A Copinha 2023 está terminando. Os dois melhores ataques em busca do bicampeonato, será que temos um favorito?
A Copinha de 2023 começou no dia 2 de janeiro e o episódio é um raio-x pessoal de alguns jogadores destaques que trazem uma expectativa. Confere aí, você pode trocar uma ideia comigo no twitter @ingridnfaria
O convidado desse papo é o Raphael Dantas, dono da página Futebol e Design que fala sobre a história do futebol do jeito mais didático possível. Raphael é publicitário de formação e trouxe uma visão que a gente não viu por aqui: os clubes brasileiros exploram de verdade suas marcas?
Tivemos a oportunidade de receber o treinador da equipe sub-17 do Santos, Gabriel Bussinger. Ele contou sua trajetória até chegar ao Futebol, sua passagem pela equipe do Avaí e agora sua história na Vila Belmiro.
O Na Base da Bola teve a oportunidade de trocar uma ideia com o Treinador da equipe sub17 do Al Hilal Saudi Club. Confira como foi:
Thiago Larghi, técnico com passagens no Atlético Mineiro e no Goiás, além da análise de desempenho na seleção em 2014 troca uma ideia com a gente nesse episódio.
O treinador do Guarani sub17, Luiz Eduardo, trocou uma ideia com a gente sobre as necessidades envolvidas com o trabalho das categorias de base. Aperta o play.
A transição do futsal para o campo é conhecida, por isso abordamos mais detalhadamente sobre esse processo com o Wendel Silotto, que tem experiência na análise de desempenho do futsal. Só dar play.
Nadima Skeff, treinadora do América-MG, traz no episódio sua história com o futsal, o estudo acadêmico no futebol e suas experiências pessoais.
Um papo com Roberto Braga que tem passagem pelo futebol chinês. Acompanha a história dele aqui:
A Brazil Football Club nasceu como uma causa onde o amor, a fé e a esperança são compartilhados com os pés. O futebol é presente em campos de refugiados, presídios, orfanatos, igrejas de diferentes religiões, comunidades, entre outros lugares.
Você pode conhecer mais da Brazil Football Club aqui e encontrar o Jefferson aqui
Falar do trabalho atual da Chapecoense com o técnico Filipe Matos foi uma experiência de muito aprendizado. O Filipe compartilhou seu ponto de vista sobre o trabalho da base e principalmente sobre como lidar individualmente com jogadores que não costumam passar uma temporada inteira juntos.
Nosso convidado de hoje é o Alessandro Fidelis, atual analista de desempenho da categoria sub16 do Atlético Mineiro, e como experiência passou por times profissionais e de base para explicar sua visão da diferença de trabalho nos dois lados. Um papo completamente agregador.
O episódio de hoje conta com a participação do Matheus Soares, preparador físico da franquia da escolinha do Orlando City em Porto Alegre. Ele conta sua visão sobre condicionamento físico e como a preparação física hoje está presente no desenvolvimento do atleta.
O convidado desse episódio é o Diogo Missena, atual preparador físico do elenco profissional do Botafogo de Futebol e Regatas, que trouxe sua visão sobre o trabalho da preparação física e o cuidado necessário para os jogadores da base que chegam até o profissional.
Em entrevista concedida ao canal do Leo e ao Na Base da Bola, o técnico Gavilan, do time sub-23 do Cerro Porteño do Paraguai, contou sua história e sua visão de trabalho sobre o trabalho com o futebol de base. Acompanhe a entrevista nesse episódio.
O episódio de hoje conta com a participação do Alfredo Sampaio, atual técnico do Madureira e presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol do Rio de Janeiro (SAFERJ). Falamos, como sempre, da formação do jogador e aqui também sobre a assistência que os jogadores cariocas podem receber da SAFERJ.
O nosso desejo de fazer acontecer no profissional o que a base proporciona precisa ser medido com expectativas. O olhar para com os mais jovens precisa ser medido pela quantidade de vezes que o atleta tenta, acerta e erra. O Alan Willian, atual técnico do sub-17 do Amparo, traz essa reflexão e nos leva a entender qual o olhar do clube hoje para o investimento e a escolha do investimento.
Você confere mais do trabalho do Alan aqui
O futsal hoje em dia é participativo no processo de formação do atleta e não podemos negar, o improviso em campo ainda é uma das coisas que nos encanta como telespectador do espetáculo. Para esse papo acontecer, tivemos a participação do Felipe Almeida, atual técnico do sub-20 do Santarritense FC
Você acompanha mais do trabalho do Felipe aqui
Em entrevista concedida ao canal do Leo e ao Na Base da Bola, o técnico Marcos Valadares contou sua história e sua visão de trabalho sobre o trabalho com o futebol de base.