
O ponto de partida desse episódio é o texto "O estrangeiro: a nossa condição" que foi escrito em 1998 e faz parte dos anexos da nova edição do livro "Tornar-se Negro" da psiquiatra, psicanalista e escritora brasileira Neusa Santos Souza. Na companhia da Luiza Nasciutti, doutoranda em Ciências Sociais e que está desenvolvendo sua pesquisa sobre a biografia e memória de Neusa, e do Paulo Bueno, mestre e doutor em Psicologia Social, elaboramos sobre a trajetória da autora, a afirmação na introdução do texto (voilà, é a introdução desse episódio, assim ficamos a bordo [literalmente] na mesma página) e também sobre como é experimentar o estranho em nós mesmos.
Referências/Fontes:
- "O Infamiliar [Das Unheimliche]" do Freud: caso tenha interesse em acessar o PDF do livro
- Para que saiba mais sobre Virgínia Bicudo, você pode clicar aqui
- Nomes importantíssimos na luta antimanicomial no Brasil (além da própria Neusa, claro), mas também Nise da Silveira, Juliano Moreira, Benilton Bezerra Jr, Franco Basaglia, Paulo Amarante e tantos outros profissionais
Extras:
- Para saber mais detalhes sobre o lançamento da nova edição do livro "Tornar-se Negro" em novembro de 2021, clique aqui
- Caso queira ver a última entrevista dada por Neusa no Programa Espelho, clique aqui
- Se tiver interesse em participar do grupo de estudos sobre a Neusa Santos Souza que o Paulo lidera (recomendação máxima), sugiro que siga ele no Instagram para acompanhar as novidades e movimentações (@paulobuenopsi)
- Se depois de escutar o episódio você ficou com curiosidade de ler mais textos da incrível Neusa, você pode contatar o NRTQM? por mensagem direta no Instagram que passaremos a bibliografia mais completa :)
Vem cá seguir o Neurotiquem? no Instagram, no YouTube e/ou na Orelo (onde você também pode apoiar o projeto!) e fique a par de todos os conteúdos e novos episódios.
Edição feita por Cosmódromo Studio