
João Denys é dramaturgo encenador, cenógrafo, figurinista, maquiador e iluminador.
É professor e pesquisador aposentado do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Possui graduação em Comunicação Visual pela UFPE (1981) e mestrado em Teoria da Literatura pela UFPE (2000).
Sua dissertação "Um teatro da morte: transfiguração poética do Bumba-meu-boi e desvelamento sociocultural na dramaturgia de Joaquim Cardozo" foi agraciada com o Prêmio Jordão Emerenciano, de Ensaio, do Conselho Municipal de Cultura da cidade do Recife em 2002, sendo publicada no ano seguinte, com o mesmo título.
Tem publicada, ainda, a Trilogia do Seridó, que consta das peças Deus danado (1993), Flores D'América (2005) e A pedra do navio (1979), em edições separadas.
Suas encenações mais recentes são O funâmbulo, de Jean Genet (2005), O canto do teatro brasileiro, de sua autoria (2005), Encruzilhada Hamlet, de sua autoria (2009) e Os fuzis da senhora Carrar, de Bertolt Brecht (2010).
Tem experiência na área de artes com ênfase em Teatro, Dramaturgia, Encenação e Artes visuais do espetáculo, atuando sobretudo nos seguintes temas: Literatura e cultura, Dramaturgia brasileira, Teatro em Pernambuco, Bumba-meu-boi, Morte e Teatro, Interpretação e Direção teatrais, Cenografia, Iluminação cênica, Pedagogia do teatro, Metodologias da pesquisa em teatro.
Seu foco de pesquisa no último decênio tem sido a dramaturgia de Joaquim Cardozo e a dramaturgia de Hermilo Borba Filho. Atualmente desenvolve pesquisa em Processos de criação dramatúrgica e Composição de textos teatrais.
*
Incentivo: Lei Aldir Blanc Pernambuco
Edição de áudio e vídeo: Coquetel Criativo
Direção e produção: Leonardo Lopes
Assessoria de imprensa: Helena Portilho
Marketing: Érico Souza
*
Siga nossas redes sociais:
Instagram: @jardimeletricopodcast
Twitter: @jardimeletricop
Apoia-se: https://apoia.se/jardimeletricopodcast
Telegram: https://t.me/jardimeletrico_podcast
https://linktr.ee/JardimEletricoPodcast