
As perspectivas não são nada animadoras quando olhamos para a relação entre transtornos mentais e o mercado de trabalho. Diversos estudos apontam que pelo menos 25% dos trabalhadores sofrem com problemas de saúde mental e que há um avanço consistente desse indicador.
O fato é que há alguns anos vivemos uma pandemia silenciosa de saúde mental.
Casos de depressão, ansiedade e outros aspectos da saúde mental já vinham sendo monitorados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Fórum Econômico Mundial e outros organismos internacionais. Tanto que a OMS reconheceu o burnout como uma doença ocupacional, em janeiro de 2022.
Um estudo global realizado pela Gallup aponta o ambiente tóxico como uma das principais causas do burnout. Entre as outras, estão:
Tratamento injusto
Carga de trabalho não gerenciável e excesso de trabalho
Falta de clareza nas comunicações
Falta de suporte da liderança
Pressão de tempo exacerbada
Se olharmos só essas causas é fácil perceber que ambiente é esse. Portanto, para criar uma cultura/ambiente saudável com menos risco de esgotamento, os líderes devem inicialmente direcionar seus esforços para resolver esses pontos.
Neste episódio vamos debater os gatilhos organizacionais que criam culturas tóxicas e apresentar os caminhos para desenvolver uma cultura de cuidado e acolhimento.
--
HumanaMente é um podcast sobre saúde mental e segurança psicológica no ambiente de trabalho.
No 4º episódio, o jornalista João Guilherme Brotto, jornalista e cofundador do site A Economia B, conversa com Alessandra Cavalcante, Rachel Goldgrob e Mariana Clark, psicólogas com uma sólida trajetória em posições de RH em grandes empresas e consultorias. No Brasil e no exterior.
O HumanaMente é um podcast desenvolvido por A Economia B para GoHuman e Mariana Clark.
Trilha sonora: Wax Lyricist - Indulgence