Para este episódio recebi a Inês Cardoso Anacleto, consultora tolkienista e uma das impulsionadoras do canal Tolkien Talk. Numa conversa breve, curta e concisa, a Inês veio a este espacinho partilhar a sua experiência e visão da obra imortal e imorredoura de J. R. R. Tolkien.
A obra do pai da Fantasia moderna merece ser conhecida, por isso mesmo que aches que não gostes deste género literário, vem connosco nesta viagem até à Terra-média, onde se comparou os Hobbits aos portugueses e se deu a conhecer os livros de receitas do Senhor dos Anéis.
E para aqueles que dizem que este episódio sobre Tolkien já vem com atraso, apraz-me dizer que um episódio do Ora Eça nunca se atrasa, nem se adianta, ele chega precisamente quando pretende.
No episódio de hoje recebi o Nuno Gonçalves.
O Nuno é médico e pai de quatro filhos. Por isso, como é obvio, tem imenso tempo livre, pelo que, em conjunto com a esposa, fundaram a Virgula d' Interrogação. Esta editora independente tem trazido pérolas literárias diferentes a um mercado nacional que, tantas vezes, está saturado dos mesmos géneros e estilos de livros.
O Nuno é ainda autor de obras como «O Pacto» ou «Desflorestação», livros originais e que merecem a vossa atenção, sendo excelentes para degustar nesta época do Halloween.
Obrigado por ouvirem!
Para este episódio tenho um convidado muito original.
O Pedro Catalão Moura regressou e, desta feita, veio entabular uma intrincada dissertação filosófica e sociológica sobre duas das séries mais emblemáticas do mundo da Literatura Fantástica: Harry Potter e O Senhor dos Anéis.
Na qualidade de pessoa que nunca leu qualquer um dos livros, nem viu qualquer um dos filmes, o Pedro trouxe uma abordagem refrescante na análise destas obras imortais, fazendo a pertinente comparação entre Harry Potter e a novela juvenil "Morangos com Açúcar", atrevendo-se ainda a comparar a obra imortal de Tolkien a uma excursão.
Ninguém escavaca a Fantasia tão bem como o Pedro.
Naturalmente, tinha de aproveitar tantos e tão vastos conhecimentos sobre o género fantástico e convidei o Pedro para escrever comigo um conto muito especial. As primeiras pedras para tão bonito projeto foram lançadas e espero que seja do vosso agrado.
Obrigado por ouvirem!
Hoje damos as boas-vindas ao autor sensação do thriller psicológico!
O Fábio sentou-se na cadeira do convidado para nos falar das suas obras, desde as origens na Fantasia juvenil até aos thrillers psicológicos, com situações macabras e cheios de personagens de nomes estranhos.
Ainda resolvemos dissertar sobre a diversidade do mercado editorial e relembrámos os bons tempos da Troika no nosso país.
Obrigado, Fábio! Foi um prazer.
Neste episódio convidei a minha querida amiga Cláudia Sérgio (claudia.multiverso) para vir conversar sobre uma paixão em comum e que é motivo de longas tertúlias há quase vinte anos: Harry Potter.
A lendária série de Fantasia Juvenil continua a ser uma maravilhosa porta de entrada no mundo da Literatura e marcou várias gerações de forma indelével.
E já passou mais de vinte e cinco anos desde que o simpático feiticeiro de testa cicatrizada entrou nas nossas vidas. Estamos, definitivamente, idosos.
Este é um episódio para todos os Potterheads. Peguem nas vossas Nimbus 2000 e juntem-se a nós!
O Ricardo fez-me uma visita e aproveitámos para gravar um episódio deste podcast de excelência.
Autor de cinco romances históricos, o Ricardo falou-nos sobre as suas obras e o seu processo de escrita e pesquisa, tendo ainda havido tempo para debater os temas mais pertinentes do nosso tempo. Sendo assim, podem contar com intricadas reflexões sobre a ferrovia nacional, histórias com freiras promiscuas e ainda batemos o recorde mundial da utilização da palavra «Dinis» numa só frase.
Obrigado por ouvirem!
O Luís voltou ao meu micro-estúdio, desta vez para fazermos uma análise minuciosa e altamente profissional dos seus livros.
"As aventuras de Benjamim Tormenta", "Lisboa Noir" e "Reinos Bastardos" são três séries impares e originais no panorama nacional e merecem a vossa atenção.
Venham conhecer o processo criativo por trás da criação do primeiro (e único) detetive do oculto português, da versão alternativa da Lisboa de 1928 e de Runa, uma das personagens mais carismáticas da fantasia nacional.
Para além disto, divagámos bastante. Lamento. É um dos efeitos da terceira idade que está a chegar.
Um beijinho, juventude. Agasalhem-se que o tempo está farrusco.
Esta semana o palco é do Rui.
Autor de «O Segredo de Tomar», um belíssimo thriller histórico que nos leva a vasculhar pelo mundo misterioso dos Templários, o Rui partilhou conosco os seus primeiros passos no mundo da escrita e desvendou os segredos, passe a redundância, por trás da sua obra.
Houve ainda tempo para fazer uma singela, mas sentida, homenagem ao Luís Miguel Rocha, um dos grandes e que partiu cedo demais.
Foi um prazer, Rui!
E um obrigado a todos os ouvintes.
O Povo pediu. E o Povo é soberano.
Como tal, o Pedro Catalão Moura está de regresso para um episódio em que recomendamos alguns dos nossos livros favoritos. A única diferença em relação à malta que pratica este ofício nos telejornais é que não gravámos isto de fato e gravata. Estávamos de cuecas.
Ah, e, efetivamente, lemos os livros.
Esperamos que estas recomendações sejam do vosso agrado e que a vossa TBR aumente ligeiramente.
Espero que gostem!
A convidada de hoje é a Maria João Covas, leitora voraz de tudo o que é publicado neste país e defensora acérrima dos escritores portugueses.
Neste episódio ficámos a conhecer melhor a leitora Covas e abordámos o impacto que as redes sociais literárias podem ter para promover hábitos de leitura, tornarem o livro num produto apetecível e aproximarem os leitores e os autores.
Afinal de contas, uma comunidade literária quer-se próxima.
Espero que gostem!
Calma, pessoal.
A convidada deste episódio não é a filha ilegítima do Brandon Sanderson, mas sim a Gabby, escritora e influenciadora literária que, tal como eu, pertence à seita maravilhosa que tem como intuito difundir o Sandersonismo pelo mundo.
Convidamos todos, crentes e não crentes, a mergulhar de cabeça neste episódio em que falamos da obra de um dos mais conceituados escritores de Fantasia e FC da atualidade. O xor Brandon é uma figura ímpar na literatura mundial e esperemos poder converter mais almas ao Sadersonismo.
É um episódio especial para quem gosta de Fantasia e para quem ainda não sabe que gosta de Fantasia!
Obrigado por ouvirem!
O convidado deste episódio é o Nuno Nepomuceno, um dos nomes mais fortes do thriller nacional, que visitou este humilde estaminé para nos falar da sua trilogia Freeelancer e da série Afonso Catalão, thrillers marcados por uma investigação cuidada e que apaixonaram leitores em todo o país.
Falámos sobre literatura em Portugal, apoios (ou falta deles) para a Cultura nacional e ainda conversámos sobre a série que está a ser produzida sobre um dos thrillers religiosos do Nuno.
Cliquem no "play" e divirtam-se!
A amena cavaqueira desta semana foi com o Ricardo C. Dias, autor de "O Despertar do Caos" e de contos de teor algo duvidoso.
O Ricardo contou-nos a história por trás da criação da sua obra de Fantasia Épica e conversámos sobre o papel sociológico da Fantasia e o estado do mercado literário português.
Para a conversa não ser muito séria, no final fui presenteado com um conto erótico-badalhoco da autoria do Ricardo, que li na minha melhor voz dramática.
Espero que gostem!
https://www.saidadeemergencia.com/produto/despertar-do-caos/
Neste episódio recebi a Isabel Machado, uma das mais conceituadas escritoras de romance histórico deste bonito país.
Para além da Isabel partilhar com este vasto auditório a sua (falta de) organização e planeamento da hora de escrever um livro, filosofámos um bocadinho sobre a História e a sua importância. Afinal, só conhecendo os erros do passado e que podemos não os repetir no futuro.
Foi um prazer, Isabel!
Não. Não fiquei com falta de convidados e convidei a senhora minha progenitora para participar nisto. "Mãe", é o título da minha distopia ambiental. E foi lançada há um ano!
E para celebrar esta linda efeméride, fica aqui imortalizada uma apresentação da obra, conduzida pelo Pedro Catalão Moura. E "conduzida" é a palavra-chave, ou não fosse este episódio palco de mais uma confissão escabrosa , envolvendo o automóvel do Pedro e uma traseira real.
"Mãe" é um livro de Ficção Cientifica e Aventura, escrito para agradar quer aos fãs mais acérrimos do género, quer àqueles que nunca leram FC, mostrando como pode estar o nosso planeta caso continuemos a não dar a importância necessária à questão das alterações climáticas. É, por isso, um livro que serve de aviso e reflexão. É imperativo que a sociedade descrita nesta obra nunca se torne real.
O meu sincero obrigado a todos os que leram, recomendaram e partilharam esta história e esta mensagem ambiental.
Espero que gostem!
Neste episódio recebi a Andreia Ramos na minha humilde habitação.
Autora de Comédias Românticas, a Andreia espalhou boa disposição nesta reflexão conjunta sobre Literatura Romântica e o impacto que este género literário pode ter, não só para incutir hábitos de leitura , mas também pelas mensagens que pode transmitir.
Para o fim houve um joguito em que se falou de mastros, humidade e deusas interiores. E lamento por isso.
Espero que gostem!
No episódio de hoje recebi o Luís Corte Real, um dos fundadores da Saída de Emergência (SdE), que pôs o chapéu de avozinho contador de histórias para nos levar de volta a 2003, ano de fundação da editora, que é agora a minha casa.
Falámos sobre os primeiros catálogos da editora, os primeiros best sellers e, claro, da coleção Bang, a coleção de Fantasia, Ficção Científica e Horror que imortalizou a SdE enquanto editora de referência nestes géneros.
Se quiserem conhecer os primeiros passos da SdE e ouvir histórias porreiras sobre o George R.R. Martin ou sobre a Robin Hobb, "mergulhem" de cabeça nesta conversa!
No episódio de hoje converso com a Filipa Amorim, autora dos thrillers policiais "A Corrente" e "A Noite da Tempestade", que nos desvendou as suas influências literárias e um inusitado (mas muito eficaz!) meio de escrita de livros de crime e mistério.
Partilhámos ainda as dores comuns a todos os escritores (olá xôr síndrome do impostor!) e fizemos planos para a aquisição de uma Herdade no Douro, onde escritores de todo o país podem escrever e deprimir acompanhados!
Espero que gostem!
Neste episódio conversei com a Teresa, autora da obra de Fantasia "A Profecia dos Dois Lobos", um obra que está no forno desde 2009 (e não queimou!) e que promete trazer muitas alegrias a quem gosta de literatura fantástica e romântica.
A Teresa deu-nos a conhecer o seu universo de Naznir, apresentou os seus personagens e o sistema de magia e fizemos uma reflexão tremendamente profunda sobre o papel da Fantasia enquanto meio de reflexão crítica.
Espero que gostem e comprem autores portugueses!
O convidado do episódio desta semana é o Lourenço Seruya, ilustre autor de cinco thrillers policiais.
Neste episódio é relatado o "parto" do inspetor Bruno Saraiva e ficamos a conhecer o processo de escrita e de pesquisa do Lourenço.
Houve ainda espaço para conversar sobre o que nos levou a querer, voluntariamente, ganhar a vida a aturar crianças, para fazer uma reflexão profundíssima sobre a pirataria literária ainda fizemos um exercício de enorme criatividade, no qual imaginámos um Portugal em que a Cultura é valorizada.
Também não conseguem, pois não? Ora aqui está uma distopia à espera de ser escrita!
Obrigado por estarem desse lado!