A inteligência artificial (IA) não é assunto apenas do mundo corporativo: hoje, é um dos assuntos mais debatidos no mundo por causa dos seus mais diversos desdobramentos para a sociedade. Afinal, quais os pontos positivos e negativos da utilização da tecnologia? Quais os limites éticos? Neste painel do Fórum Inovativos 2025, formado pelos mais variados atores da sociedade, temos um riquíssimo debate sobre o tema, incluindo as novidades como agentes de IA e até mesmo a regulação no País.
Palestra no Fórum Inovativos em 2025 com Gil Giardelli, palestrante, professor e pesquisador. Ele aborda o início da chamada era da pós-inovação com a inclusão da inteligência artificial.
Ricardo Barboza, head de pesquisa econômica do Nubank, fala dos benefícios gerados pelas fintechs para o consumidor brasileiro, tais como taxas de juros mais baixas e inclusão financeira.
Em meio a intensa transformação digital das empresas, inovar virou elemento imprescindível para qualquer empresa que queira sobreviver em meio a forte concorrência do atual mercado. Neste painel do fórum Inovativos 2025, líderes de empresas, entidades e do poder público debatem a necessidade de termos sistemas internos que produzam inovação em série.
Meio de pagamento virou assunto estratégico nas empresas, especialmente aquelas que navegam no mundo digital. Atualmente, pagar é parte vital da experiência do cliente e balizador de dois caminhos possíveis: a efetivação da compra com uma boa experiência ou uma péssima experiência e o famigerado abandono do carrinho. Neste painel do Fórum Inovativos 2025, empresas discutem a importância do customer experience em payments e como construir jornadas que encantem o cliente até mesmo na hora de colocar a mão no bolso para gastar.
Esqueça NPS, PAs e outras coisas do velho relacionamento com o cliente.
O novo executivo de CX vive às voltas com uma nova rotina, que inclui desde indicadores de desempenho de inteligência artificial até a necessidade do desenvolvimento de novas habilidades. Neste painel do Fórum Inovativos 2025, acompanhe um debate sobre o futuro do customer experience - e até mesmo da profissão.
Riscos são inerentes a qualquer negócio, porém há novos desafios impostos nos últimos anos. Novas tecnologias, pressão para o negócio dar certo o mais rápido possível, as múltiplas variáveis envolvendo a ESG, entre outras questões. Neste painel do Fórum Inovativos 2025, acompanhe um bate-papo entre executivos sobre o tema e como eles estão lidando com esses temas.
No mundo competitivo dos negócios da atualidade, inovar não depende apenas de uma boa ideia. Precisamos de dados que corroborem insights ou as informações podem ser o ponto de partida da inovação. Neste painel do Fórum Inovativos 2025, acompanhe um debate sobre como construir o chamada data business com foco em inovação
No Fórum Inovativos 2025, a Inovativos conversou com Talita Lacerda, CEO e fundadora da Petlove, o maior ecossistema de pet do Brasil. Ela narra a trajetória da companhia desde a loja física até a grande transformação (digital) para um dos mais criativos e lucrativos business para animais de estimação.
Participação:Mariana Serrambana, diretora de estratégia de portfólio da Novartis
Filipe Matzembacher, diretor de serviços financeiros da C&A
Karina Buccelli , diretora de CX no Will Bank
Harold Schultz Neto, Chief AI Officer da MakeOne
Thiago Hipólito, diretor Sr. de Inovação da 99 Didi
Mediação: Mafê Luvizotto, jornalista e apresentadora da Plataforma Inovativos
Participação:- Camilo Frigo, Diretor Executivo de CX e Novos Negócios da Pague Menos - Amanda Andreone, Country Manager da Genesys- Ricardo Miras, Diretor de Experiência do Cliente da VIVO- André Pandolfi VP Comercial da AtentoMediação: - Ivan Ventura, Gerente de Conteúdo e Inteligência da plataforma Inovativos
Neste painel do quarto encontro do Clube Inovativos 2025, Ana Melo Head de DEl e HR business partner da DIAGEO, Juliana Pereira, VP de Clientes do Grupo Amil, Nelcina Tropardi, VP jurídico, corporativo, ESG, Compliance & Auditoria Interna do Grupo Carrefour Brasil, e Bianca Venturotti, CEO e fundadora da Bloom abordam o tema das boas práticas de ESG sob o ponto de vista prático dos negócios. Afinal, como verdadeiramente ganhar dinheiro com ESG? É possível ser sustentável, inclusivo e transparente com foco em resultados financeiros?
Com o crescimento acelerado de negócios cada vez mais focados em oferecer experiências aos clientes, os meios de pagamento tornaram-se fundamentais para atingir esse objetivo. Investir em soluções que tornem o pagamento quase invisível passou a ser essencial. Neste episódio, exploramos como os chamados pagamentos invisíveis - como carteiras digitais, autenticação silenciosa e transações em segundo plano - estão transformando a jornada de compra e impulsionando a performance dos negócios digitais. A conversa aborda cases reais, decisões estratégicas de líderes, desafios enfrentados pelas empresas e as principais tendências em meios de pagamento. O foco é compreender como a eliminação de barreiras na finalização da compra pode gerar vantagem competitiva e fortalecer a posição das marcas em um mercado em constante evolução.Painelistas:. Edson Lopes, CEO da FlixBus. Rodrigo Ratacasso, Senior Product Manager da RD Saúde (Raia e Drogasil). Nobil Barrera, CFO da Assist Card. Fabio Murakami, Diretor de Produtos do MagaluPay. Juliana Campos, VP de Operações da Worldpay
Mediação:
. Mafê Luvizotto, Jornalista e apresentadora da Plataforma Inovativos
No segundo encontro do Clube Inovativos 2025, painelistas discutem e mostram como a jornada de pagamento é parte fundamental a experiência de compra, sejam de negócios digitais ou presenciais. Qual é o papel do PIX nesse processo? Carteiras digitais podem ajudar? Qual é o papel do checkout?Painelistas- Alberto Fiochi - Diretor de Produtos Payments & Fraud da RAPPI- Diogo Lopes - CFO e Diretor Financeiro Operacional da Gol e Smiles- Igor Freitas - VP de Tecnologia da Cogna Educação - Thaise Hagge - Managing Director e CTO da Compra Agora- Mediação: Diego Perez - Presidente da ABFintechs#pagamentodigital #experienciadecompra #jornadadepagamento #epei #customerexperience #CX #PIX #buynowpaylater #pagamentoinvisível #meiosdepagamento
Neste episódio completo do Podcast Inovativos, mergulhamos na história e evolução do e-commerce e dos meios de pagamento no Brasil. Com a participação de grandes especialistas do setor, discutimos desde os primeiros desafios do comércio eletrônico no país até as inovações mais recentes, como o PIX e a digitalização dos pagamentos.Explore curiosidades, marcos históricos e o impacto das tecnologias que moldaram a experiência de compra online. Entenda também como a confiança dos consumidores evoluiu e como as empresas se adaptaram para superar barreiras, como a desconfiança e a falta de acesso à tecnologia.Com insights de Angela Ferrante (Enjoei), Thiago Medeiros (Worldpay), Ricardo Kaoru (ConectCar) e Fabio Itikawa (Espaçolaser), este episódio traz uma análise profunda e esclarecedora para quem quer entender como chegamos ao cenário de pagamentos digitais que conhecemos hoje.Escute agora e viaje no tempo com a gente!
Painelistas:
Alexandre Magno, CEO da Wine
Andrea Carpes, Diretora de Experiência, Operação e Produtos Digitais de Atendimento ao Cliente do Banco Itaú
Filipe Matzembacher, Diretor de Serviços Financeiros da C&A
Leonardo Fraga, VP de Tecnologia da SulAmérica Seguros
Mediação:
John Paul Lima, Diretor de Digital Learming da FIAP
O primeiro painel do Fórum abordou como as novas culturas organizacionais estão sendo moldadas em torno das demandas tecnológicas e das expectativas do mercado. Luciana Lutaif, líder de talentos e organizações da Accenture, trouxe insights sobre o papel da cultura organizacional no fomento à inovação interna e destacou a importância do intraempreendedorismo
O avanço da transformação digital nas relações de consumo está exigindo que o atendimento ao cliente evolua, especialmente na resolução de problemas complexos. Por exemplo, seria possível automatizar e resolver em segundos disputas sobre cobranças não reconhecidas em cartões de crédito? Ou como ir além de uma resposta paliativa, como a reinicialização de um modem em caso de instabilidade na internet? Será que uma inteligência artificial seria capaz de solucionar erros em processos de portabilidade financeira, que, embora seja uma operação simples, podem envolver questões como a transferência incorreta de dívidas ou taxas adicionais inesperadas - o que exige uma análise detalhada do contrato ou processo. Este painel vai debater a construção de uma gestão voltada para demandas complexas; os desafios da automação (via chat ou outros canais) de questões mais complicadas; discutir o uso de indicadores para essas demandas; examinar falhas na automação, erros de informação e seus impactos na imagem das empresas; além de abordar possíveis processos judiciais e reclamações em órgãos públicos.
Inovação digital corporativo: um panorama global
Palestrantes:
Ricardo Polisel, tech startegy lead, latin america da Accenture
Aldy Fernandes da Silva, professor da FGV
O Prêmio Inovativos busca reconhecer os principais exemplos de inovação corporativa no Brasil, premiando empresas que realmente se dedicam a deixar um legado de transformação para o país. No entanto, ele vai além de ser apenas uma premiação. O Prêmio Inovativos também gera insights valiosos sobre o cenário e os rumos da inovação no Brasil.
Um exemplo disso é a inclusão de descobertas e cases de sucesso na versão "tropicalizada" do estudo global da Accenture, O Potencial de Reinvenção com o Núcleo Digital no Brasil. Esse estudo, que ouviu mais de 1.500 empresas ao redor do mundo, conta com um recorte nacional que leva em consideração as empresas que participaram do prêmio.
Embora o lançamento oficial do estudo esteja previsto para breve, o pré-lançamento acontece aqui, durante o Fórum Inovativos 2024. Neste painel exclusivo, acompanhe um bate-papo entre Accenture e FGV, onde serão revelados insights inéditos da premiação que estarão presentes no estudo global da consultoria. É o cenário e os possíveis caminhos da inovação corporativa em um bate-papo imperdível.
Palestra de Regina Silvério, secretária adjunta de gestão da cidade de São Paulo
A cidade de São Paulo, com seus 12 milhões de habitantes, possui um Produto Interno Bruto (PIB) superior ao da grande maioria dos estados brasileiros. Levantamento de 2021 feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o PIB paulistano seria de R$ 829 bilhões, posicionando-o como a quarta maior economia do país - atrás apenas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente, segundo dados da FecomercioSP.
Em uma cidade com números tão superlativos, inovar na gestão pública é um desafio do tamanho da capital paulistana. Esse foi o ponto de partida do painel de Regina Silverio, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo, durante o Fórum Inovativos, evento que ocorreu na FGV.