
Essencialismo: Como fazer as melhores escolhas e evitar arrependimentos
Ser capaz de dizer "não" é essencial para quem adota o essencialismo, mas o outro lado dessa moeda é: como dominar a arte de dizer "sim"? Em outras palavras, como tomar as decisões certas sem se arrepender depois do que foi deixado para trás?
Uma das principais práticas do essencialismo é dedicar um tempo considerável para analisar cuidadosamente as opções disponíveis. Antes de tomar uma decisão, o essencialista avalia todas as possibilidades, pondera os prós e contras e considera o que pode perder ao dizer "não". Para um essencialista, bom ou razoável não são suficientes; a escolha deve ser a melhor possível.
Outra dica para tomar boas decisões é se afastar do problema por um tempo, permitindo enxergar o panorama completo em vez de focar apenas nos detalhes. Reserve um dia, uma hora ou até mesmo uma noite para descansar e renovar as energias antes de tomar uma decisão. O descanso é revitalizante e pode evitar uma escolha precipitada e equivocada tomada no dia anterior.
Mas talvez o mais importante recurso para tomar a melhor decisão seja ter clareza sobre o seu objetivo essencial.
Segundo McKeown, o objetivo essencial vai além das missões e visões de uma empresa, muitas vezes vagas e cheias de clichês. Trata-se de definir, de maneira concreta e mensurável, o que você ou sua empresa fazem de melhor. Se tivesse que escolher uma única coisa que faz com excelência e que impacta o mundo, esse seria o seu objetivo essencial.
É com base nesse objetivo que você deve guiar suas escolhas se quiser se tornar um essencialista. Se você é conhecido por ter uma das melhores hamburguerias da cidade, começar a servir sushi talvez não seja uma boa ideia.
Escolher com clareza e objetividade o que você faz significa abrir mão de inúmeras outras oportunidades. Isso ajuda a evitar que você se envolva em desafios que não têm relação com sua atividade principal e facilita o desenvolvimento de uma visão de longo prazo sobre o que você deve fazer nos próximos 5 ou 10 anos para alcançar os resultados desejados.
Como agir como um essencialista
Depois de descartar as ideias ruins, filtrar as boas e escolher a essencial, o essencialista costuma aplicar uma série de técnicas que o ajudam a realizar suas tarefas com o mínimo esforço e máxima eficácia.
Uma das mais importantes é agir com planejamento prévio. Como uma das poucas certezas que temos é que imprevistos acontecem, o essencialista se prepara para eles da melhor maneira possível, criando o que chamamos de margem de segurança.
Isso pode significar calcular antecipadamente um prazo extra para concluir um projeto, prever recursos adicionais para eventualidades ou até mesmo reservar algum tempo entre as reuniões. O ideal é trabalhar sempre com 50% de margem de segurança.
Outra sugestão do essencialismo para otimizar o trabalho é começar eliminando os obstáculos. Antes de iniciar um novo projeto, tente antecipar quais seriam as possíveis barreiras para o sucesso e removê-las. Pode ser uma máquina que precisa de manutenção há meses e está atrasando a produção, um software que precisa ser atualizado ou adquirido, um processo ineficiente que precisa ser ajustado ou até mesmo uma pessoa que deve ser excluída do projeto.
Feito isso, é hora de arregaçar as mangas e focar no presente. Uma vez decidido, o essencialista não se prende a erros do passado ou a especulações sobre futuros incertos. Ele sabe que a execução exige concentração e evita desperdiçar energia com variáveis que estão fora de seu controle.
Não esquece de dar 5 estrelas e mandar para um amigo que precisa ouvir isso!
📍 Fale comigo para aprender a como começar a vender na internet
📍 Presente: Audiobook Essencialismo
Me acompanhe nas redes sociais:
📍Instagram: https://www.instagram.com/je.jessicaferreira
📍Tiktok: https://www.tiktok.com/@je.jessicaferreira
📍Youtube: https://www.youtube.com/jessicaferreiraje