Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Society & Culture
Business
Sports
History
Fiction
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts126/v4/93/f3/a8/93f3a877-b73f-0e4e-a68a-2ed918b2b085/mza_1151143622094003676.jpg/600x600bb.jpg
Giro de Notícias GCMAIS
GCMAIS
1685 episodes
2 days ago
Podcast do Grupo Cidade de Comunicação com notícias relevantes do Ceará, do Brasil e do mundo. Siga nosso podcast para receber as atualizações.
Show more...
Daily News
News
RSS
All content for Giro de Notícias GCMAIS is the property of GCMAIS and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Podcast do Grupo Cidade de Comunicação com notícias relevantes do Ceará, do Brasil e do mundo. Siga nosso podcast para receber as atualizações.
Show more...
Daily News
News
https://d3t3ozftmdmh3i.cloudfront.net/production/podcast_uploaded_nologo/10882139/10882139-1650888488887-848a8637fd8fd.jpg
Sancionada lei que amplia acesso de agricultores familiares ao Garantia Safra
Giro de Notícias GCMAIS
3 minutes 34 seconds
3 weeks ago
Sancionada lei que amplia acesso de agricultores familiares ao Garantia Safra

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei 15.236/25, que facilita o acesso de agricultores familiares ao Garantia-Safra e torna mais ágil o pagamento do benefício. Publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (17), a nova norma reduz exigências, amplia a cobertura do programa e permite novas formas de uso dos recursos para fortalecer a produção no campo.


O texto altera a Lei 10.420/02, e reduz de 50% para 40% o percentual mínimo de perda de safra exigido para o agricultor receber o benefício. A mudança contempla produtores que sofrem com estiagens e enchentes, mas que até agora ficavam de fora por não alcançarem o limite anterior. A medida também tem como objetivo garantir que o auxílio chegue com mais rapidez a famílias afetadas por eventos climáticos extremos.


A nova lei flexibiliza o pagamento pelo governo, que poderá ser feito em até três parcelas mensais ou em parcela única, quando houver situação de emergência nacional, estado de calamidade pública, pandemia ou epidemia.


Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil


Pela primeira vez em quase duas décadas, o número de fumantes no Brasil aumentou, quebrando uma tendência histórica de queda. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, a proporção de adultos fumantes nas capitais brasileiras saltou de 9,3% em 2023 para 11,6% em 2024. Um crescimento de 25% em apenas um ano.


Os dados alarmantes reacenderam o alerta entre autoridades de saúde. A Organização Mundial da Saúde considera o tabagismo uma pandemia, pois é a principal causa de morte evitável no mundo, com aproximadamente 8 milhões de óbitos por ano.


Especialistas alertam que mais de 50 tipos de doenças podem ser causadas pelo cigarro, principalmente as cardiovasculares, as respiratórias e também cerca de 10 tipos de cânceres.


CFM defende proibição de enfermeiros atuarem em abortos legais


O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, concordou com votos de ministros do Supremo Tribunal Federal contra a liminar de Luís Roberto Barroso que autorizaria enfermeiros a atuarem em procedimentos de abortos legais.


Em nota publicada neste domingo, o presidente do CFM acrescentou que espera que no julgamento do mérito, os ministros mantenham a posição. Ele argumenta que existem médicos em quantidade suficiente para atender às “políticas públicas de saúde determinadas pelo Estado”.


José Gallo entende que as decisões do Judiciário devem levar em conta o que está previsto no “ato médico”, que é a Lei 12.842, de 2013.


Na liminar expedida por Barroso, na sexta, o ministro defendeu que profissionais de enfermagem não deveriam ser punidos em caso de atuação nos procedimentos para o aborto legal.


No sábado, o STF formou maioria para derrubar decisão do ex-presidente do STF, que se aposentou na semana passada.


No Brasil, a realização de abortos está previsto em lei nos casos de estupro, risco à saúde da gestante e de fetos anencéfalos.

Giro de Notícias GCMAIS
Podcast do Grupo Cidade de Comunicação com notícias relevantes do Ceará, do Brasil e do mundo. Siga nosso podcast para receber as atualizações.