
Continuamos a nossa leitura d'O Manifesto do Partido Comunista com o segundo capítulo, intitulado "Proletários e Comunistas", onde Marx e Engels apresentam o papel dos comunistas na luta de classes. Mergulham profundamente na relação entre os proletários, ou trabalhadores assalariados, e os comunistas, que representam a vanguarda revolucionária. Explicam de que forma os comunistas representam os interesses do proletariado e como o comunismo se configura como a resposta à exploração capitalista. Os autores destacam a importância da classe trabalhadora reconhecer seu papel na transformação revolucionária da sociedade e como os comunistas trabalham para orientar e organizar essa luta. O movimento comunista vê, portanto, na libertação da classe trabalhadora não apenas uma tarefa urgente e inevitável, como vimos no primeiro capítulo, mas também parte essencial de uma transformação mais ampla da sociedade em direção ao socialismo e ao comunismo.
Neste capítulo, são estabelecidas as bases teóricas e práticas para a colaboração entre trabalhadores e comunistas, e qual o papel fundamental dos comunistas na consciencialização da classe trabalhadora sobre a sua própria condição de explorados pela burguesia. Veremos como os comunistas trabalham para superar as divisões de classe e como aspiram à abolição da propriedade privada, visando construir uma sociedade sem exploração.
Para terminar, Pete Seeger apresenta-nos a sua versão de "Which Side Are You On?". A letra começou e ser escrita em 1912 por Florence Reece (activista, poeta e compositora folk), em virtude de uma greve de mineiros em que o seu pai participava. Em 1931, em plena grande depressão, a poeta recuperou o poema e actualizou-o, desta vez para a luta de Sam Reece, seu marido e sindicalista que participava também numa greve de mineiros e era constantemente aterrozidado devido à sua actividade sindicalista.
-- Discord do colectivo ESPECTRO: https://discord.gg/am9krwxj