"Não vamos desistir do Brasil". A frase, proferida pelo ex-governador de Pernambuco e então candidato Eduardo Campos, na eleição presidencial de 2014, foi repetida pelo e presidente da Academia Pernambucana de Ciências, Anderson Gomes. Cientista e professor da UFPE, Gomes participou do programa InterD - ciência e cultura, veiculado em 3 de setembro de 2025, às 20h, na Universitária FM do Recife e nas principais plataformas de streaming.
Na conversa com o músico, jornalista e pesquisador AD Luna, ele recordou que sua motivação inicial não foi a ciência, mas a docência, inspirada em sua mãe professora. “Eu não tive aquela história de olhar para a ciência desde cedo, porque não tive essa oportunidade. Descobri que havia uma carência de professores de física e segui por esse caminho”, conta.
Durante a licenciatura em Física, teve contato com laboratórios e iniciação científica, caminho que o levou ao mestrado, doutorado no exterior e ao retorno ao Brasil no fim dos anos 1980, quando consolidou sua trajetória científica.
Hoje, Gomes divide seu tempo entre a pós-graduação na UFPE e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGE), onde atua em projetos nacionais de ciência, tecnologia e inovação. Na presidência da Academia Pernambucana de Ciências, reforça o compromisso de aproximar a ciência da sociedade e combater a desinformação.
“Nosso papel é mostrar que ciência está em tudo: do celular ao meio ambiente, da biodiversidade às tecnologias do cotidiano.” Ele defende a valorização dos professores, a interdisciplinaridade e a construção de políticas de Estado que garantam o futuro da ciência no Brasil.
Leia a versão em texto:
Visite o site: www.interd.net.br
Sobre o InterDInspirado na conexão entre arte e ciência, que influenciou cientistas e também se deixou inspirar pelo universo científico –, nasceu o
InterD – ciência e cultura. O projeto integra mídias escrita e audiovisual (site, rádio e vídeo) e aborda temas de divulgação científica, saúde e cultura.
Na rádio, o programa vai ao ar todas as quartas, às 20h, na Rádio Universitária FM do Recife e nas principais plataformas digitais (Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music, Google Podcasts, YouTube, entre outras). Os(as) convidados(as) participam de entrevistas e indicam músicas relacionadas aos temas discutidos.
No site, são publicados textos, entrevistas, reportagens e versões escritas das edições da rádio, além de áudios integrais e conteúdos em vídeo.
Visite:
www.interd.net.brO InterD é uma produção da InterD Comunicação
@interdcomunica