
Neste episódio, revisitamos a trajetória e a obra do maestro José Alberto Kaplan, figura fundamental na história musical da Paraíba e do Brasil. Para compor esse retrato sonoro, contamos com depoimentos especiais de nomes de destaque no cenário musical brasileiro e internacional: Ilza Nogueira, José Henrique Martins, Vladimir Rufino, Marcílio Onofre, Adriano de Sousa, Wendell Kettle e Eli-Eri Moura.
Kaplan foi pianista, compositor, regente e professor. Nascido em 16 de julho de 1935, em Rosário, na província de Santa Fé, Argentina, naturalizou-se brasileiro e viveu na Paraíba a partir de 1963, onde se casou com a professora Márcia Steinbach Silva Kaplan.
Em 2025, Kaplan completaria 90 anos. Diversas homenagens já estão sendo organizadas na Paraíba para celebrar seu legado.
O Memórias Sonoras episódio - Kaplan 90: A Vida e Obra de José Alberto Kaplan - teve a apresentação de Janaina Muzi, Yan Andrade.
Produção: Norma Meireles, Ana Elvira Steinbach Torres e Janaina Muzi.
Operação de áudio: Amadeus Silva
Edição: Janaina Muzi
Direção: Norma Meireles
Gravado no Laboratório de Rádio da Universidade Federal da Paraíba.
Neste episódios foram utilizadas as seguintes músicas de José Alberto Kaplan:
Nordestinada: I. Esquenta-Mulher interpretada por Vladimir Rufino
Burlesca - Metais e Piano - interpretada pelo grupo Brassil
Duas modinhas (Azulão / Casinha pequenina), do disco Piano Brasileiro a 4 Mãos - 1977 do Duo Kaplan-Parente;
Dança da graúna, interpretada a 4 mãos pelo Duo Pianístico de São Paulo (Sylvia Maltese e Marlys Lopes Gatto)
Concerto para piano e orquestra interpretada pela Orquestra da Universidade Federal da Paraíba sob a regência do Maestro Carlos Anísio com Fernando Müller ao piano.
O podcast Memórias Sonoras é uma produção da MEMUS PB em parceria com os projetos Memória Sonora João Pessoa e Web Rádio Porto do Capim.