Fernando Limongi, professor do curso de Mestrado Profissional em Economia da FGV EESP, fala da relação entre Ciência dos Dados e Ciência Política.
O Mestrado Profissional em Economia Política é um curso de pós-graduação stricto sensu, avaliado com nota máxima pela CAPES, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Esta ênfase destina-se a profissionais na interseção entre economia, ciência política, direito e relações internacionais que buscam uma formação multidisciplinar, porém com sólida base em métodos quantitativos, incluindo modelagem e análise de dados. A ênfase em Economia Política é pensada especialmente para quem vem de humanas e outras ciências sociais e deseja investir no ferramental mais analítico que a combinação ente a fundamentação microeconômica e ciência dos dados proporciona.
Disciplinas Obrigatórias: Matemática, Política Brasileira, Análise de Dados, Microeconomia, Econometria Aplicada, Economia da Informação, Economia Política e Microeconomia Aplicada.
Acesse para mais informações
Marcelo Fernandes, professor e coordenador do curso de Mestrado Profissional em Economia da FGV EESP, fala sobre a nova ênfase do Mestrado Profissional em Economia - Ciências de Dados Financeiros.
O Mestrado Profissional em Ciência dos Dados Financeiros é um curso de pós-graduação stricto sensu, avaliado com nota máxima pela CAPES, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Esta ênfase concentra-se na aplicação de técnicas modernas de aprendizado por máquina e mineração de dados em finanças. Além de oferecer uma formação abrangente em computação aplicada e finanças, o programa se diferencia em relação aos programas tradicionais em ciência dos dados por focar em modelagem, com uma atenção especial à inferência causal.
Disciplinas Obrigatórias: Computação Aplicada, Inferência Estatística, Análise de Dados, Business Analytics, Econometria Aplicada, Investimentos, Inteligência Computacional, Métodos de Previsão
Acesse para mais informações
Henrique Castro, professor do curso de Mestrado Profissional em Economia da FGV EESP, fala sobre avaliação de startup.
O Mestrado Profissional em Tecnologia Financeira é um curso de pós-graduação stricto sensu, avaliado com nota máxima pela CAPES, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Esta ênfase inovadora busca preparar profissionais para atuar no mundo FinTech. Além da capacitação em aprendizado por máquina, blockchain e inteligência de negócios, a formação em tecnologia financeira abrange não apenas economia e regulação bancária (incluindo bancos digitais e meios de pagamento), como também métodos de avaliação de empresas em seus diferentes estágios (startup, venture capital e private equity).
Disciplinas Obrigatórias: Matemática, Avaliação de Empresas, Análise de Dados, Business Analytics ou Economia Bancária, Econometria Aplicada, Regulação Financeira, Blockchain e Capital de Risco
Acesse para mais informações.
Marcel Ribeiro, professor do curso de Mestrado Profissional em Economia da FGV EESP, fala da reestruturação da ênfase em Macroeconomia Financeira.
O Mestrado Profissional em Macroeconomia Financeira é um curso de pós-graduação stricto sensu, avaliado com nota máxima pela CAPES, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Esta ênfase traz um entendimento não apenas de como instrumentos, mercados e instituições financeiras afetam o comportamento macroeconômico, mas também de como políticas macroeconômicas afetam decisões financeiras. A grade de disciplinas promove uma formação sólida em modelos de macro-finanças e métodos quantitativos para analisar e prever o comportamento da macroeconomia. Destina-se primordialmente a professionais que trabalham ou desejam trabalhar como economistas de instituições financeiras.
Disciplinas Obrigatórias: Matemática, Macroeconomia, Análise de Dados, Economia Bancária, Econometria Aplicada, Macroeconomia Financeira, Macroeconomia Aplicada, Macroeconomia Bancária.
Carlos Eduardo Gonçalves, professor do curso de Mestrado Profissional em Economia da FGV EESP, fala da importância da teoria microeconômica ou teoria da escolha. O entendimento no funcionamento das coisas e mecanismos de incentivos, como os preços relativos funcionam, onde o mercado falha, todos esses tópicos são abordados dentro da disciplina de Microeconomia. O raciocino micro é muito poderoso para explicar fenômenos como porque existem salários milionários.
Mestrado Profissional em Economia da FGV EESP - ênfase Economia - enfatiza aspectos microeconômicos das teorias da firma e dos contratos, bem como aspectos macroeconômicos com impactos relevantes no ambiente em que empresas e instituições do setor público operam. Objetiva proporcionar uma sólida formação em teoria econômica e em métodos quantitativos para municiar análises de questões atuais sobre política econômica, organização empresarial e mercados financeiros.
Disciplinas Obrigatórias: Matemática, Macroeconomia, Análise de Dados, Microeconomia, Econometria Aplicada, Economia da Informação, Macroeconomia Aplicada e Microeconomia Aplicada.
Acesse para mais informações.