No mundo do circo as emoções não acontecem apenas na platéia. Dentro dos picadeiros, teatros e praças nós artistas também nos emocionamos muito, e nos transformamos a cada apresentação. Hoje temos a honra de conversar com um grande malabarista que vive essas emoções a flor da pele. Com vocês e comigo, Rogério Piva.
Estudar e rever nossa história é fundamental para a construção de um presente e de um futuro saudáveis. A conversa hoje é com uma historiadora que nasceu dentro do circo. Com vocês e comigo, Erminia Silva.
No mundo do circo acrobatas e trapezistas desafiam a gravidade e realizam um dos grandes sonhos da humanidade, voar como os pássaros. Hoje eu converso com um mestre trapezista, o querido amigo Claudio Costa, o Claudinho. Ps: este episódio está mais curto que o normal pois tivemos problemas técnicos durante a gravação.
Seguindo essa parceria sensacional com o SESC FESTCLOWN, um episódio sobre a arte da mímica e sua relação com o circo. Com vocês e comigo, Álvaro Assad.
Em mais um episódio em parceria com o Sesc Festclown, eu converso com a atriz e palhaça Vanderleia Will, que leva pro Brasil e pro mundo sua versão de todas as manifestações culturais de Florianópolis.
Primeiro episódio desta parceria do Papo de Circo com o Sesc Festclown, uma conversa deliciosa com a Trupe Raiz do Circo, uma família que esbanja brincadeira no seu fazer artístico.
Ações de formação, pesquisas e estudos são fundamentais pra evolução do circo, e de todas as linguagens artísticas. Hoje a conversa é com um cara muito versátil, que além de palhaço, sonoplasta, iluminador, cenotécnico e diretor de palco é também um dos coordenadores de um centro de estudos de palhaçaria. Com vcs e comigo, Rodrigo Bella Dona.
Um episódio com 3 gerações de artistas circenses que viajam o Brasil com sua linda lona, mostrando que os circos não estão acabando. Muito pelo contrário, estão se proliferando por aí!
Um papo com um grupo auto suficiente que não tem medo de encarar as estradas desse mundão pra levar sua arte pra onde der na telha.
Os caminhos da criatividade estão disponíveis para todas as pessoas, artistas ou não. Encontrá-los é o X da questão. Dani Rocha Rosa e Marcelo Lujan conhecem seus próprios caminhos, e contam aqui como passeiam pelas estradas da criação.
A mágica é uma das técnicas mais instigantes do universo circense. Uma mistura de ciência e encantamento que aguça a imaginação de inúmeras gerações de artistas e de plateias pelo mundo afora. Ricardo Malerbi é um amigo muito querido que estuda as possibilidade por trás da magia.
Arte é resistência, e a luta nunca termina. Ana Luíza Bellacosta é uma atriz, palhaça e produtora cultural de Brasília, e solta o verbo sobre um monte de assuntos muito importantes. Venha com a gente!
A trupe do Circo di SóLadies fala sobre sua palhaçaria feminista sempre em transformação, porque quem fica parado é poste e camarão que dorme a onda leva.
A Caravana Tapioca é um grupo formado por um casal de jovens padawans que eu adoro. Uma conversa sobre respeito aos que já passaram e admiração pelos que estão vindo. Vem com a gente!
O Calado é meu amigo há uns 25 anos, e trouxe aqui pro podcast um monte de ponderações maravilhosas sobre a vida. Como pode um mImico ser tão bom com as palavras? Amei reencontrá-lo, mesmo que à distância.
Anderson Pereira da Silva é um dos melhores malabaristas brasileiros de todos os tempos. Ele se tornou referência no mundo todo com truques incríveis e uma precisão absurda. Fiquei surpreso na maneira como ele lida com o erro, um grande tabu para os malabaristas.
No início dos anos 2000 vários artistas circenses sul americanos começaram a chegar em São Paulo, e viraram grandes referências para nós, brasileiros. Pablo Nordio é um desses caras, um artista incrível, um pai maravilhoso e um amigo muito querido.
Uma jedi entre jedis. Isso já basta pra apresentar essa grande mestra de tantos e tantas palhaços e palhaças. Viva a Quito e sua generosidade e doçura!
Quem conhece o Chaco sabe que ele é um artista contundente, que se posiciona, critica e provoca. Mas essa figura hoje é pai e está muito mais doce. Ouça essa conversa e veja um pouco mais sobre estas e outras transformações que só o tempo é capaz de fazer.