
Muitas pessoas acreditam que Deus é real e que Deus as ama, e ainda assim, essas pessoas são tão egoístas, tão confusas e tão ansiosas quanto todas as outras, mas a crença no Deus bíblico deve fazer uma grande diferença na maneira como vivemos. Essa crença deve tornar as pessoas mais seguras, mais felizes e mais humildes. Todavia não é isso o que acontece em muitos casos. As crenças devem ser transformadas em caráter mudado por meio de práticas cristãs ou disciplinas espirituais. Existem certas coisas das quais devemos participar e fazer se queremos que nossas crenças realmente produzam vidas transformadas.
Em Romanos 12, Paulo nos apresenta um conjunto de práticas amorosas que auxiliam a construir uma comunidade que agrada a Deus. Olha só:
1. Amem as pessoas sem fingimento (v. 9): expondo críticas de forma honesta e exortando
2. Odeiem tudo que é mau e se apeguem firmemente ao que é bom (v. 9): Odiando aquilo que faz mal ao relacionamento entre os crentes e amando tudo que promove a união.
3. Amem-se com amor fraternal (v. 10): faça tudo o que estiver ao seu alcance para se dedicar aos outros.
4. Tenham prazer em honrar uns aos outros (v. 10): considerando os outros superiores a nós mesmos.
5. Jamais sejam preguiçosos, mas trabalhem com dedicação e sirvam ao Senhor com entusiasmo (v. 11): Usando tudo o que temos para servir aqueles à nossa volta, mantendo o ânimo mesmo em situações adversas.
6. Alegrem-se em nossa esperança. Sejam pacientes nas dificuldades e não parem de orar (v. 12): Apegue-se às promessas que Deus faz na Bíblia, não pare de orar e seja paciente.
7. Quando membros do povo santo passarem por necessidade, ajudem com prontidão. Estejam sempre dispostos a praticar a hospitalidade (v. 13): Seja pronto em ajudar, receber e visitar as pessoas.
8. Abençoem aqueles que os perseguem. Não os amaldiçoem, mas orem para que Deus os abençoe (v. 14): Quando descobrimos que alguém dentro da igreja está nos perseguindo de alguma forma, peça genuinamente que Deus abençoe esta pessoa.
9. Nunca paguem o mal com o mal. Pensem sempre em fazer o que é melhor aos olhos de todos (v. 17).
10. Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram (v. 15): Lembre-se de que o oposto de se alegrar é ser cheio de inveja e o oposto de chorar é ter prazer no sofrimento do outro.
11. Vivam em harmonia uns com os outros. Não sejam orgulhosos, mas tenham amizade com gente de condição humilde (v. 16): Para viver em harmonia é preciso que seja banida toda e qualquer manifestação de orgulho pecaminoso.
12. E não pensem que sabem tudo (v. 18): Não julgue que você sabe de tudo.
13. No que depender de vocês, vivam em paz com todo (v. 18): Suas ações com a igreja têm refletido o que foi exposto acima?
Devemos buscar cumprir todas essas coisas porque somos o corpo de Cristo. Somos a família de Deus comprada com seu sangue. Se não enxergamos isso, jamais conseguiremos cumprir essas orientações que vimos hoje. Cristo é a o combustível que nos mantém unidos e em harmonia apesar dos nossos pecados. Por causa das misericórdias de Deus que nos colocou em sua família, devemos viver em harmonia e em paz para que o mundo veja Jesus.