
O Halloween já está bem ali na esquina! Embora o Mês do Horror esteja perto de terminar, a nossa programação continua e hoje, no Pendurado na Estante, vamos falar de um dos maiores clássicos da literatura, um marco histórico dentro do gótico: o opressivo “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë!
Qual o limite da vingança? Certo dia, o patriarca da família Earnshaw volta para casa ao lado de quem nunca poderiam imaginar: uma criança. O garoto de pele escura ganha um nome, Heathcliff, mas o sobrenome da família permanece inalcançável. Catherine, a mais nova dos Earnshaw, é a única a acolhê-lo, e essa relação, repleta de amor, obsessão e vingança, atravessa décadas e não é impedida nem mesmo pelo véu que separa a vida e a morte.
Relançado no Brasil pela editora Antofágica em 2021, mas publicado originalmente em 1847, esta é considerada uma obra-prima da literatura gótica por carregar uma atmosfera tão pesada e suja cheia de subtextos sobrenaturais com uma narrativa densa que discute classe, raça e gênero de forma pungente e cortante, permanecendo relevante mesmo séculos depois. Agora, com uma nova adaptação anunciada, fica a pergunta: será que o legado de Emily Brontë será respeitado?
Descubra agora.
O apresentador e editor:
Lucas Mendes (@theuniverseis42)
O designer da capa:
Yuri Ferreira (@yuriferreirah)
Trilha sonora:
Debussy
Ryuichi Sakamoto
Angra e Kate Bush