
Neste último capítulo d'O Manifesto do Partido Comunista, Marx e Engels aprofundam a discussão sobre a relação dos comunistas com os diversos partidos de oposição de sua época. Eles delineiam uma abordagem estratégica que reflete a necessidade de colaboração tática, sem comprometer, claro, os princípios fundamentais, a independência e a identidade distintiva do movimento comunista.
Vamos analisar como os comunistas entendem a importância dessa estratégia na luta pela emancipação proletária, mantendo sempre em mente o seu objectivo final: a superação do capitalismo e a fundação de uma nova sociedade sem classes e sem propriedade privada dos meios de produção.
Depois da leitura deste curto capítulo, deixo um enquadramento histórico e uma simples e pequena análise pessoal ao Manifesto. Para terminar, fica a música "Understanding Marx" de um grupo formado nos anos '70 chamado Red Shadow (The Economic Rock & Roll Band), composto por três economistas - Dan Luria, Ev Ehrlich e Stephan Michelson -, que se conheceram na Universidade do Michigan. A música faz parte do LP "Live At The Panacea Hilton", de 1975.
PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS!
-- Discord do colectivo ESPECTRO: https://discord.gg/am9krwxj