
No Ceará, instituições se dedicam ao estudo e à preservação do ecossistema imprescindível à mitigação das mudanças climáticas
Os manguezais, encontrados em quase toda a costa brasileira, são ecossistemas ricos em biodiversidade. Além disso, são essenciais à mitigação das mudanças climáticas, uma vez que absorvem grandes taxas de gases causadores do efeito estufa – é o chamado “carbono azul”.
Esses serviços ecossistêmicos tornam os manguezais propícios à educação ambiental e à pesquisa acadêmica. Em Fortaleza e região metropolitana, o Ecomuseu Natural do Mangue (Ecomunam) e o Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC/UFC) são instituições que se dedicam ao estudo e à preservação desses ambientes.
Nesta série de 6 episódios, vamos embarcar em uma expedição pelos manguezais cearenses, conhecendo as principais ameaças ao ecossistema e as iniciativas que promovem a sua preservação.
Produção, roteiro e locução: Gabriel Matos e Karízia Marques
Orientação: Daniele Bragança
Edição de som: Karízia Marques
Manguetown, Ceará é um podcast produzido através da Bolsa Reportagem Vandré Fonseca de Jornalismo Ambiental, concedida pelo ((o))eco com apoio da Fundação Amazônia Sustentável e Fundação Grupo Boticário.