
Se você está anunciando para todo o seu público da mesma forma, você está fazendo isso do jeito errado. Neste episódio 22 do Marketing Break vamos falar sobre tráfego frio, morno e quente.
/// TRÁFEGO FRIO, MORNO E QUENTE
Você sabia que deveria comunicar com o seu público de uma forma diferente consoante a data da sua última interação?
No gerenciador de anúncios do Facebook, você pode criar públicos personalizados com base nas interações com a sua página de Facebook e perfil do Instagram.
E isto é extraordinário porque permite que você crie diferentes públicos e os divida entre tráfego frio, morno e quente, com base na data da sua última interação.
Você concorda comigo que alguém que interagiu com um conteúdo do seu Instagram há 2 dias é diferente de alguém que interagiu com um conteúdo há 6 meses, correto?
Então porquê anunciar para essas duas pessoas da mesma forma, com o mesmo conteúdo e com o mesmo objetivo, se elas são personas diferentes?
No caso, a pessoa que interagiu há 2 dias está claramente no público quente, enquanto alguém que interagiu com uma publicação sua há 6 meses, está no tráfego frio.
/// PÚBLICOS PERSONALIZADOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM
Você pode e deve criar múltiplos públicos personalizados com base em diferentes janelas temporais e isso ajudará a definir quais são tráfego frio, morno e quente. Vamos lá:
Primeiro criamos um público personalizado de pessoas que interagiram com o seu perfil no Instagram nos últimos 7 dias;
Depois um público personalizado dos últimos 15 dias;
Outro público personalizado dos últimos 30 dias;
Outro dos últimos 90 dias;
Outro dos últimos 180 dias;
E por fim, um público personalizado dos últimos 365 dias.
Você vai ficar com um total de 6 públicos personalizados de pessoas que interagiram com o seu perfil no Instagram.
Você pode fazer o mesmo para a sua página de Facebook também e criar igualmente 6 públicos personalizados com o mesmo critério.
/// O QUE É TRÁFEGO FRIO, MORNO E QUENTE?
Agora é importante definirmos o que é tráfego frio, morno e quente.
Os dois primeiros são públicos quentes. Ou seja, o público de 7 e 15 dias entram na categoria de tráfego quente, a quem você pode apresentar os seus produtos e tentar vender mais.
Este é o público mais quente que você tem e que interagiu mais recentemente com o seu perfil ou página. A estes, você deve tentar vender através de anúncios.
Os dois públicos seguintes entram na categoria de tráfego morno. Os públicos de 30 e 90 dias são públicos a quem você deve apresentar principalmente conteúdo intercalado com venda, num rácio de 5 para 1.
Por cada 5 anúncios de conteúdo, 1 anúncio de venda. Esta regra aplica-se tanto a anúncios no Instagram e Facebook, quanto campanhas de e-mail marketing. O objetivo é reativar este público e fazê-lo interagir novamente com a sua marca.
Os dois últimos públicos entram na categoria de tráfego frio. São públicos a quem você deve apresentar apenas conteúdo e nada mais do que conteúdo.
Uma vez que estes públicos não interagem com os seus conteúdos há muitos tempo, a ideia é reativá-los e fazê-los conetarem-se novamente com a sua marca e as suas publicações.
Desta forma temos os nossos públicos organizados por tráfego frio, morno e quente e conseguimos facilmente criar estratégias de conteúdo e venda adaptadas às necessidades de cada um deles.
Desta forma você consegue servir os seus diferentes públicos de formas distintas e com bem melhores resultados. Fica a dica!