
Estudamos aqui um trecho de Eiruvin 100a sobre a proibição de subir, descer e permanecer em uma árvore durante o Shabat.
O que deve fazer a pessoa que já se encontra sobre a árvore? Deve descer, e infringir a proibição de descer da árvore, ou deve permanecer a infringir essa proibição?
Por um lado, se descer, ela diminuirá o tempo em que permanecerá cometendo uma infração. Por outro lado, se permanecer na árvore estará cometendo uma infração desprovida de ato, o que não ocorreria caso descesse da árvore deliberadamente.
A Guemará tenta apoiar essa discussão em uma discussão anterior de dois sábios da Mishná, a respeito de um caso parecido, sem sucesso.
Leremos esse trecho à luz de uma explicação do Rabi Tsadok de Lublin sobre a halachá de Pessachim 86b que diz “Tudo que o dono da casa mandar, cumpra; exceto se ele mandar que você se retire”.
Essas leis, e de certa medida precisam, ser lidar de forma alegórica. Elas contém um ensinamento e uma relevância que extrapolam em muito a situação de quem subiu em uma árvore no Shabat ou de quem está na casa de alguém e deve obedecê-lo.