O leite materno é o melhor alimento para o bebê. É recomendado exclusivamente até os seis meses de idade e em conjunto com outros alimentos até os dois anos. Todas essas informações são de amplo conhecimento, mas o que muitas vezes não fica claro é que, mesmo sendo algo natural, não significa que não surgirão dificuldades. E elas podem ser das mais variadas. Entenda mais sobre o tema na roda de conversa com as participantes do grupo "Mulheres Apoiando Mulheres na Amamentação", que oferecem consultoria on-line gratuita sobre amamentação e alimentação infantil.
Um dos maiores pontos de atenção em relação à covid-19 é o surgimento de variantes, pela possibilidade de gerarem reinfecção em quem já teve a doença ou possivelmente serem resistentes às vacinas. Para acompanhar essa situação, a vigilância genômica da covid-19 é essencial, sendo responsável por identificar novas variantes em circulação. Confira o bate papo com João Felipe Bezerra, pesquisador da Universidade Federal da Paraíba, que atua em projeto pioneiro de vigilância genômica.
A vacina contra a covid-19 começou a ser aplicada no Brasil neste início de 2021 e, ao mesmo tempo em que representa a esperança da volta ao normal, também traz muitas dúvidas e exige que os cuidados para prevenção da covid-19 continuem. Confira o bate papo com o médico infectologista da Fiocruz, Marcellus Dias da Costa, sobre a tão esperada vacina!
A cidade do Rio de Janeiro tem se destacado na vacinação contra a covid-19 no país. A rapidez e organização desta campanha, que já é histórica, tem muita ligação com a ampla rede de Atenção Primária do município. Para falar um pouco sobre esse momento, a Ana Luiza Caldas, subsecretária de de Promoção, Atenção Primária e Vigilância da cidade, participou deste episódio, compartilhando a experiência da gestão.
O momento de adoecimento, historicamente, sempre representou um período em que recebemos mais cuidado e atenção. Temos mais pessoas próximas. Essa lógica foi invertida com a pandemia de covid-19. Ao adoecer, a pessoa ficará só. Isolada. Isso afeta a todos, incluindo os profissionais de saúde, que, com todos os medos e incertezas desse período, precisam se reinventar para manter a humanização e acolhimento nessa nova forma de atendimento.
Conheça iniciativas práticas e simples de replicar utilizadas na USF Vida Nova, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Neste episódio do Inovou, conversamos com a Vanessa Mueller, que é supervisora técnica da unidade e compartilhou um pouco do dia a dia adaptado ao novo normal.
Conheça o projeto de Planificação de Atenção em Saúde, uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) para qualificar o atendimento no SUS, em especial na Atenção Primária. Nesse bate papo com a assessora técnica do CONASS, Maria José de Oliveira, debatemos também os desafios de comunicação para efetivamente chegar até o usuário e provocar mudanças de comportamento.
Já parou para pensar que uma simples ida ao banheiro ou chamarem seu nome num consultório pode se tornar um desafio? Essa é a realidade que transexuais enfrentam todo dia, inclusive no Sistema Único de Saúde. Confira o bate papo entre Rafael Barros, agente de equidade na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, e a psicóloga, Daniela Murta, para entender mais sobre como o sistema pode e deve se adaptar para atender a todos da forma que foi idealizado.
Você é doador de sangue? Como se tornou? Com certeza isso ocorreu devido a uma das muitas estratégias de algum hemocentro, que trabalham se renovando constantemente, usando a criatividade para conseguir novos doadores e manter os estoques de hospitais abastecidos. Conversamos com o diretor do Hemorio, Luiz Amorim, sobre o histórico de doação de sangue e as iniciativas inovadoras que implantaram para alcançar mais pessoas, especialmente com a pandemia de Covid-19.
Incentivar e garantir os meios para uma vida equilibrada e saudável é um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde, que atua, não apenas no tratamento de doenças, mas também na prevenção delas, por meio da política de promoção da saúde. Neste episódio, conversamos com a coordenadora de Vigilância e Promoção da Saúde na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Eralda Ferreira, sobre as possibilidades e obstáculos, além de mudanças ocorridas devido a pandemia de coronavírus.
Sabe aquela história de combater fogo com fogo? É sobre isso que vamos falar hoje, mas trocando fogo por mosquitos. Confira o bate papo sobre o World Mosquito Program, que solta mosquitos com a bactéria wolbachia na natureza para se reproduzirem com os Aedes aegypti locais. Os convidados do programa foram Luciano Moreira, líder do Método Wolbachia no Brasil e pesquisador da Fiocruz, e a Betina Durovni, líder de epidemiologia do Método Wolbachia. Conheça esse método inovador de combate às arboviroses.
Encerrando o especial sobre formação na Atenção Primária à Saúde, o podcast Inovou recebeu a convidada Ana Luiza Machado, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família do município de Campo Grande, para falar um pouco sobre o impacto dessa modalidade de residência na qualidade do atendimento.
No primeiro episódio de um especial sobre residência na Atenção Primária à Saúde, conversamos com o coordenador de residência médica pelo Laboratório INOVAAPS e de residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Andre Lopes, para analisar a formação de médicos dessa especialidade e como são essenciais para o SUS.
O parto deve ser um dos momentos mais lindos da vida de uma mulher, mas, infelizmente, muitas vezes é marcado pela violência obstétrica, com procedimentos não recomendados ou agressões psicológicas. Para evitar isso, é necessário informar mães, pais e profissionais para se prepararem e denunciarem tais práticas. Na conversa com a enfermeira, especializada em obstetrícia e gestora em Saúde da Família, Paula Carneiro, debatemos os números no país e como combater essa violência.
Nesse episódio, recebemos o médico de família e gestor em Saúde, José Carlos Prado Junior, para explicar um pouco sobre as novas tecnologias de cuidado que estão surgindo, em especial os desafios da telemedicina e a busca pelo equilíbrio entre o moderno e o tradicional.
O incentivo ao aleitamento materno envolve entender a realidade de cada mãe e a Atenção Primária tem papel essencial nesse acompanhamento. Em conversa com a enfermeira especializada em Saúde da Família e consultora de amamentação, Anna Paulla Guimaraes, destacamos como cada pessoa pode fazer a sua parte para garantir o aleitamento para as crianças brasileiras.
A Unidade de Saúde da Família Moreninha, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, recebia muitas críticas para o acesso aos seus serviços, com uma agenda fechada e de difícil marcação. Hoje, no entanto, tem recebido elogios e aumentou em 400% o número de atendimentos! Entenda o que mudou em uma conversa com a supervisora técnica da unidade, Jacqueline Carvalho.
Daniel Soranz, o coordenador do Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde, explica sobre o trabalho do projeto em Campo Grande, abordando as principais ações em residência em Saúde da Família, teleinfectologia, pesquisas de opinião e muito mais! Veja como é possível replicar tecnologias de forma acessível e sustentável.
A pandemia de coronavírus envolve todo o sistema de saúde de uma cidade e a estratégia para tratamento vai muito além de UTIs e hospitais de campanha. Conheça o trabalho feito em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde foi montado um polo de atendimento exclusivo de Covid-19 e um serviço de telessaúde. O convidado do programa foi Raphael Costa, enfermeiro responsável pelo polo.