SALMO 8
Sustentável é o conjunto das atividades que são desenvolvidas de modo que seus efeitos não prejudiquem nem comprometam os recursos para as gerações futuras. E leveza de ser é a capacidade de não carregar fardos inúteis e transformar as situações da vida em aprendizado sereno. Assim sendo, sustentável leveza de ser é a busca pelo bem-estar presente sem comprometer o futuro a partir de atitudes e práticas conscientes.
“Se formos leves e livres por dentro, nada nos aprisionará por fora”
3 dicas sobre como seguir mais leve na vida sem deixar de plantar o futuro a partir do presente com demandas desafiadoras:
Primeira dica
A leveza de ser/existir só é sustentável quando deixamos de atender expectativas alheias e assumimos o protagonismo de belas histórias.
Segunda dica
A leveza de ser/existir só é sustentável quando paramos de viver em função do que não temos e pavimentamos a jornada para novos começos.
Terceira dica
A leveza de ser/existir só é sustentável quando deixamos de ficar à mercê do inconsciente coletivo e migramos para o livre arbítrio do progresso.
“Assim, como a criança desmamada fica quieta nos braços da mãe, assim eu estou satisfeito e tranquilo, e o meu coração está calmo dentro de mim” – Salmo 131:2
Um bate-papo entre os terapeutas Pr. José Carlos e Diac. Emerson Jacques sobre ESTRESSE, DEPRESSÃO e ANSIEDADE
SALMO 55: 22 (tônica sobre estresse)
“Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece”
SALMO 42:11 (tônica sobre depressão)“Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus”
FILIPENSSES 4:6-7 (tônica sobre ansiedade)
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus”
Uma frase que a reflexão:
Se permita viver intensamente “o hoje”, sem ser prisioneiro do “ontem” ou refém do “amanhã” – Emerson Jacques
CONCEITOS BÁSICOS
Estresse – Reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais // É o medo da construção do novo presente por ressentir dores do passado que não podem existir no futuro.
Depressão – Transtorno psicológico que causa desânimo, esgotamento, abatimento, sentimento de tristeza intensa e permanente, agregada à dor, desesperança, culpa, melancolia, nostalgia, etc // É a anulação e fuga do presente em função de histórias enclausuradas às dinâmicas do passado.
Ansiedade – Desconforto psíquico que gera agonia, aflição, angústia, picos de euforia, sofrimento pela expectativa de que algo inesperado e perigoso aconteça // É o deslocamento do presente para um futuro que não pode existir por ser reflexo de fantasmas do passado.
VAMOS MAIS
3 dicas para prevenir, para prestar auxílio a quem está enfrentando estes desconfortos ou para quem convive com quem passa por essas situações:
Primeira dica
Pratique atividade física regularmente e mantenha uma alimentação saudável.
Segunda dica
Faça uso das técnicas de respiração e desenvolva o hábito da dieta do sono.
Terceira dica
Estabeleça limites, gerencie o tempo e cultive boas relações sociais.
“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” – Lamentações 3:21
ECLESIASTE 3:1
"Mudança de mente não é só um programa de rádio, é um estilo de vida que inspira a partir de uma experiência sonora com atitude" - Emerson Jacques
Pra falar do Programa Mudança de Mente, precisamos voltar no ano de 2009, quando o Emerson Jacques (idealizador do MDM) teve contato com um tipo de apresentação de conteúdo que impactou sua vida. Tentou imitar a ideia em algumas ocasiões, mas faltava verdade nesta exposição.
Mesmo cansado do "mais do mesmo" (e muitos deles, feito com primazia) a verdade é que sempre caia na mesmice em relação a apresentação e montagem de conteúdo.
Anos mais tarde, somente no final de 2017, depois de muito estudar sobre o comportamento dos palestrante de renome nacional e se permitir aprender mais sobre "o mundo do desenvolmento humano", resolveu iniciar, de maneira tímida, uma nova e revolucioante forma abordagem em relação a apresentação de conteúdos e foi a partir de 2018 que tudo isto começou a tomar forma nos moldes como vemos hoje.
Foi em 2018 inclusive, que foi composta a canção MUDANÇA DE MENTE (música da vinheta de abertura do programa), porque era evidente as tranformações que estavam começando acontecer.
Daí pra criação do programa, foi só materializar as ideias e encontrar na pessoa do Pr. José Carlos (apresentador do programa) o estímilo certo para fazer o "PROGRAMA 01" no dia 05/06/2020.
E esta história continua ... mas aconselho ouvir no podcast, porque é melhor do que escrever.
I CORÍNTIOS 1:4-16
Conviver significa manter boa relação com alguém, ter habilidade de partilhar ambiente de maneira harmoniosa, ter ou fazer coisas em comum // Diferença é algo desigual, sem qualquer semelhança, sem igualdade, diversidade ou variedade
“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver” – Mario Quintana
Por que é tão complexo a convivência entre pessoas? Vou dar 3 respostas a esta pergunta ... entender isto, será fundamental para diminuir a toxicidade nos relacionamentos:
Primeira resposta
É tão complexo pelo DESPREPARO das pessoas – se permite qualquer coisa por não investir em capacitação.
Segunda resposta
É tão complexo pelo DESENCAIXE das pessoas – atrai qualquer coisa por não respeitar limites.
Terceira resposta
É tão complexo pelo DESALINHAMENTO das pessoas – aceita-se qualquer coisa por não adequar expectativas.
Pra finalizar:
“Por isso procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé” – Romanos 14:19
II REIS 22:3-20
“Aquele que acredita que pode mover montanhas, pode fazer, já aquele que acredita que não pode, não pode. Crenças desencadeiam o poder de fazer” – David J. Schwartz
3 ferramentas eficazes usadas por pessoas envolvidas no processo de mudança, sem desculpas e que sabem que não é preciso perder pra dar valor:
Primeira ferramenta
Ampliar os conhecimentos – criar relação positiva de constante aprimoramento.
(Conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso, ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo)
Segunda ferramenta
Exercitar a disciplina – buscar inspiração em pessoas que chegaram lá.
(Disciplina é a forma com que você se organizará para investir no seu projeto pessoal dia após dia o esforço necessário para a materialização do seu ideal, seja ele qual for)
Terceira ferramenta
Manter o comprometimento – cultivar hábitos alinhados aos novos objetivos.
(Comprometimento está associado diretamente com o quanto você quer algo e até onde está disposto a ir, fazendo cumprir os seus acordos ou deveres assumidos)
E pra finalizar:
“Mas sejam fortes e não fiquem desanimados, pois vocês serão bem sucedidos em tudo o que fizerem” – II Crônicas 15:7
LUCAS 6:39-49
Um bem necessário é algo bom que é essencial para a vida em geral, sem o qual não podemos viver ou progredir. Já um mal necessário é algo ruim que, apesar de indesejável, é preciso aceitar ou praticar para alcançar um bem maior ou evitar um resultado pior
“A diferença entre uma coisa e a mesma coisa, está na forma como vemos esta coisa; mas uma coisa é fato, tudo muda quando a gente muda”
Independente de como percebemos os desafios da vida, seguem 3 motivos que impedem o fluxo natural da vida ... é preciso conscientizar sobre a importância em empreender esforços na promoção de mudança de mente pra ser saudável:
Primeiro motivo
Pavimentamos nossos conceitos a partir de visões alheias e receamos revisá-los.
Segundo motivo
Alimentamos crenças que criaram bloqueios pra não sermos o que deveríamos ser.
Terceiro motivo
Em momentos de equívoco assumimos protagonismos de uma jornada sem rumo.
“Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados” – Mateus 3:8
FILIPENSES 2:12-18
SETEMBRO AMARELO – mês de prevenção ao suicídio – SIM PRA VIDA.
Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano a partir de um conjunto de condições que contribuem para o bem-estar (equilíbrio entre os aspectos mentais, espirituais, sociais, físicos e materiais da vida) do indivíduo.
“Para melhorar a qualidade de vida, faz-se necessário melhorar a qualidade dos pensamentos”
Vou deixar 4 dicas práticas sobre como construir qualidade de vida a partir do simples esforço diário que começa com uma mudança de mente:
Primeira dica
Tenha uma alimentação saudável e uma hidratação eficiente.
Segunda dica
Mantenha uma rotina de movimento focado em atividade física.
Terceira dica
Tenha atenção e cuidado especial em relação à qualidade do sono.
Quarta dica
Cultive momentos de lazer com recompensas por meta alcançada.
“Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja” – Salmo 37:4
ECLESIASTES 12:8-14
SETEMBRO AMARELO – mês de prevenção ao suicídio – SIM PRA VIDA.
“Dizem que a vida é para quem sabe viver, mas ninguém nasce pronto. A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender” – Clarice Lispector
Vou deixar 4 dicas que podem contribuir com quem ainda tem um fio de esperança de que a vida pode ser vivida de maneira leve, bonita e serena:
Primeira dica
Exercite a gratidão diariamente sem deixar de praticar o desapego consciente.
Segunda dica
Cultive bons relacionamentos sem abrir mão de sonhos a serem concretizados.
Terceira dica
Seja gentil e mantenha o bom humor sem guardar rancor.
Quarta dica
Encontre a felicidade nas pequenas coisas sem deixar de se cuidar por inteiro.
Pra finalizar:
“Então cheguei a esta conclusão: a melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a curta vida que Deus lhe deu é comer e beber e aproveitar bem o que ganhou com o seu trabalho. Essa é a parte que cabe a cada um” – Eclesiastes 5:18
PROVÉRBIOS 4:20-27
SETEMBRO AMARELO – SIM PARA A VIDA – mês de prevenção ao suicídio.
“O segredo sobre promover mudanças é não focar toda a energia para lutar contra o velho, mas sim, usar esta energia para a construção do novo”
Vou escrutinar 3 alertas que precisam ser ditos para que haja uma expansão de consciência em detrimento a escravatura das escolhas inconscientes e a partir daí, proporcionar a criação de novas oportunidades e modelos de mudanças que vão produzir um padrão de qualidade de vida louvável:
Primeiro alerta
Quem não tem tempo para cuidar da saúde, será obrigado a arrumar tempo pra cuidar da doença ou travar a vida de terceiros exigindo ajuda neste processo.
Segundo alerta
Quem ousar querer ir para a vida (seguir em frente) e se libertar das repetições de padrões, precisa entender que ao ir, algo ou alguém vai ficar para trás.
Terceiro alerta
Quem não está disposto a pagar o preço da caminhada, sugestiono não gastar tempo e energia (nem pedir a Deus) para descobrir qual o caminho a seguir.
“Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá” – Gálatas 6:7
I REIS 2:1-10
SETEMBRO AMARELO – SIM PARA A VIDA – mês de prevenção ao suicídio.
Assertividade é a habilidade em expressar de forma clara, direta e respeitosa os sentimentos, os pensamentos e as necessidades, sem prejuízo ou violação de direito de todas partes envolvidas.
“As emoções não expressas nunca morrem, elas são enterradas vivas e saem das piores formas mais tarde” – Freud
Por que ser assertivo faz bem pra saúde mental? Vou compartilhar 3 respostas surpreendentes:
Primeira resposta
Porque produz relacionamentos honestos com respeito e confiança.
Segunda resposta
Porque gera clareza, segurança e credibilidade nas tomadas de decisões.
Terceira resposta
Porque organiza e estrutura os caminhos que apontam para qualidade de vida.
Pra finalizar, um conselho da bíblia sagrada:
“Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva” – Tiago 1:19
SALMO 90
“Mudar pode não ser tão fácil assim; mas não mudar, com certeza será danoso e fatal pra sequência da vida” – Emerson Jacques
Vou trazer 3 respostas à pergunta do nosso tema para construir uma percepção relevante sobre a importância da ampliação de consciência na jornada da vida:
Primeira resposta
Custa o progresso na vida, desencadeando o marasmo e a decadência do viver.
Segunda resposta
Custa o encontro com o saudável, provocando o sofrimento e atrofia no viver.
Terceira resposta
Custa a visão das oportunidades, levando a autossabotagem e a procrastinação.
Pra fechar com chave de ouro, um belo conselho:
“Quem procura ter sabedoria ama a sua vida, e quem age com inteligência encontra a felicidade” – Provérbios 19:8
TIAGO 1:16-27
“Não basta ter quilos de conhecimento quando se tem gramas de atitude; por isso que se não for mudado o que é feito hoje, o amanhã será sempre igual ao ontem”
Para responder a pergunta do nosso tema vou compartilhar 3 dicas para ajudar na criação de um ambiente mental favorável que vai apontar para a jornada prática de uma experiência teórica:
Primeira dica
Organize uma agenda para não “surtar” ao querer resolver todas as questões da vida de uma só vez – use esta agenda para resolver questões diariamente.
Segunda dica
Use o filtro da indignação para imergir num íntimo processo de transformação – fique atento porque a indignação também produz reclamação e conformismo.
Terceira dica
Deixe marcas ao fazer o que precisa ser feito (erros e acertos farão parte) – ser “boca que abençoa” soa bem, mas pode ser uma boa desculpa para a inércia.
“Porém a comida dos adultos é sólida, pois eles pela prática sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau” – Hebreus 5:14
GÁLATAS 6:4-11
Autoaceitação é a capacidade de se reconhecer, se acolher e sentir em paz consigo mesmo, incluindo a identificação de qualidades, limitações, emoções e experiências de vida sem a necessidade de atender padrões externos de perfeição.
“Aceitar a si mesmo não é uma forma de comodismo, mas sim um pré-requisito para cura interior num processo cicatrizante de dentro pra fora” – Emerson Jacques
Para a apreciação da própria singularidade e a humanização da autoestima, faz-se necessário repercutirmos 4 atitudes que vão fortalecer a essência do ser a partir da incrível jornada da autoaceitação:
Primeira atitude
Seja empático consigo mesmo e evite comparação com outras pessoas.
Segunda atitude
Se perdoe e pare de carregar pesos (só por culpa) que não lhe pertencem.
Terceira atitude
Não se abata com as críticas, nem se deslumbre com os elogios.
Quarta atitude
Respeite seu tempo, seu momento e seus limites sem fugir das obrigações.
Pra finalizar:
“Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam” – I Timóteo 4:16
SALMO 26
Autoconfiança é a capacidade que um indivíduo tem de acreditar em si mesmo, nas próprias habilidades e qualidades com atitude e postura para realizar algo ou alguma coisa.
“A autoconfiança não necessariamente levará uma pessoa ao sucesso, mas a falta dela, pode anotar aí, levará ao fracasso” – Emerson Jacques
Para ter forças que ajudam a superar desafios e promovam a autoestima, faz-se necessário analisar 3 pilares que sustentam a autoconfiança num sólido processo de construção mental que vai impactar a vida como um tudo:
Primeiro pilar
Convicção consciente.
(Certeza sobre algo com base em percepções reflexivas e não apenas em crenças superficiais causadas por fatores externos)
Segundo pilar
Postura positiva.
(Posição ou atitude que uma pessoa adota em determinado momento ou em relação a algum assunto)
Terceiro pilar
Disciplina resiliente.
(Capacidade em manter-se focado nos objetivos mesmo diante de desafios, adaptando-se às diversas circunstâncias)
“Por causa da bondade de Deus para comigo, me chamando para ser apóstolo, eu digo a todos vocês que não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu” – Romanos 12:3
Por Pr. José Carlos
FILIPENSES 4:9-14
Todos nós enfrentamos limitações, falhas e inseguranças. Deus nos chama a crescer como pessoas e em fé. A Bíblia e a história nos mostram que é possível superar obstáculos.
O que é crescer como pessoa?
• Desenvolver caráter, sabedoria e fé.
• Enfrentar desafios da vida com coragem e maturidade.
• Tornar-se alguém que abençoa os outros.
1) MOISÉS: de inseguro a líder de uma nação
• Sentia-se incapaz: “Quem sou eu para ir a Faraó?” (Êxodo 3:11)
• Dificuldade de falar (Êxodo 4:10)
• Deus o capacitou e andou com ele
• Libertou Israel do Egito e conduziu o povo até a Terra Prometida
2) PEDRO: de impulsivo a firme líder
• Negou Jesus 3 vezes (Lucas 22:61–62)
• Jesus restaurou Pedro (João 21:15–17)
• Tornou-se um dos líderes mais influentes da igreja primitiva (Atos 2)
3) Exemplo histórico:
- Nelson Mandela: perdão e liderança após a prisão
- Helen Keller: superando o silêncio e a escuridão
O crescimento começa quando reconhecemos nossas limitações. Deus pode usar nossas fraquezas. Superar exige persistência, fé e ajuda de outros.
I PEDRO 5:7-11
Autocompaixão é tratar a si mesmo com gentileza, compreensão e bondade especialmente em momentos complexos da vida; fazendo com que a pessoa em si mesma sinta-se segura, apoiada e protegida.
“Quando te pedirem para listar aquilo que você mais ama ou que julga mais importante, quanto tempo demorará para citar seu nome?” – Emerson Jacques
Para ajustar, regular e elevar o nível da autoestima, quero analisar 3 componentes da autocompaixão que servem de antídoto à negatividade e são fundamentais para nutrir o saudável processo do bem-estar:
Primeiro componente
Autocompreensão.
(Reconhecer a própria humanidade e entender que todo ser humano enfrenta desafios, dificuldades e é imperfeito)
Segundo componente
Autobondade.
(Oferecer a si mesmo o mesmo cuidado e gentileza que se ofereceria a um ente querido em um momento de desconforto)
Terceiro componente
Autoconsciência plena.
(Capacidade de observar os próprios pensamentos, emoções e sensações corporais com aceitação e não com julgamento)
Por fim...
“Quem procura ter sabedoria ama a sua vida, e quem age com inteligência encontra a felicidade” – Provérbios 19:8
SALMO 8
Autoconhecimento é o processo em entender profundamente quem se é, incluindo forças, habilidades, fraquezas, valores, crenças, etc.
“A pessoa que sabe quem é, não gasta energia tentando provar seu valor; não se abala com críticas e muito menos vive refém de elogios” – Emerson Jacques
Para dar robustez ao processo de autoconhecimento e elevar a autoestima, quero analisar 3 áreas que devem ficar bem alinhadas entre si para produzir resultados pessoais surpreendentes:
Primeira área
Autoconhecimento cognitivo.
(Conhecimento dos próprios pensamentos, das crenças, dos valores, objetivos e sonhos)
Segunda área
Autoconhecimento emocional.
(Habilidade de compreender e gerir as próprias emoções (medo, tristeza, alegria, etc) para despertar as potencialidades)
Terceira área
Autoconhecimento comportamental.
(Capacidade em entender as próprias ações, comportamentos, hábitos, e reações automáticas e interações interpessoais)
“Os pensamentos de uma pessoa são como água em poço fundo, mas quem é inteligente sabe como tirá-los para fora” – Provérbios 20:5
I CORÍNTIOS 3:16-23
“A autoestima é uma característica de quem se valoriza é fica satisfeito com o seu modo de ser e de viver, mas sempre busca evolução constante e com isso transmite confiança nas ações e decisões”
Para resgatar a autoestima ou consolidá-la, será necessário fortalecer 4 fundamentos que sustentam uma pessoa sem fazer dela, um ser egoísta:
Primeiro fundamento
Autoconhecimento – chave mestre para acessar a autoestima.
(Processo de entender profundamente quem se é, incluindo forças, fraquezas, valores e crenças)
Segundo fundamento
Autocompaixão – essencial para regular a autoestima.
(Tratar a si mesmo com a mesma gentileza e compreensão que se ofereceria a um amigo próximo)
Terceiro fundamento
Autoconfiança – força para superar desafios na promoção da autoestima.
(Capacidade de acreditar em si mesmo, nas próprias habilidades e qualidades para realizar algo ou alguma coisa)
Quarto fundamento
Autoaceitação – apreciação à própria singularidade e humanização da autoestima.
(Reconhecimento e valorização de si mesmo sem a necessidade de atender padrões externos de perfeição)
Pra finalizar, um texto bíblico de reforço:
“Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus” – I Coríntios 6:19
ISAÍAS 43:-1-7
“A simplicidade é o ingrediente para uma vida mais leve”
Quer se tornar uma pessoa imbatível (que não pode ser derrotado)? Trabalhe 4 forças interiores que vão resultar em progressos visíveis:
Primeira força a ser trabalhada
MENTALIDADE – forma como uma pessoa pensa, percebe o mundo e reage às diversas situações, causando influência em suas ações e decisões.
Segunda força a ser trabalhada
DISCIPLINA – capacidade de controlar e direcionar ações, comportamentos e pensamentos em direção a um objetivo específico.
Terceira força a ser trabalhada
CARÁTER – conjunto de características e qualidades que moldam e determinam a conduta de um indivíduo.
Quarta força a ser trabalhada
FÉ – convicção e confiança na realização de algo não visível ou palpável, independente de uma prova ou evidência concreta.
Pra finalizar:
“E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos!” – Efésios 3:20
Por Pr. José Carlos Delfino
Leitura inicial - Salmos 73:1-16
Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade. Provérbios 16:32
* O que você tem pensado com mais frequência? Quais são os temas que retornam à sua mente repetidamente?
• Quais são suas maiores preocupações no momento?
• O que te causa mais alegria e/ou tristeza?
• O que você tem lido, assistido ou ouvido com mais frequência?
É importante ressaltar que a mente pode ser comparada a um campo de batalha, onde diferentes pensamentos e influências disputam o controle. Por isso, é fundamental ter consciência do que se passa em sua mente e buscar formas de direcionamento para o que você considera mais importante.
Selecione os pensamentos que você permite que ocupem sua mente, priorizando aqueles que são positivos e construtivos.
Você sabe o quanto sua mente é incrível? A sua mente possui um poder que é bem maior do que você pensa!
Para finalizar - Romanos 12:2 e Filipenses 4:8