
Trienal C – Dia daReforma – Apocalipse 14.6-7
📖 A LEITURA DE APOCALIPSE 📖
[Apocalipse significa "revelação". O livro de Apocalipse reúne as visões e profecias dadas por Deus ao apóstolo João, quando este foi condenado ao exílio na ilha de Patmos, no mar Adriático, por insistir em continuar pregando a mensagem de Jesus Cristo (Apocalipse 1.9). A perseguição aos cristãos, iniciada nos dias do Imperador Nero, que governou de 54 a 68 d.C., intensificou-se sobremaneira nos dias de Domiciano, que governou de 81 a 96 d.C. Domiciano foi o primeiro Imperador romano a se proclamar um ser divino e a exigir ser adorado como tal. É bem possível que o Apocalipse tenha sido escrito nos dias de Domiciano, trazendo uma mensagem de consolo e graça aos seguidores de Cristo: Deus reina sobre o Universo que ele criou e os que continuarem fiéis a Jesus Cristo receberão como prêmio a vida eterna (Apocalipse 2.10) e, vitoriosos, reinarão com Deus para sempre (Apocalipse 22.5). O trecho de Apocalipse escolhido para o Dia da Reforma reafirma que toda a honra, glória e louvor devem ser dados somente a Deus, o Criador e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, cujo Evangelho eterno há de alcançar pessoas do mundo inteiro.]
Apocalipse 14.6-7
"Então vi outro anjo voando muito alto, com uma mensagem eterna do evangelho para anunciar aos povos da terra, a todas as raças, tribos, línguas e nações. Ele disse com voz forte:
— Temam a Deus e louvem a sua glória, pois já chegou a hora de Deus julgar a humanidade. Adorem aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas!"
CEL REDENTOR — congregar, crescer e servir.