
Na 12ª edição do Intelecto Geral, conversamos com Gabriel de Siqueira Gil, que é mestre em Estudo Latino-Americanos pela Unila (Universidade Federal Latino-Americana) e doutorando em Economia Política Mundial pela UFABC (Universidade Federal do ABC), e com María Noel Hirschfeld, que é mestre em biologia pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e doutoranda em Ecologia pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Ambos assinam um artigo intitulado “Extrativismo Hi-Tech e Expansão Capitalista no Século XXI: uma breve contribuição para crítica latino-americana na era do colonialismo de dados”.
O artigo também consta como um dos capítulos do livro “Tecnologia e Desenvolvimento nas Américas – volume 6”, organizado pelo pesquisador líder do NETS, Edemilson Paraná, juntamente com Ricardo Kaminski.
Na entrevista, debatemos sobre o papel dos dados na sociedade de hoje, os conceitos de colonialismo de dados, extrativismo hi-tech e uberização, além de problematizar a posição dos países da América Latina nesse contexto.