
Neste episódio especial do Jungcast, João Ereiras Vedor em aula do curso de especialização em psicoterapia junguiana, pelo Jungian Clinical Institute e pela Academia Internacional de Psicologia Analítica, mergulhou nas profundezas da psique humana através da lente da literatura clássica e da análise junguiana. Explorando a emblemática história de "Dr. Jekyll and Mr. Hyde", João discute como a poção usada pelo Dr. Jekyll não é apenas um meio de transformação física, mas simbolicamente representa um portal para o contato com a sombra, a parte reprimida e desconhecida da nossa identidade. Esta análise serve de ponte para uma discussão mais ampla sobre o papel das substâncias, com foco na cannabis, e o seu impacto no aumento da sombra em jovens, influenciando o desenvolvimento psicológico e a interação com o inconsciente.
Avançando, o episódio aborda a obra-prima de Goethe, "Fausto", analisando a função psicológica do pensamento de Fausto e como isso amplia a sombra sobre a função do sentimento. João destaca como Mefistófeles, percebendo essa vulnerabilidade, usa-a para seduzir Fausto, numa representação fascinante da eterna luta entre luz e escuridão dentro de nós.
Esperamos que possam desfrutar do corte da aula gratuitamente disponibilizado para vós através das nossas plataformas de streaming.
Para mais informações podem visitar os seguintes sites: