
No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. No Brasil, a data marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, e simboliza a valorização da luta e da cultura negra.
A fim de refletir sobre essa data, o episódio de hoje do nosso podcast discute sobre a invisibilidade do pensamento crítico de Mulheres Negras no curso de Direito. Na oportunidade, são trazidos à tona conceitos como o de epistemicídio e racismo epistêmico, destacando as relações de poder estabelecidas no processo de produção de conhecimento.
Assim, cabe indagar: quais os reflexos do colonialismo na produção científica? É possível falar em neutralidade acadêmica? Seria a escrevivência uma ferramenta de resistência no ramo do direito?
Para trazer respostas a essas questões, convidamos para um bate-papo a Professora Cristian Souza de Sales, doutora em Literatura e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação-PPGLitCult pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens-PPGEL/UNEB.
Ficou interessado? Acesse o nosso perfil no Spotify e aperte o play!