
Um bate-papo entre os terapeutas Pr. José Carlos e Diac. Emerson Jacques sobre ESTRESSE, DEPRESSÃO e ANSIEDADE
SALMO 55: 22 (tônica sobre estresse)
“Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece”
SALMO 42:11 (tônica sobre depressão)“Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus”
FILIPENSSES 4:6-7 (tônica sobre ansiedade)
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus”
Uma frase que a reflexão:
Se permita viver intensamente “o hoje”, sem ser prisioneiro do “ontem” ou refém do “amanhã” – Emerson Jacques
CONCEITOS BÁSICOS
Estresse – Reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais // É o medo da construção do novo presente por ressentir dores do passado que não podem existir no futuro.
Depressão – Transtorno psicológico que causa desânimo, esgotamento, abatimento, sentimento de tristeza intensa e permanente, agregada à dor, desesperança, culpa, melancolia, nostalgia, etc // É a anulação e fuga do presente em função de histórias enclausuradas às dinâmicas do passado.
Ansiedade – Desconforto psíquico que gera agonia, aflição, angústia, picos de euforia, sofrimento pela expectativa de que algo inesperado e perigoso aconteça // É o deslocamento do presente para um futuro que não pode existir por ser reflexo de fantasmas do passado.
VAMOS MAIS
3 dicas para prevenir, para prestar auxílio a quem está enfrentando estes desconfortos ou para quem convive com quem passa por essas situações:
Primeira dica
Pratique atividade física regularmente e mantenha uma alimentação saudável.
Segunda dica
Faça uso das técnicas de respiração e desenvolva o hábito da dieta do sono.
Terceira dica
Estabeleça limites, gerencie o tempo e cultive boas relações sociais.
“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” – Lamentações 3:21