
No primeiro capítulo d'O Manifesto do Partido Comunista, intitulado "Burgueses e Proletários", Marx e Engels lançam os alicerces da análise marxista da sociedade.
Neste capítulo, é-nos introduzida a noção de luta de classes, realçando a divisão história entre a classe burguesa, detentora dos meios de produção; e a classe proletária, que vende sua força de trabalho, sendo explorada pela primeira.
Este capítulo é a porta de entrada para compreender como o sistema capitalista gera desigualdades profundas e de que forma a exploração da classe trabalhadora é o motor impulsionador da luta pela transformação socialista. Vamos explorar como é que estas desigualdades emergem e por que é que a revolução proletária é inevitável, à luz do profundo entendimento de Marx e Engels sobre a dinâmica social e económica.
Para terminar o episódio, a música "Brüder, zur Sonne, zur Freiheit" ("Irmãos, ao Sol, à Liberdade", em português), escrita por Hermann Scherchen, como ode à união e solidariedade proletária. Scherchen adaptou a música "Смело, товарищи, в ногу!" (trad. livre: "marchemos com coragem, camaradas"), escrita por Leonid Radin entre 1895 e 1896, enquanto se encontrava preso. A versão original russa serviu de inspiração tanto às forças revolucionárias da Revolução Russa de 1905; como aos Bolcheviques durante a Revolução de Outubro de 1917.
-- Discord do colectivo ESPECTRO: https://discord.gg/am9krwxj