
As Perturbações de Ansiedade são altamente prevalentes; são a doença psiquiátrica mais comum em Portugal, estimando-se que afete 16,5% da população.
Apesar de muito frequentes, são doenças ainda mal compreendidas, confundindo-se muitas vezes com ansiedade “fisiológica” e “stress”: neste Momento Médico irei ajudar a distinguir a ansiedade e o medo “normais” de reações/sensações patológicas.
Vou explicar sumariamente os diferentes tipos de perturbação de ansiedade existentes, e focar-me nos mais comuns: a perturbação da ansiedade generalizada e a perturbação de pânico.
Assim, seguidamente irei explicar os sintomas associados à ansiedade generalizada e explicar o que acontece num ataque de pânico.
Vou ainda abordar o que fazer em caso de suspeita de uma perturbação de ansiedade, nomeadamente se é sempre necessário procurar ajuda quando se tem ansiedade ou ataques de pânico. Pelo caminho, irei focar estratégias para gestão de ansiedade e medo patológico, e explicar qual é o melhor tratamento para as perturbações da ansiedade.
Este tema será complementado com uma entrevista em direto com Mariana Sarmento, finalista do curso de Psicologia Clínica, no meu Instagram @_nadiasepulveda, onde iremos abordar, entre outros temas, formas de controlar um ataque de pânico, como ajudar alguém com uma perturbação de ansiedade, etc…
O objectivo deste episódio é explicar de forma breve as perturbações de ansiedade e não substituir uma consulta médica.
** Descubram (ainda) mais Momentos Médicos no meu Instagram ** https://Instagram.com/_nadiasepulveda
Música: HookSounds
#MomentoMédico #Ansiedade #SaudeMentalImporta
Fontes Principais: DSM-V, DGS, SPPSM, Saudemental.pt