[Literatura Brasileir'] Resenha do livro "Acho que vamos todas parta o céu", de Júlia da Silva Moreira. O texto escrito está nesse link.
Como será a vida de duas amigas expulsas de casa ainda na adolescência, só porque elas eram um pouco diferentes das outras crianças? Quais os seus sonhos, anseios, dúvidas e projetos?
Venha ser amiga da Julia e da Luana que nos levam para conhecer uma realidade dura, mas que elas conseguem transformar em amor, poesia e até um pouco de humor.
Aqui o perfil da autora no Instagram, caso você esteja na Europa e queira comprar o livro por aqui.
Se você quiser comprar seu exemplar, é só clicar aqui no link da Amazon do Brasil.
[Romance Histórico] Resenha do livro “Die Malerin der Frauen: Artemisia Gentileschi — Gegen die männerdominierten Widerstände der Zeit wurde sie die bedeutendste Künstlerin der Epoche” (tradução livre: “A pintora de mulheres: Artemisia Gentileschi — Contra a resistência masculina da época, ela se tornou a artista mais importante do seu tempo”), de Lena Dietrich. O texto escrito está nesse link.
Vamos conhecer uma das pintoras mais importantes do seu tempo e que ficou esquecida por séculos. Ela foi redescoberta nos anos 1970 pelo movimento feminista e somente nos anos 2000 começaram a surgir filmes, peças e documentários. A primeira grande exposição dedicada a ela só aconteceu em 2012, em Paris.
Além do talento gigante como pintora, ela foi uma mulher à frente do seu tempo, viajando, trabalhando e cuidando dos seus negócios quando isso ainda não era comum.
Não dá para perder!
O romance histórico é bem no estilo romance mesmo; tem algumas cenas bem explícitas, como a do estupro e algumas outras, mas de resto, segue o roteiro e a linguagem. Infelizmente, não achei nenhuma tradução para o português, mas o original em alemão está disponível na Amazon do Brasil.
De qualquer maneira, o que não faltam são livros sobre essa diva, heroína do seu tempo; se quiser pesquisar, é só clicar nesse link da Amazon.
Lembrando que o podcast tem um site próprio onde você pode ouvir todos os episódios e fazer comentários: www.minhaestantecolorida.com
[História] Resenha do livro “How to fit all of ancient Greece in an elevator: an epically short history” (tradução livre: “Como fazer toda a história da Grécia Antiga caber em um elevador: uma história epicamente curta”), de Theodore Papakostas. O texto escrito está nesse link.
Imagine um arqueólogo preso no elevador com um homem aleatório. O homem pergunta o que ele faz da vida e imediatamente começa uma aula sobre a Antiguidade Clássica, que termina só quando os dois são resgatados.
Tem muita informação técnica, mas separei para compartilhar apenas as curiosidades que achei mais interessantes. Vem ouvir!
Comprei esse livro no aeroporto a caminho de Atenas; se você quer saber mais sobre a Acrópole, o Parthenon e a Ágora, com fotos e tudo, leia o post clicando nesse link.
E quer saber a melhor parte? Encontrei a versão em português desse livro na Amazon do Brasil. É só clicar aqui e garantir o seu por menos de R$ 20!
[Ficção] Resenha do livro "Utopia" de Thomas Morus. O texto dessa resenha está nesse link.
Esse clássico da literatura, escrito em 1516, continua uma excelente fonte de ideias e reflexão para a gente pensar o futuro que queremos.
Indispensável!
Se você quiser adquirir o seu exemplar (não esse ilustrado, que não tem no Brasil), o que não faltam são edições variadas, pois é um clássico. Para você ter uma ideia, se você for na Amazon do Brasil, vai ter uma página inteira com dezenas de opções para todos os gostos. É só clicar nesse link.
No texto, eu cito um livro que também fala do tema, outra utopia que li há alguns anos chamada “Der Rote Planet” (Tradução livre: “O planeta vermelho”), de A. Bogdanow. É só clicar aqui para ouvir.
[Literatura Brasileira] Resenha do livro “A extinção das abelhas”, de Natalia Borges Polesso. A resenha escrita está nesse link.
Imagine o mundo daqui a alguns anos, com as mudanças climáticas mais intensas e as crises econômicas e políticas mais graves. Nesse mundo vive a Regina, nossa protagonista, que foi abandonada pela mãe ainda criança.
É uma história onde as mulheres se ajudam, se acolhem, se salvam, mas também se abandonam.
Se você quiser, é só clicar nesse link e adquirir seu exemplar na Amazon do Brasil.
[Romance] Resenha do livro “When we were orphans” (tradução livre: “Quando éramos órfãos”), de Kazuo Ishiguro. O texto escrito está nesse link.
Christopher Banks, sonha em ser um grande detetive em Londres, no começo do século XX. O objetivo é desvendar o desaparecimento dos seus pais em Shangai, quando ele tinha 10 anos de idade.
A questão é que nem tudo é o que parece. Nem mesmo o nosso protagonista!
A boa notícia é que tem em português; para garantir o seu exemplar na Amazon do Brasil, é só clicar nesse link.
Você pode ouvir as resenhas dos outros livros do autor clicando nos links: O Gigante Enterrado, Clara e o Sol e Não me Abandone Jamais.
[Literatura Brasileira] Resenha do livro "Quiçá", de Luisa Geisler. O texto escrito está nesse link.
Imagine que você tem 11 anos de idade e só tem seu gatinho como companhia, já que seus pais não fazem outra coisa na vida a não ser trabalhar. Eis que um primo seu, de 17 anos, vem morar na sua casa depois de ter passado por um problema sério.
Será que sua vida vai mudar? E a dele?
Venha ouvir o que acontece.
Você pode comprar o seu exemplar na Amazon do Brasil clicando aqui.
Lembrando que o podcast tem um site próprio onde você pode ouvir todos os episódios e fazer comentários: www.minhaestantecolorida.com
[Graphic Novel] Resenha do livro “Der Ursprung der Welt” (tradução livre: “A origem do mundo”), de Liv Strömquist. O texto escrito está nesse link.
Você consegue imaginar o que o inventor dos sucrilhos, uma sonda da NASA e um otorrinolaringologista amigo do Freud estão fazendo num livro sobre o o aparelho genital feminino? O único jeito de descobrir é ouvindo esse episódio.
Só posso dizer uma coisa: não perca! Esse é o livro mais necessário que li esse ano!
Você vai sorrir, ficar com muita raiva, mas, principalmente, vai aprender muito!
E tem em português minha gente! É só clicar aqui e pedir o seu na Amazon do Brasil.
Lembrando que o podcast tem um site próprio onde você pode ouvir todos os episódios e fazer comentários: www.minhaestantecolorida.com
[Futurismo] Resenha do livro “To be a Machine: adventures among cyborgs, utopians, hackers, and the futurists solving the modest problem of death”, (tradução livre: “Ser uma máquina: aventuras entre ciborgues, utópicos, hackers e futuristas resolvendo o singelo problema da morte“), de Mark O’Connel. O texto escrito está nesse link.
A gente já viu vários filmes e livros onde se faz um upload do cérebro para uma máquina. Ou então congelam corpos para serem descongelados num futuro onde exista tecnologia para ressuscitá-lo. Também já ouviu muito sobre computadores superinteligentes que irão dominar os humanos. Enfim, eu achava que era coisa de ficção científica.
Mas sabia que existe bastante gente realmente investindo tempo e dinheiro para desenvolver esses temas na vida real?
Esse livro é um périplo que o autor faz para conhecer como vivem e o que pensam os transhumanistas, que acreditam ser possível superar as limitações biológicas do nosso corpo e viver eternamente.
É bem interessante; vem ouvir.
Infelizmente a obra ainda não tem em português, mas a versão em inglês está disponível na Amazon do Brasil por meio desse link. Para obter a versão em espanhol, é só clicar aqui.
Lembrando que o podcast tem um site próprio onde você pode ouvir todos os episódios e fazer comentários: www.minhaestantecolorida.com
[Literatura Brasileira] Resenha do livro "Canção de ninar menino grande", de Conceição Evaristo. O texto escrito está nesse link.
Conceição Evaristo é uma das mais celebradas escritoras brasileiras da atualidade.
No seu mais recente romance, ela conta a história de Fio Jasmin, um Don Juan mineiro que trabalha como maquinista de trem e seduz todas as moças que encontra no caminho.
Quer experimentar? Nesse link você comprar o seu exemplar na Amazon do Brasil.
[Literatura Brasileira] Resenha do livro “A glória e seu cortejo de horrores“, de Fernanda Torres. O texto escrito está nesse link.
A história de um ator decadente como só a premiadíssima diva Fernanda Torres conseguiria contar.
Se você não conhece mais esse talento dessa mulher incrível, vem ouvir!
Para comprar o livro da Fernanda na Amazon do Brasil, é só clicar nesse link.
Se você quiser ouvir a resenha do outro livro dela, Fim, clique aqui.
[Ficção] Resenha do livro “The travelling cat chronicles” (tradução livre: “As crónicas de um gato viajante”), de Hiro Arikawa. O texto escrito está nesse link.
Um gato de rua, adotado por um homem solitário, conta uma parte da história de um jeito que só os gatos conseguem. Eles viajam juntos pelo Japão por lugares paradisíacos, mas por um motivo não tão bacana.
Ouça e saiba mais...
A boa notícia é que o livro já foi traduzido para o português como “Relatos de um gato viajante”e está disponível na Amazon do Brasil (é só clicar nesse link para comprar o seu exemplar).
[Literatura Brasileira] Resenha do livro “Não fossem as sílabas do sábado”, de Mariana Salomão Carrara. O texto escrito está nesse link.
Você sai para pegar um poster numa molduraria a três quadras da sua casa, e, quando volta, sua vida simplesmente virou do avesso. E por pura coincidência.
Desse evento vai nascer uma amizade forte e inesperada como poucas. Vem ouvir.
Se você se identificou, aqui está o link na Amazon do Brasil para comprar seu exemplar.
[Ficção Científica] Resenha do livro "Nada mais será como antes" de Miguel Nicolelis. O texto escrito está nesse link.
Imagine que um evento vai mudar toda a história da humanidade e que um matemático e uma neurocientista são as únicas pessoas no planeta que podem influenciar esse futuro. Parece Dan Brown? Parece.
Mas é o brasileiro Miguel Nicolelis, um dos neurocientistas mais respeitados do mundo, no seu romance de estreia.
Para adquirir seu exemplar na Amazon do Brasil, é só clicar nesse link.
Lembrando que o podcast tem um site próprio onde você pode ouvir todos os episódios e fazer comentários: www.minhaestantecolorida.com
[Literatura Brasileira] Resenha do livro "Nós: o Atlântico em solitário", de Tamara Klink. O texto escrito está nesse link.
Pensa numa menina gente boa, zero deslumbrada e muito corajosa. Tamara é daquelas pessoas cheias de poesia e beleza por dentro, que inspiram e fazem o mundo um lugar muito mais bacana de se viver.
Nesse livro, ela conta como foi ser a primeira brasileira a fazer a travessia do Atlântico sozinha, num barco a vela pequeno e velho. Dá quase para sentir o cheiro da água salgada e confesso que terminei o livro às lágrimas, comovida de orgulho como se ela fosse minha melhor amiga. Vem ouvir!
Taí um livro para se inspirar e ter esperança no mundo. Ela é demais! Se quiser comprar o seu, por favor, use esse link da Amazon do Brasil.
Lembrando que você pode ouvir todos os episódios, fazer buscas, comentar e comprar o livro nesse link: www.minhaestantecolorida.com
[Ficção] Resenha do livro "A Little Life" (eu traduziria como "Um pouco de vida", mas a versão em português saiu como "Uma vida pequena"), de Hanya Yahagihara. O texto escrito está nesse link.
Eu vi recomendações desse livro em muitos lugares. Encontrei-o num mercado de pulgas e o rapaz que me vendeu disse que o tinha ganhado de aniversário, mas não conseguiu terminar porque era muito triste. Mesmo sabendo disso, levei.
Levaria de novo e acho que o moço perdeu uma experiência incrível; sugiro que você também não perca.
Recomendo demais. Mas já sabe, prepare o lencinho.
Aqui está o link para a versão em português disponível na Amazon do Brasil.
Lembrando que você pode ouvir todos os episódios, fazer buscas, comentar e comprar o livro nesse link: www.minhaestantecolorida.com
[Ficção] Resenha do livro “Never let me go” de Kazuo Ishiguro. O texto escrito está nesse link.
O pano de fundo dessa história é uma distopia, mas não é o tema central. Aqui o autor fala sobre a amizade, e como esse sentimento pode ser mais profundo e significativo que todos os outros que um ser humano possa experimentar.
É triste, mas é lindo. Faz a gente pensar muito. Ishiguro não ganhou o Nobel de Literatura à toa.
Em português foi traduzido como “Não me abandone jamais” e está disponível aqui na Amazon do Brasil.
Lembrando que você pode ouvir todos os episódios, fazer buscas, comentar e comprar o livro nesse link: www.minhaestantecolorida.com
[Thriller] Resenha do livro "“The perfect son” (tradução livre: "O filho perfeito"), de Freida McFadden. O texto escrito está nesse link.
Imagine uma família perfeita igual a um comercial de margarina, não fosse por um detalhe: aos 4 anos de idade, o filho mais velho, mostrou sinais de sociopatia.
Aos 16 anos, ele é um modelo de aluno, mas agora uma menina da classe dele simplesmente desapareceu. A irmã e o pai acreditam na versão do rapaz, que diz não saber onde ela está. A mãe, cheia de culpa, acha que o filho é o responsável. Quem será que tem razão?
Lembrando que o podcast tem um site próprio onde você pode ouvir todos os episódios e fazer comentários: www.minhaestantecolorida.com
[Romance] Resenha do livro “Das Mädchen mit dem Drachen”( Tradução livre: “A menina com a pipa”), de Laetitia Colombani. O texto escrito está nesse link.
Uma mulher francesa, professora, devastada pela morte súbita do seu grande amor resolve fazer uma viagem para a Índia. Lá, acontecem coisas que vão fazer a sua vida mudar. Para sempre.
Simples, delicado, profundo, forte. Uma história de amizade entre mulheres que pode mudar o mundo.
Aqui as resenhas de duas obras anteriores da autora: “A trança” e “As vitoriosas”.
E olha só que coisa mais maravilhosa: tem a versão em português; é só clicar nesse link para pedir o seu na Amazon do Brasil.
Lembrando que o podcast tem um site próprio onde você pode ouvir todos os episódios e fazer comentários: www.minhaestantecolorida.com
[Thriller] Resenha do livro "The interview", de C. M. Ewan. O texto escrito está nesse link.
Imagine que você vai fazer uma entrevista que é para o emprego dos seus sonhos: salário maravilhoso, descrição da função perfeita para a sua experiência, ambiente bacana...
Só que o entrevistador começa a fazer umas perguntas estranhas. A coisa vai escalando e você se vê presa no 13. andar de um prédio comercial quase vazio numa sexta-feira à noite.
Sua vida nunca mais será a mesma depois dessa experiência.
Vem ouvir...
Fui procurar e fiquei chocada com o tanto de livros chamados “A entrevista” que existem na Amazon do Brasil. Infelizmente, não tem nenhum dos livros desse autor traduzidos para o português, mas achei a versão em inglês e em alemão. Divirta-se!!!
Lembrando que você pode ouvir todos os episódios, fazer buscas, comentar e comprar o livro nesse link: www.minhaestantecolorida.com