Estamos às vésperas da COP 30 e o Las Niñas mergulha no clima de expectativa que já toma conta de Belém. Natalie Unterstell e Carol Prolo explicam os principais temas que vão guiar as negociações, analisam os novos dados sobre emissões de gases de efeito estufa no Brasil, comentam o acordo climático recém-fechado pela União Europeia e destrincham como funciona a “Agenda de Ação” da COP. Para completar, apresentam a wishlist do Las Niñas para a conferência.
E o nosso Clube Las Niñas segue aberto! Acesse: https://apoia.se/lasninaspodcast
Neste episódio, Natalie Unterstell e Carol Prolo conversam com a advogada e pesquisadora Brenda Brito, uma das vozes mais influentes na defesa da Amazônia. Diretora e pesquisadora do Imazon há duas décadas, Brenda explica por que a regularização fundiária continua sendo o maior nó da região, analisa as possibilidades de uma economia amazônica de baixo carbono e compartilha as expectativas para a COP30, em Belém.
E o nosso Clube Las Niñas segue aberto! Acesse: https://apoia.se/lasninaspodcast
Conheça 1.5 grado, o podcast em espanhol que faz a cobertura da COP: https://transforma.global/1-5-grados
No episódio de hoje, Natalie Unterstell e Carol Prolo recebem o jovem ativista colombiano Francisco Vera, uma das vozes mais potentes da nova geração na defesa do clima e dos direitos das crianças. Aos 16 anos, fundador do movimento Guardianes por la Vida e embaixador da boa vontade da União Europeia para o meio ambiente, Francisco fala sobre o início do seu ativismo, a força da eco-esperança e defende que direitos humanos e ativismo climático caminham juntos.
E o nosso Clube Las Niñas segue aberto! Acesse: https://apoia.se/lasninaspodcast
Nesta edição especial, Natalie Unterstell e Carol Prolo conversam com Christiana Figueres, ex-chefe do Clima da ONU e uma das principais arquitetas do Acordo de Paris. Ela fala sobre suas expectativas para a COP30 em Belém, a urgência de uma transição justa e definitiva para longe dos combustíveis fósseis e o poder do otimismo teimoso, sua filosofia de vida.
Neste episódio, Natalie Unterstell e Carol Prolo analisam os bastidores da Pré-COP em Brasília, marcada pelas discussões sobre financiamento para o clima e pelas negociações sobre o “Baku-Belém Roadmap”. Elas comentam ainda o novo relatório da ONU sobre o desmatamento, o estudo da IRENA sobre as metas de energia renovável e a pesquisa do Datafolha que mostra a rejeição da maioria dos brasileiros à exploração de petróleo na Foz do Amazonas. No fervo, o andamento do PL da Devastação.
E o nosso Clube Las Niñas segue aberto! Acesse: https://apoia.se/lasninaspodcast
Links e referências citados:
Entrevista com Evans Njewa:
https://backchannel1.substack.com/p/evans-njewa-q-and-a-what-the-least
Relatório do IRENA:
Pesquisa do Datafolha:
Faltam 30 dias pra Conferência do Clima em Belém, no Pará. E o clima — político, diplomático e atmosférico — já está fervendo. Lula liga pra Trump, a energia renovável ultrapassa o carvão pela primeira vez na história e o Congresso promete votar o PL do Licenciamento Ambiental em plena Pré-COP.
E o nosso Clube Las Niñas segue aberto! Acesse: https://apoia.se/lasninaspodcast.
Neste episódio especial, gravado juntas em estúdio, Natalie Unterstell e Carol Prolo, fazem o giro das notícias e contam o que esperar do mês decisivo antes da COP em Belém.
Links e referências citados:
Brasileiros apoiam COP 30, mas muitos ainda estão desinformados:
https://www.ipsos.com/pt-br/brasileiros-apoiam-cop-30-mas-muitos-ainda-esta-desinformados
Entrevista com André Correa do Lago, presidente da COP30:
Renováveis ultrapassam carvão na geração elétrica global:
Vídeo do Observatório do Clima sobre o retorno do PL da Licenciamento Ambiental ao Congresso como um zumbi:
Neste episódio, Natalie Unterstell e Carol Prolo comentam a escalada de pressões contra o licenciamento da Petrobras na Foz do Amazonas, os avanços da agenda fóssil no Congresso e os desafios do Brasil para se inserir nos mercados globais de carbono. Elas analisam ainda a nova meta climática da Austrália, o retrocesso dos EUA com Trump tentando ressuscitar o carvão e a censura oficial à expressão “mudança climática”. O episódio traz também os bastidores da COP30 em Belém e a geopolítica às vésperas da conferência.
Links e referências citados:
Neste episódio, Natalie Unterstell e Carol Prolo analisam as principais notícias do clima que marcaram a Assembleia Geral da ONU e o fiasco na entrega das novas NDCs, com a ausência da União Europeia e a frustração em torno das metas apresentadas pela China. Elas comentam ainda as tensões dentro do bloco europeu, os impasses nas negociações da ONU e o risco de esvaziamento do processo climático às vésperas da COP30.
Links e referências citados:
Artigo sobre Rita Lee:
Matéria sobre acordo com o governo da California:
Neste episódio, Natalie Unterstell e Carol Prolo trazem notícias sobre a recuperação da camada de ozônio, analisam o artigo de Lula no New York Times e as disputas em torno das novas metas climáticas antes da COP30. Elas comentam também a pressão na União Europeia, os anúncios esperados da China e da Austrália, os debates na ONU e os alertas vindos da África. No Brasil, o destaque é a reunião emergencial da ANEEL sobre o risco de apagões provocados pelo crescimento da energia solar.
Links e referências citados:
https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2025/09/estados-tem-obrigacoes-legais-claras-de-agir-contra-a-crise-climatica-afirma-relatora-da-onu.shtml
https://www.nytimes.com/2024/07/18/climate/susan-solomon-q-and-a.html
https://www.nytimes.com/2025/09/14/opinion/lula-da-silva-brazil-trump-bolsonaro.html
Nesse episódio, Natalie Unterstell e Carol Prolo recebem a banda Eventos Extremos. Formada por Claudio Angelo, Gustavo Faleiros e Ricardo Baitelo – três nomes marcantes do jornalismo e da agenda climática que também se encontram no rock’n’roll. A conversa vai da criação da banda ao humor como forma de encarar o apocalipse climático, passando por memórias de COPs, os desafios da comunicação ambiental e, claro, sobre música também.
Apoie a campanha da banda, para levantar fundos para o lançamento do seu primeiro disco, com dois shows gratuitos durante a COP30:
https://benfeitoria.com/projeto/eventos-extremos-o-disco-21i0
Neste episódio, Natalie Unterstell — direto da African Climate Week — e Carol Prolo fazem um giro pelas notícias do mundo do clima: o estudo que mostra como ondas de calor extremo aceleram o envelhecimento biológico, a volta da La Niña e a pressão dos EUA sobre a Agência Internacional de Energia.
No Brasil, o fervo fica por conta das manobras do Congresso para driblar os vetos ao PL do Licenciamento Ambiental e do embate entre o plano de descarbonização do governo e o setor agropecuário.
Links e referências citados:
Artigo sobre envelhecimento biológico causado pela crise climática:
https://www.wired.com/story/your-body-ages-faster-because-of-extreme-heat/
Sétima carta da Presidência da COP:
No episódio desta semana, Carol Prolo e Natalie Unterstell exploram histórias de coragem em meio à crise climática. De Vanuatu, arquipélago do Pacífico que levou sua luta à Corte Internacional de Justiça, aos aprendizados da entrevista com Al Gore. A conversa explora ainda a nova carta da presidência da COP30, o impasse nas negociações do tratado global contra a poluição plástica e a decisão da juíza Rafaela Rosa, que suspendeu a operação da usina de Candiota (RS). No Fervo, as idas e vindas da Moratória da Soja e seus efeitos no combate ao desmatamento.
Links e referências citados:
Carta da Presidência da COP:
Decisão da Juíza Rafaela Rosa:
Neste episódio especial, Carol Prollo e Natalie Unterstell conversam com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Nobel da Paz de 2007, Al Gore, que esteve no Brasil para participar do evento Climate Reality Brasil 2025, no Rio de Janeiro. Gore compartilha sua esperança de que, com ações e mobilização, podemos evitar os piores cenários da crise climática, destacando que “há motivos para otimismo se agirmos agora”. Ele enfatiza que transformar o medo em motivação é fundamental e ressalta o papel da liderança global e da educação na aceleração de mudanças concretas. Uma verdadeira lição de esperança fundamentada na urgência de nossas ações.
No episódio desta semana, Carol Prolo e Natalie Unterstell exploram como a diplomacia climática pode se direcionar para um futuro inspirado em saberes ancestrais. Entre a nova carta da presidência da COP30, que propõe Belém como um “rito de passagem” para um modelo sustentável, e um estudo que revela a queda drástica da conexão humana com a natureza, a conversa aborda dados recentes sobre desmatamento, queimadas e a ascensão das energias renováveis no mundo. No Fervo, os bastidores da disputa em torno do PL do Licenciamento Ambiental e as movimentações da Petrobras na Foz do Amazonas. E, claro, um Refresco para inspirar novas abordagens na luta contra a crise climática.
Links e referências citados:
Artigo “In the battle for the story, silence isn’t neutral”, de Hoda Baraka:
Quinta carta da presidência da COP30:
Livro “O colibri”, de Sandro Veronesi:
Neste episódio, Carol e Natalie conversam com Lucas Nassar, arquiteto e urbanista do Laboratório da Cidade, uma iniciativa de Belém do Pará que repensa o espaço urbano levando em consideração a justiça territorial e a adaptação climática. A partir da realidade da futura sede da COP30, o episódio aborda os desafios de planejar cidades amazônicas diante das mudanças climáticas, a dificuldade de engajar profissionais e políticos locais e o que precisa mudar em termos de legislação, infraestrutura e prioridades urbanas. Lucas também compartilha suas expectativas para a COP30, destacando o que espera do legado real para quem vive na Amazônia.
Links e referências citados:
Artigo “Precisamos falar sobre os preços de hospedagem e o risco real de fatiarem a COP de Belém”, de Lucas Nassar:
Livro “Como salvar a Amazônia: uma busca mortal por respostas”, de Dom Phillips:
Neste episódio, Carol Prolo e Natalie Unterstell analisam um parecer jurídico da Corte Internacional de Justiça que reforça o dever legal dos países de prevenir os danos causados pelas mudanças climáticas, a migração planejada de Tuvalu por causa do aumento do nível do mar, a pressão da ONU para que IA funcione com energia 100% renovável até 2030, além da disputa por minerais estratégicos entre Brasil e EUA e as mudanças no licenciamento ambiental brasileiro. Mostrando como o futuro do clima se decide agora, entre avanços jurídicos, tecnológicos e políticos, com esperança e urgência.
Links e referências citados:
Decisão da Corte Internacional de Justiça sobre dever legal dos países:
https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2025/07/paises-tem-dever-de-prevenir-danos-ao-clima-diz-corte-internacional-de-justica.shtml
Migração planejada de Tuvalu:
https://wired.com/story/the-first-planned-migration-of-an-entire-country-is-underway/
ONU pede que IA opere com 100% de energia renovável até 2030:
https://www.latimes.com/environment/story/2025-07-30/ai-should-run-on-100-renewable-energy-by-2030-un-chief-says
Minerais críticos e a disputa Brasil x EUA:
https://climainfo.org.br/2025/07/27/a-tarifa-trump-os-minerais-criticos-e-o-desenvolvimento-industrial-do-brasil/
Nova norma do Ibama sobre clima no licenciamento ambiental:
https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2025/07/ibama-quer-exigir-acoes-sobre-mudancas-climaticas-em-processos-de-licenciamento-ambiental.shtml
Neste episódio, Carol e Natalie recebem Tamara Klink, velejadora e escritora que cruzou o Atlântico sozinha e enfrentou uma invernagem solo no Ártico. Ela fala sobre os impactos da crise climática nos oceanos, suas experiências navegando mares cada vez mais quentes e a preparação para a viagem ao Ártico, além de compartilhar reflexões sobre futuro e esperança em meio às mudanças climáticas.
Links e referências citados:
Artigo na revista The New Yorker: “Is there still time to be hopeful about the climate?“:
https://www.newyorker.com/news/the-lede/is-there-still-time-to-be-hopeful-about-the-climate
Livro “Abrandar ou morrer”, de Timothée Parrique:
Neste episódio, Carol e Natalie conversam com Rafaela Rosa, juíza federal e especialista em direito ambiental, que explica a importância de reconhecer o dano climático como uma questão reparável. Ela fala sobre como as emissões de gases de efeito estufa causam um impacto global que exige ações concretas de justiça climática, e reforça a necessidade de responsabilizar quem causa o dano e promover reparações.
Nesse episódio especial, Natalie e Carol se juntam à Paulina Chamorro, do Vozes do Planeta, para discutir um tema urgente e importante: o PL da Devastação.
Juntas elas explicam o que está por trás do projeto de lei que pode comprometer décadas de avanços na proteção ambiental no Brasil. Afinal, por que esse PL é tão preocupante? Quais os impactos para as florestas, comunidades e o clima? E qual é a urgência de barrá-lo? Um episódio essencial para entender os riscos de retrocessos nas leis ambientais e como a sociedade pode se mobilizar.
Neste episódio, Natalie e Carol comentam os destaques da semana na política climática, com direito a decisões históricas e polêmicas. Teve enchente devastadora no Texas, declaração na Cúpula dos BRICS e uma decisão inédita da Corte Interamericana de Direitos Humanos, reconhecendo a obrigação dos países de evitar danos climáticos. No Brasil, a nova campanha da Petrobras, estrelada por Camila Pitanga, acendeu o debate sobre greenwashing e transição energética.E o refresco vem com dicas para se conectar com a natureza, e uma palestra recente com o ambientalista Al Gore.
Links e referências citados:
Elas na Trilha:
TED Talk com Al Gore:
https://www.ted.com/talks/al_gore_why_climate_action_is_unstoppable_and_climate_realism_is_a_myth
Artigo sobre decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos:
Artigo sobre as falhas do sistema de alerta e as enchentes no Texas: