
O Pendurado na Estante ressurge! Após uma pausa breve mensal, as o programa literário favorito do seu programa literário vem lhe atazanar, e para mais uma vez temos o @ytocantins, nosso designer residente, de convidado! E desasa vez, vamos falar de uma distopia esquecida mas que recentemente ganhou uma aclamada adaptação para os cinemas: o brutal “A Longa Marcha”, de Stephen King!
Em um futuro distópico após uma segunda guerra civil, os Estados Unidos se tornaram uma teocracia militar opressiva. Nesse cenário, o jovem Ray Garraty decide participar da temida prova de resistência chamada “A Longa Marcha”, que promete ao vencedor “O Prêmio”, qualquer desejo concedido para o resto da vida.
Cinquenta garotos percorrem estradas sob o olhar de milhares de espectadores, obrigados a manter uma velocidade mínima sem parar. Cada infração resulta em advertências, e ultrapassar o limite de três significa eliminação definitiva. Sem linha de chegada, apenas o último sobrevivente garante a vitória.
Publicada no Brasil pela Editora Suma, ficam algumas questões: como uma história tão violenta e perturbadora conseguiu ganhar um filme para ser lançado globalmente nos cinemas - e o mais surpreendente, como isso rendeu uma baita experiência em uma ótima transposição do espaço literário para o audiovisual? E é claro: como dois gays podem pegar essa história e transformá-la em uma grande discussão sobre subtextos queer?
Descubra agora.
O apresentador e editor:
Lucas Mendes (@theuniverseis42)
O convidado e designer:
Yuri Tocantins (@ytocantins)