
Em fevereiro de 2015, 12 jovens foram mortos por uma tropa de elite da PM baiana. Quarenta e sete dias depois, os nove policiais acusados estavam absolvidos. Sem júri. Sem testemunhas. Sem fase de instrução. A juíza Marivalda Moutinho aceitou a tese de legítima defesa antes mesmo do processo começar.
Neste episódio, reconstituímos o impacto da decisão que tentou encerrar o caso antes da hora — e o que aconteceu depois que ela foi anulada. Por que o júri popular ainda não foi realizado, dez anos depois da chacina? E quando a Justiça falha, quem é que julga o próprio Estado?
O episódio também relembra como, entre brechas da lei e manobras da defesa, o caso do Cabula virou um símbolo da impunidade. Como tudo isso segue atravessando as famílias das vítimas até hoje?
Com participações da advogada criminalista Amanda Quaresma, do historiador Dudu Ribeiro, do ativista Magno Ferreira e da cofundadora da ONG Justiça Global Sandra Carvalho, o episódio escancara os limites de um sistema que escolhe quem merece Justiça, e quem pode ser esquecido.
Em memória de Adriano, Agenor, Bruno, Caíque, Evson, Jefferson, João Luis, Natanael, Ricardo, Rodrigo, Tiago e Vitor.
🔊 Ouça agora e compartilhe.
—
Os 12 do Cabula é uma série documental em áudio sobre a Chacina do Cabula, produzida e narrada por Leo Marques.
Produção independente com apoio de divulgação da Ponte Jornalismo e da Iniciativa Negra.
Neste episódio, foram utilizados trechos da TV Bahia, da TV Globo, da TV Justiça e do canal Fala Glauber Podcast no Youtube.
Edição de som: Davi Natã
Identidade visual: Matheus Alencar
📬 Contato: leosmarques@outlook.com
Disponível no Spotify e outras plataformas.