
Hoje, é comemorado o dia do professor de Geografia. O momento é oportuno para destacar a importância deles na vida dos estudantes. Uma curiosidade: o dia do professor de Geografia foi instituído no dia 26 de junho por ter sido nessa data que a profissão de Geógrafo foi legalizada, conforme a Lei nº 6.664/1979. Existe uma carência de professores para a educação básica em todas as regiões do país. Segundo dados do Ministério da Educação, o Brasil precisaria de cerca de 17 mil docentes dessa área para suprir o déficit.
Nesse dia e em todos os outros, é importante não confundir a atuação dos professores de Geografia com a de geógrafos. O primeiro tem o título de licenciado e pode dar aulas para turmas de ensino fundamental e ensino médio, já o geógrafo é o profissional que tem bacharelado em Geografia e pode assumir cargos técnicos desde que esteja associado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de seu estado.
A diferença entre as duas habilitações é o foco do curso. O bacharelado tem o objetivo de formar profissionais para a indústria, enquanto a licenciatura forma profissionais para a área de educação. Para trabalhar com geografia, é preciso gostar de estudar e compreender a relação do meio ambiente com o ser humano. Por isso, a curiosidade e um grande senso de observação são detalhes que fazem a diferença na profissão.
A importância do trabalho do Geógrafo na sociedade encontra-se em seu nível de abrangência. A ciência geográfica intersecciona-se com inúmeros outros campos do conhecimento, como o urbanismo, a economia, a sociologia, a biologia, entre inúmeras outras áreas. Isso ocorre porque se trata de uma ciência horizontal, isto é, seu diferencial não está em compreender um tema específico, mas abordar os mais diversos conhecimentos a partir de um categorial próprio, do qual se destaca o espaço geográfico.
É preciso, porém, desfazer alguns mitos com relação à Geografia. O primeiro deles é de que essa ciência estuda as capitais, bandeiras e nomes de moedas dos países, sendo obrigação do professor da área saber todas de cor. Isso não é verdade, tanto é que tal concepção nem está prevista na grade curricular do curso.
O mais importante para o geógrafo é compreender as manifestações socioespaciais, no sentido de empreender um estudo sobre como as técnicas, as ações humanas e o comportamento do espaço, dos territórios, das regiões, das paisagens e dos lugares transformam-se com o passar do tempo.
Dentre as principais áreas da Geografia, podemos citar:
Geografia Urbana;
Geografia Agrária;
Geopolítica;
Demografia;
Geografia econômica;
Geografia Cultura;
Geografia da Religião;
Turismo (ou Geoturismo);
Geomorfologia;
Climatologia;
Hidrografia / hidrologia;
Biogeografia;
Cartografia.