura reservada, mas profundamente comprometida com a literatura como forma de conhecimento e de resistência ao esquecimento, Mário Cláudio é um autor que desafia o leitor a habitar outras vidas, outras épocas, outras formas de ver. E foi, por isso, numa conversa desafiante que recebeu, em sua casa no Porto, Pedro Almeida Vieira para falar sobre o seu percurso literário, memória, liberdade e o futuro (in)certo da cultura portuguesa.

Show more...
3 months ago
1 hour 5 minutes 11 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
Entrevista ao médico Manuel Pinto Coelho

Entrevista ao médico Manuel Pinto Coelho, rosto da Medicina Anti-Envelhecimento em Portugal. Nesta entrevista, Manuel Pinto Coelho criticou o conceito de que o médico apenas serve para passar receitas e tratar doenças. Autor de 16 obras sobre Saúde, incluindo alguns 'bestseller', defendeu a importância da prevenção e da literacia em Saúde. Também comentou a pandemia de covid-19 e abordou o tema 'tabu' das novas vacinas mRNA.

Show more...
3 months ago
1 hour 17 minutes 1 second

PÁGINA UM - P1 PODCAST
Está a Justiça imune às pressões políticas? - A Corja Maldita: Episódio 13

Neste décimo terceiro episódio de A Corja Maldita, o tema é espinhoso — e por isso mesmo, essencial. Num momento em que assistimos a um preocupante recrudescimento de tendências autoritárias um pouco por todo o mundo — das perseguições a juízes nos Estados Unidos às campanhas eleitorais por lugares judiciais no México —, impõe-se uma reflexão séria e desassombrada sobre as fragilidades do sistema judicial e se há necessidade de blindar, de forma efectiva, o sistema de Justiça em Portugal contra pressões, interferências e instrumentalizações políticas.À luz dos resultados das últimas eleições legislativas, Portugal não está imune a estas derivas. Pelo contrário: a actual composição parlamentar acentuou o risco de maiorias conjunturais exercerem influência sobre os órgãos de gestão e nomeação da magistratura, transformando órgãos judiciais em campos de batalha ideológica disfarçada de competência técnica.

Show more...
4 months ago
32 minutes 3 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
Acta Diurna - Episódio 015 - Calor & America Party & Diogo Jota & Djokovic

Neste episódio do podcast Acta Diurna abordam-se quatro temas da actualidade:

1) Subida das temperaturas e mortalidade

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) divulgou, através da agência Lusa, os dados com os óbitos em excesso no mais recente período em que as temperaturas subiram em Portugal Continental. Uma análise ao dados divulgados permite retirar várias conclusões e a DGS 'não sai bem' no retrato.

2) America Party: novo partido nos Estados Unidos?

O milionário Elon Musk anunciou a criação de um novo partido nos Estados Unidos. O America Party visa fazer frente ao bi-partidarismo que tem reinado no país e terá como 'bandeiras' uma maior eficiência dos gastos públicos e o combate ao aumento da despesa pública, que têm sido batalhas de Musk.

3) As trágicas mortes de Diogo Jota e André Silva

Em análise, a cobertura mediática desta tragédia, o jornalismo abutre e a necessária investigação aos múltiplos factores que poderão ter sido decisivos para causar o acidente que tirou a vida aos dois jogadores.

4) Novo marco de Djokovic

O lendário tenista obteve a sua 100ª vitória em Wimbledon e mostrou, mais uma vez, que se apresenta em excelente forma física nos seus 38 anos.

Show more...
4 months ago
1 hour 3 minutes 32 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
Alterações Mediáticas - Episódio 022 - Diogo Jota e o jornalismo abutre e sensacionalista

Alterações Mediáticas, podcast da jornalista Elisabete Tavares sobre os estranhos comportamentos e fenómenos que afectam o ‘mundo’ anteriormente conhecido como Jornalismo.

No 22º episódio, analisa-se o caso do jornalismo abutre que se está a aproveitar das trágicas mortes de Diogo Jota e André Silva. Também se analisa o sensacionalismo atroz que 'pintou' de vermelho e negro o mapa de Portugal nas previsões meteorológicas. Ainda se analisam dois fenómenos estranhos que afectaram a BBC e um estudo (mais um) divulgado pela Lusa, desta vez da autoria de uma investigadora do ISCTE.

Show more...
4 months ago
15 minutes 27 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
Ressocialização: há vida depois da prisão? - A Corja Maldita: Episódio 012

Neste décimo segundo episódio de A Corja Maldita — e tendo como ponto de partida uma notícia do Correio da Manhã que apresenta como ‘escândalo’ o facto de a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista ter concedido o título de Colaborador (do PÁGINA UM) a João de Sousa — mergulhamos na hipocrisia estrutural da sociedade portuguesa quando se fala (com pompa, discursos institucionais e retórica humanista) de reinserção social e ressocialização de ex-reclusos.

Apesar de o Código Penal consagrar a reabilitação como um direito, e de políticos e magistrados reiterarem essa promessa nos salões da República, a realidade quotidiana trata de a desmentir, todos os dias, com fria consistência. Na prática, o que existe é uma pena paralela: a do estigma que nunca prescreve, a da suspeita perpétua, a da exclusão silenciosa. Hoje, falamos dessa justiça que se diz cega, mas que continua a ver — e a julgar — muito para além das grades.

Show more...
4 months ago
45 minutes 37 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
O humor deve ter grades? - A Corja Maldita: Episódio 011

Neste décimo primeiro episódio de A Corja Maldita, exploramos o julgamento Anjos vs. Joana Marques e a condenação do humorista brasileiro Léo Lins, reflectindo sobre os limites da liberdade de expressão e o papel do humor em tribunal.

Sendo o humor uma criação e um património cultural, levar piadas a juízo revela uma tendência preocupante: transformar a sátira em delito. Ou o humor tem limites?

O caso de Joana Marques, julgada por uma rubrica cómica, levanta dúvidas sobre até que ponto a sensibilidade alheia pode definir os contornos da liberdade artística. Tal como Léo Lins, acusado por piadas de mau gosto, também aqui se arrisca que os tribunais passem a censores do humor.

Show more...
4 months ago
35 minutes 32 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
Alterações Mediáticas - Episódio 021 - 'Grátis': um caso de demência entre jornalistas

Alterações Mediáticas, podcast da jornalista Elisabete Tavares sobre os estranhos comportamentos e fenómenos que afectam o ‘mundo’ anteriormente conhecido como Jornalismo.

No 21º episódio, analisa-se o caso dos títulos que anunciam concertos 'grátis' e festivais 'grátis', que afinal são pagos pelos contribuintes. Também se analisa: a 'não cobertura' da reunião anual do Grupo Bilderberg; a repentina preocupação dos media com conflitos de interesse entre 'especialistas' de saúde pública; a cobertura 'fofinha' da presença de Portugal na Expo 2025; e a bipolaridade dos media ao noticiar motins como protestos 'pacíficos'.

Show more...
4 months ago
18 minutes 24 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
Acta Diurna - Episódio 014 - Pobreza & Calor & Peritos

Neste episódio do podcast Acta Diurna abordam-se três temas de relevo: um que levanta preocupações de cariz social; e outros dois relacionados com a área da Saúde:

1) Nunca houve tantos idosos em risco de pobreza e exclusão

Uma análise do jornalista Pedro Almeida Vieira aos dados mais recentes disponíveis no Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam uma realidade preocupante em matéria de aumento de pobreza na terceira idade. O aumento da longevidade não está a ser acompanhado de apoios à população sénior mais vulnerável em termos sociais e económicos. As mulheres são as mais afectadas.

2) Calor e mortalidade: está o SNS preparado para lidar com as consequências que dias mais quentes trarão, designadamente para os mais idosos?

As previsões apontam que os próximos dias serão de calor no território continental. Os riscos em termos de saúde, sobretudo para os idosos, são grandes, podendo assistir-se a um efeito de aumento da mortalidade. Até porque o Inverno foi 'ameno' em termos de mortalidade. Se não houver a devida preparação das autoridades e do SNS, depois vai culpar-se o tempo e as alterações climáticas pelo eventual aumento de mortes.

3) Robert F. Kennedy Jr., secretário de Saúde dos Estados Unidos, reformou o painel de membros de um comité que ajuda a definir as políticas de vacinação com o objectivo de restaurar a confiança do público nas vacinas. Mas os media, e alguns 'especialistas' não ficaram contentes com a mudança.

Caiu o 'Carmo e a Trindade' com o anúncio da reforma do painel de conselheiros de um comité que ajuda a definir as políticas de vacinação nos Estados Unidos. Os media, muitos dos quais têm parcerias com farmacêuticas, vieram de imediato criticar a decisão com notícias enviesadas e negativas. Também 'especialistas' com ligações a farmacêuticas, como é o caso em Portugal de Filipe Froes, apressaram-se a insultar Kennedy.


Inspirado no conceito ancestral de noticiar os factos do dia, o PÁGINA UM decidiu registar a marca Acta Diurna, para lançar um podcast de comentário regular sobre a actualidade e os temas que orbitam em torno das abordagens do próprio jornal. Mas não só. Haverá também espaço para outros assuntos que, por diversas circunstâncias, acabam por não ser desenvolvidos em formato escrito.


Show more...
4 months ago
49 minutes 22 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
Corrupção: problema e solução - A Corja Maldita: Episódio 010

Neste décimo episódio de A Corja Maldita, mergulha-se nas entranhas da corrupção em Portugal — não como simples disfunção, mas como parte integrante da engrenagem que sustenta o próprio sistema. A discussão atravessa casos mediáticos, a lentidão da Justiça, a complacência das magistraturas e a promiscuidade cada vez mais naturalizada entre a política e a advocacia.

Com um olhar crítico e sem concessões, questiona-se se a corrupção será apenas um mal a erradicar — ou, mais perturbador ainda, o sintoma funcional de um regime que prefere assim manter-se. Ou será tudo apenas uma percepção, convenientemente moldada para manter o essencial inalterado?

Show more...
4 months ago
46 minutes 51 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
Alterações Mediáticas – Episódio 020 – O mistério da Lusa e a 'protecção' de Luís Delgado

Alterações Mediáticas, podcast da jornalista Elisabete Tavares sobre os estranhos comportamentos e fenómenos que afectam o ‘mundo’ anteriormente conhecido como Jornalismo.

No 20º episódio, analisa-se o fenómeno bizarro que tem levado a Lusa a esconder repetidamente uma informação relativa aos gerentes da Trust in News.

Também se analisa um artigo distorcido da revista The New Yorker sobre Jacinda Arden e o fenómeno que levou alguns media britânicos a mentir no caso do acórdão do Supremo Tribunal sobre direitos das mulheres.

Show more...
5 months ago
8 minutes 10 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
Será sensato a Justiça expulsar os jornalistas das audiências? - A Corja Maldita: Episódio 009

Neste nono episódio de A Corja Maldita, abordamos o cerceamento da liberdade de imprensa no julgamento do homicídio da grávida da Murtosa, cuja exclusão dos jornalistas foi justificada com o argumento de “garantir o rigor da informação”. Será esta uma decisão sensata ou grave num Estado de Direito? Mas não terá sido o próprio jornalismo, tantas vezes submisso, sensacionalista e desinteressado do essencial, a criar as condições para este afastamento? Um debate acalorado, tão acalorado que a moderação acabou por ser pouca...


Neste nono episódio de A Corja Maldita, abordamos o cerceamento da liberdade de imprensa no julgamento do homicídio da grávida da Murtosa, cuja exclusão dos jornalistas foi justificada com o argumento de “garantir o rigor da informação”.

Será esta uma decisão sensata ou grave num Estado de Direito. Mas não terá sido o próprio jornalismo, tantas vezes submisso, sensacionalista e desinteressado do essencial, a criar as condições para este afastamento?

Um debate acalorado, tão acalorado que a moderação acabou por ser pouca...


A Corja Maldita, o podcast que retira o verniz à Justiça portuguesa. Vozes, sem medo num país em surdina, que expõem abusos, desmontam rituais e denunciam os silêncios coniventes da Justiça, com factos, nomes e a coragem que falta ao comentário instituído.

• Pedro Almeida Vieira, director do PÁGINA UM e jornalista de investigação, num papel sobretudo de 'moderação' (ou 'incitamento')

• João De Sousa, consultor forense e ex-inspetor da PJ, conhecedor profundo do sistema com a coragem para o enfrentar;

• Miguel Santos Pereira, advogado de pensamento livre, crítico do formalismo cego e das ficções que se fazem passar por justiça. Neste espaço, a crítica é frontal e a análise é crua - e a Verdade não pede licença.

Show more...
5 months ago
43 minutes 13 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
Acta Diurna - Episódio 013 - ポルトガル語 & Anúncio pró-vida (ou anti-aborto) & Segurança Social

Com uma 'introdução' em japonês, regressa o Acta Diurna, e no episódio de hoje abordam-se três questões de fundo, com impacto directo na identidade cultural, nos direitos civis e na justiça administrativa:

1) AICEP e o apagamento da Língua Portuguesa na Expo 2025 Osaka

A decisão da AICEP de restringir a presença da Língua Portuguesa no pavilhão de Portugal na Expo 2025 a meras legendas em japonês e inglês suscita perplexidade e indignação. Um acto simbólico de subserviência que contraria o dever constitucional de promoção da língua e da cultura nacionais — e que parece traduzir mais uma cedência à lógica do marketing do que à dignidade de um país soberano.

2) A controvérsia em torno do anúncio anti-aborto de Miguel Milhão na TVI

O empresário Miguel Milhão financiou um anúncio publicitário, emitido na TVI, com mensagem de promoção da vida e crítica implícita ao aborto. A emissão gerou reacções inflamadas e pedidos de censura. Em debate, estão os limites da liberdade de expressão comercial, a tolerância ideológica e o espaço público mediático: pode um cidadão pagar um anúncio para expressar uma posição legítima, mesmo que incómoda para o pensamento dominante?

3) A actuação da Segurança Social e a recomendação da Provedoria de Justiça

A Provedoria de Justiça recomendou uma alteração profunda ao modo como a Segurança Social suspende apoios e subsídios quando detecta irregularidades. Segundo a recomendação, há decisões administrativas tomadas sem base legal clara, sem contraditório e com efeitos devastadores sobre os beneficiários. O problema, mais do que jurídico, é de cultura institucional: presume-se culpa, ignora-se a lei, e age-se por automatismo — com os cidadãos a arcar com o peso de um sistema opaco e punitivo.


Inspirado no conceito ancestral de noticiar os factos do dia, o PÁGINA UM decidiu registar a marca Acta Diurna, para lançar um podcast de comentário regular sobre a actualidade e os temas que orbitam em torno das abordagens do próprio jornal. Mas não só. Haverá também espaço para outros assuntos que, por diversas circunstâncias, acabam por não ser desenvolvidos em formato escrito.

Show more...
5 months ago
43 minutes 53 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
O novo Parlamento e a Justiça - A Corja Maldita: Episódio 008

Neste oitavo episódio de A Corja Maldita, olhamos para o novo Parlamento saído das legislativas de 18 de Maio e perguntamos: que Justiça querem afinal os partidos?

Entre a prudência garantística do PS, a gestão tecnocrática do PSD e o populismo punitivo do Chega, discutimos como se traçam hoje as linhas da política judicial em Portugal. Falamos de prisões perpétuas inconstitucionais, da retórica da força contra a corrupção, da instrumentalização da justiça e do risco de erosão do Estado de Direito.

Um episódio que desmonta as promessas e revela o que realmente está em jogo: uma justiça independente ou uma justiça ao serviço do espetáculo?


A Corja Maldita, o podcast que retira o verniz à Justiça portuguesa. Vozes, sem medo num país em surdina, que expõem abusos, desmontam rituais e denunciam os silêncios coniventes da Justiça, com factos, nomes e a coragem que falta ao comentário instituído.

• Pedro Almeida Vieira, director do PÁGINA UM e jornalista de investigação, num papel sobretudo de 'moderação' (ou 'incitamento')

• João De Sousa, consultor forense e ex-inspetor da PJ, conhecedor profundo do sistema com a coragem para o enfrentar;

• Miguel Santos Pereira, advogado de pensamento livre, crítico do formalismo cego e das ficções que se fazem passar por justiça. Neste espaço, a crítica é frontal e a análise é crua - e a Verdade não pede licença.

Show more...
5 months ago
35 minutes 48 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
Acta Diurna - Episódio 012 - Rescaldo & Tesla & Jornalismo publicitário

Regressa o Acta Diurna, e no episódio de hoje, Pedro Almeida Vieira e Elisabete Tavares abordam três temas:

1) O balanço das eleições legislativas, em que se analisam as causas da consolidação e do crescimento do Chega, bem como os ensinamentos a retirar para a esquerda;

2) O desaparecimento pré-anunciado da Tesla pela imprensa há três meses, que, afinal, como previsto pelo Página Um, não passou de uma fake news;

3) A contínua degradação da imprensa mainstream, com novos casos de jornalismo que se tem vindo a transformar num veículo de prestação de serviços — não aos leitores, mas a entidades públicas e privadas.

Inspirado no conceito ancestral de noticiar os factos do dia, o PÁGINA UM decidiu registar a marca Acta Diurna, para lançar um podcast de comentário regular sobre a actualidade e os temas que orbitam em torno das abordagens do próprio jornal. Mas não só. Haverá também espaço para outros assuntos que, por diversas circunstâncias, acabam por não ser desenvolvidos em formato escrito.

Show more...
5 months ago
59 minutes 48 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
Estrago da Nação: Eleições, o 'day after'

Com moderação de Pedro Almeida Vieira, este episódio de 'O Estrago da Nação' confronta a visão de esquerda de Tiago Franco e a visão libertária de Luís Gomes sobre os resultados eleitorais deste domingo, com a participação especial da jornalista Elisabete Tavares. Quem ganhou e quem perdeu? Quais as razões destes resultados inéditos em legislativas? Qual vai ser o futuro de Portugal? Isto e muito mais se discute neste episódio.

Show more...
5 months ago
1 hour 40 minutes 9 seconds

PÁGINA UM - P1 PODCAST
Adquire uma subscrição paga: https://podcasters.spotify.com/pod/show/pgina-um/subscribe Tenha uma assinatura paga: https://podcasters.spotify.com/pod/show/pgina-um/subscribe O jornalismo independente depende dos ouvintes Adquire uma subscrição: https://podcasters.spotify.com/pod/show/pgina-um/subscribe Adquire uma subscrição paga: https://anchor.fm/pgina-um/subscribe Adquire uma subscrição paga: https://anchor.fm/pgina-um/subscribe O podcast do PÁGINA UM