
O luto é um estado emocional que de forma direta ou indireta faz parte de nossas vidas, mas o que é exatamente esse conjunto de emoções quando perdemos algo ou alguém? A Manu Barral, que é formada em Psicologia e mestra em luto pela PUC SP é a nossa convidada nesse episódio e juntas vamos falar sobre as lutas como parte do processo.
Referências que falamos no episódio:
- Série Amazon Prime: Modern Love (S02E01 "On a Serpentine Road, With the Top Down" - "Em Uma Estrada Sinuosa, Com A Capota Aberta")
- Série Netflix: Black Mirror (S03E01 "Nosedive" - "Queda Livre")
- Filmes Disney+: "Viva - A Vida é uma Festa" e "Festa no Céu"
- Obra "Luto e Melancolia" de Sigmund Freud (primeira publicação em 1917)
- Mito de Quíron (você pode dar uma pesquisada nessa vasta rede chamada internet que vai encontrar mais detalhes sobre o tema)
Fontes:
- Dissertação "Envelhecimento e luto: uma visão compreensiva sobre as perdas no processo de envelhecimento". Autora: Manuela Cendon Barral. Em breve estará disponível na biblioteca da PUC-SP.
- ALVES, R. A morte como conselheira. In: CASSORLA, Roosevelt M. S. (Coord.). Da morte. Campinas: Papirus, 1991, pp.11-15.
- Andressa K. S. Cavalcanti; Milena L. Samczuk & Tânia E. Bonfim. O conceito psicanalítico do luto: uma perspectiva a partir de Freud e Klein.
Errata:
- Comentamos durante o episódio sobre o objeto transicional, termo criado por Donald W. Winnicott (pediatra e psicanalista inglês), mas falamos "transacional" de maneira equivocada.
Vem cá seguir o @neurotiquem no Instagram e fique a par de todos os conteúdos e novos episódios.
Edição feita por Cosmódromo Studio