Qual a verdade mais importante do cristianismo? Qual a fala mais poderosa de Deus para nós? O que está no centro do nosso relacionamento com Deus? Uma coisa: Fomos absolvidos, não estamos mais condenados a morte por causa dos nossos pecados. Deus fez algo, Ele deu um jeito, o mais surpreendente dos jeitos, Ele escolheu Jesus para sofrer as consequências em nosso lugar e nos tornar livres.
Embora essa verdade seja poderosa, nem todo mundo sabe como a vida deve ser vivida com base nela. Por isso, nessa série "Sãos e Salvos" você ouvirá uma sequência de exposições de Romanos 8, um dos capítulos mais importantes e poderosos da Bíblia. Nessa passagem você descobrirá como não viver mais como um condenado!
Você sabe do que precisar pra namorar ou pensar em casar com alguém? Normalmente pensamos em características da pessoa que queremos, seu jeito, aparência, gostos e hobbies, porém, nós normalmente deixamos Deus de fora dessa escolha.
Mais importante do que saber "com quem" é saber "como". Para o adolescente e jovem que leva Deus a sério, existem pelo menos 3 coisas que não podem faltar num relacionamento pra que ele dê certo. Essas três coisas tem a ver com Deus e hoje eu quero te contar quais elas são.
Em algum momento todos nós somos pegos pela tristeza. Perdemos algo que gostamos, falhamos em ser o que queremos, nossas expectativas são frustradas. Nesse momento, ficamos tristes e sofremos com a tristeza. O mesmo acontece quando perdemos alguém. Seja um parente idoso, ou amigo intimo, perder alguém sempre é dolorido. O que sentimos nesses momentos é o luto.
Nós nem sempre sabemos lidar com essas emoções. Elas nos deixam "pra baixo", por vezes paralisados, sem reação. É difícil encontrar forças pra dar um próximo passo. São nesses momentos que mais precisamos que Jesus venha em nossa direção, e é isso o que Ele faz.
Nesse episódio eu conto pra você como Jesus lida com a tristeza e o luto, de que maneira ele se faz presente na vida daqueles que sofrem pela perda, o que ele tem a dizer e o que ele faz.
Se você está passando por um momento assim, certamente encontrará esperança nesse episódio. Se conhece alguém lutando com a tristeza, aqui existem verdades do evangelho que serão poderosas pra você compartilhar.
Todo mundo fica ansioso. Uns mais, uns menos. A ansiedade é, provavelmente o mal mais comum entre os jovens e adolescentes no Brasil.
Diversos fatores contribuem para ela: as redes sociais, as altas expectativas do colégio e dos pais, o desejo de se dar bem no futuro, a vontade de ser amado e de amar, além de vários outros fatores.
O problema é que quando não conseguimos mais administrar todos os problemas, sonhos e expectativas, nós "quebramos" mentalmente. A ansiedade se torna controladora e uma prisão que nos impede de se mover.
Nesse episódio da série sobre emoções, vou te apresentar um dos ensinamentos mais poderosos de Jesus sobre a ansiedade e também de sugerir uma abordagem pra lidar com essas preocupações controladoras.
Separe algo para anotar pois no final tem até uma atividade prática pra você fazer!
Por vezes as emoções que sentimos parecem nos controlar e nos conduzir a fazer o que não queremos. Ficamos irados e dizemos o que não deveria... Ficamos com medo e tomamos decisões precipitadas... Estamos estão felizes e acabamos por ignorar o sentimento dos outros a nossa volta.
É possível até que você já tenha dito: "Eu não consigo controlar minhas emoções" Se isso é verdade sobre você, nesse episódio eu quero te mostrar que existe uma saída, uma nova maneira de lidar com suas emoções e é pelo poder de Jesus.
Emoções são complexas! Nós nunca estamos sentindo uma única coisa de uma só vez. As vezes nossas experiências emocionais são até contraditórias... Quem nunca sentiu vontade de chorar e de rir ao mesmo tempo?
Apesar de serem complexas, as emoções são compreensíveis: Elas vem do coração, impactam nosso corpo e resultam da visão que temos das coisas que experimentamos.
Nesse segundo episódio da série, vou ajudar você a entender como seu coração funciona quando o assunto são as emoções e de que maneira você pode começar a lidar com aquilo que sente!
Sentir é algo que faz parte da nossa existência, porém, nem sempre gostamos do que sentimos... Ao lidar com nossas emoções, estamos sempre sendo arrastados por duas tendências: ignorar o que sentimos ou supervalorizar nossos sentimentos.
Nossas emoções são um presente de Deus (é isso mesmo!), porém, para desfrutar delas, precisamos compreender bem o que elas são e porque elas importam.
Se você quer aprender a lidar com suas emoções ou quer ajudar alguém enfrentando dificuldades com as emoções, essa nova série do podcast é pra você!
Todo mundo tem um "jeitinho" de descobrir a vontade de Deus. Uma pessoa para perguntar, uma maneira específica de ler a Bíblia, um sentimento no coração que parece apontar para um caminho. Essas são algumas versões modernas de jeitos antigos que as pessoas nos tempos bíblicos buscavam saber a vontade de Deus para a vida delas. O problema, porém, é que vários dos métodos modernos de se "buscar descobrir a vontade de Deus" não tem nada a ver com o que Deus diz sobre a maneira que Ele se revela. Assim, o cristianismo de muitos é mais místico e exotérico do que realmente Bíblico. A busca pela vontade de Deus se parece mais com uma atitude de adivinhação do que de submissão a Palavra dEle. Quer entender melhor como isso funciona? Não perca esse episódio que é, provavelmente, o mais polêmico e desafiador dessa série!
Alguém certamente já te disse: "Deus tem um plano lindo para sua vida!". Você, porém, talvez se pergunte, "qual plano?", "como posso descobri-lo?". Essa é a tensão em que vive todo jovem e adolescente que busca a vontade de Deus. De fato, Deus tem um plano para nossa vida, porém, ele nunca prometeu que nos contaria esse plano. O que sabemos, porém, é que Deus nos dá direções claras do que fazer na Palavra dEle. Como então vivemos nesse dilema de descobrir o que Deus tem para nós no futuro, se não encontramos na Bíblia a carreira que devemos seguir, a faculdade que devemos fazer, a pessoa certa com quem devemos namorar e várias outras escolhas do tipo?
Se você quer descobrir o lindo plano de Deus pra sua vida, esse episódio é pra você! Porém, cuidado, talvez esse plano não seja bem como você pensa.
Você provavelmente já enfrentou dificuldades na vida simplesmente por ser jovem. É possível que não te levem a sério as vezes, que não considerem que você tenha algo para contribuir ou que achem que te falta muita experiência para lidar com algumas coisas... De fato, quando somos jovens, a falta de tempo na vida pode ser um inimigo do nosso serviço e ministério, porém, a juventude não deveria desqualificar ninguém para servir a Deus de forma transformadora.
O último conselho central de Paulo ao jovem Timóteo é que ninguém o despreze simplesmente por ele ser um jovem. Por isso, Paulo desafia Timóteo a se tornar um exemplo digno de ser imitado, pois, se as pessoas pudessem admirar sua vida, de modo algum o desprezariam por causa da sua juventude.
Se você deseja se tornar um jovem padrão para os fieis como Timóteo, nesse episódio eu compartilho cinco áreas da vida que você deve investir!
Essa é a terceira e última mensagem pregada no congresso GRAVIDADE ZERO da PV Piauí, realizado na Igreja Batista da Glória em Teresina.
Todo mundo sabe que cuidar da saúde e do corpo é importante. Se você quer emagrecer ou ter um shape mais definido, a academia, a dieta e os treinos terão que fazer parte da sua rotina. Mas e o crescimento na vida cristã, como ele funciona? De que maneiras podemos fazer crescer os nossos músculos espirituais? Você encontrará a resposta para essa pergunta nesse episódio!
Paulo instruiu Timóteo de que ele deveria "exercitar-se na piedade" (1Tm 4.7), isto é, crescer na sua devoção a Deus de uma maneira que todo o seu ser fosse transformado. Piedade porém, é mais do que um comportamento é uma noda disposição para com Deus que afeta a vida como um todo. Se você quer descobrir como se tornar um jovem piedoso, nesse episódio eu quero te dar dicas bem práticas sobre como investir na sua vida cristã e malhar os seus "músculos espirituais".
Essa é segunda mensagem pregada no congresso "GRAVIDADE ZERO" da PV Piauí na igreja Batista da Glória em Teresina
Todo mundo tem uma opinião sobre tudo e tudo bem. O problema é que alguns desejam ser mestres dos outros e realmente ditar aquilo que deve ser crido e vivido quando, na verdade, não entendem do que estão falando. Ao propagarem seus ensinos, corrompem pessoas que sabem pouco e assim influenciam pro mal os outros.
Essa padrão não é novo e existe desde os tempos do Apóstolo Paulo. É por isso que Timóteo deveria tomar cuidado com as pessoas que ele dava ouvidos e até silenciar tais pessoas a fim de proteger a igreja que ele cuidava.
Assim como Timóteo, nós precisamos aprender com Paulo a identificar os "influencers de Satanás" e não dar ouvidos aos ensinos deles, sabendo que o elitismo espiritual e o legalismo que eles propõem são contrários ao que recebemos em Jesus, o evangelho!
Essa é a primeira mensagem pregada no congresso GRAVIDADE ZERO da PV Piauí, realizado na Igreja Batista da Glória em Teresina.
Se você quer entender mais sobre a sua sexualidade e deseja ouvir o que Deus tem a dizer, esse episódio é pra você!
Quando o assunto é a nossa sexualidade, confusão e desinformação se misturam com a bagunça das experiências e a opinião popular. É comum pensarmos que as decisões que tomamos em relação a nossa sexualidade não tem consequências e também não entendermos a maneira como a imoralidade sexual funciona. As vezes você achamos que os desejos, pensamentos e ações relacionados a nossa sexualidade não são tão ruins assim ou podem passar despercebidos. As vezes você se sente perdido em meio ao bombardeio sexual que sofremos e de repente se vê atingido. É por isso que Salomão se preocupou em instruir seu filho sobre a maneira correta de lidar com a sua sexualidade. Ele quer dar pra ele uma sabedoria sexual. Nós também precisamos dessa sabedoria sexual para vivermos num mundo de loucura imoral. Essa sabedoria sexual nos dá a consciência da consequência e a visão do perigo.
Quão longe é muito longe? Essa é a pergunta que as pessoas que colocam sua vida em risco insistem em responder. Você certamente já viu fotos e vídeos de pessoas que se deram mal na vida por não respeitarem e amarem os limites que nos trazem segurança. Quando o assunto é namoro e noivado, ter limites é essencial, especialmente pra que não roubemos para o namoro aquilo que pertence somente ao casamento.
Nesse episódio daremos continuidade a nossa conversa a respeito do propósito de Deus para o sexo e veremos que a maneira como usamos e expressamos a nossa sexualidade no namoro e no noivado não é uma zona cinza ou cheia de relativismos, mas que Deus tem instruções diretas a respeito de como desejamos e nos comportamos sexualmente antes do casamento.
Se você tem dúvidas e quer ouvir um papo franco sobre o assunto, esse episódio é pra você!
Na nossa cultura jovem global, quase tudo tem a ver com sexo: nossas músicas falam sobre sexo; nossas séries e filmes fazem do sexo um elemento central e importante para a trama; pessoas brigam por causa de sexo; homens e mulheres fazem loucuras por sexo; alguns até são viciados em sexo. Essa realidade simplesmente demonstra que o desejo sexual é um dos principais impulsos da vontade humana ao longo da história. Porém, ela também é resultado de Deus ter nos feito "seres sexuais". Sexo faz parte da nossa identidade, de como vivemos e de como continuamos a existir. Isso mostra inclusive que Deus se importa com sexo, pois ele foi o seu criador.
Mas a pergunta que não quer calar é: Porque Deus nos fez seres sexuais? Certamente Deus não nos fez seres sexuais somente por causa da reprodução, pois existiam outros meios... Se fomos criados dessa maneira, então, sexo não tem a ver somente conosco, mas tem que ter a ver com Deus!
No episódio de hoje eu quero te mostrar que sexo e o Evangelho do Senhor Jesus tem tudo a ver e que quando entendemos essa conexão, nossa sexualidade ganha um novo sentido!
"Com quem será? Com quem será que o Pedrinho vai casar?" Se você já fez aniversário com os amigos e os tios presentes, já passou por esse momento constrangedor de cantarem a infame musiquinha constrangedora na hora do parabéns. Essa música, porém, por mais constrangedora que seja, ela revela um anseio real do coração de quase todo jovem e adolescente: "Quem é a pessoa certa pra mim?" ou melhor, "como saber a vontade de Deus pra minha vida e, especialmente pro meu namoro noivado e casamento?".
Pois bem, se essa é a sua pergunta, neste episódio eu quero te mostrar que a Bíblia fala claramente sobre a vontade de Deus e quero te desafiar a abandonar algumas perspectivas "místicas" sobre esse conceito e abraçar aquilo que Jesus deixou bem claro. Talvez hoje você descubra que possui mais liberdade do que imaginava pra escolher, e verá que isso, na verdade, é algo bom!
De onde nascem os Bebês? quando criança você já deve ter se feito essa pergunta alguma vez... depois que crescemos e aprendemos biologia, nós temos a resposta para essa pergunta. Porém, uma pergunta que talvez você ainda se faz é: "de onde nascem os casamentos?" Ao longo da história os casamentos surgem das mais diversas formas, e o namoro como uma etapa de preparação é uma invenção cultural um tanto quanto moderna.
Nesse terceiro episódio, você ouvirá um panorama da cultura do namoro que permeia a juventude global, e perceberá que por muitas vezes, o namoro toma pra si aquilo que é próprio do casamento, e se torna um impostor daquilo que Deus criou para representar o nosso relacionamento intimo um com o outro e de ambos com Jesus Cristo.