
Foto do artista Yuri Juatama.
Segundo encontro do I Ciclo de Debates em Geografia Cultural - LEGEC. Debatedores: Prof. Dr. Nilson Almino de Freitas (UVA), Me. Marcos Ferreira (UECE), Matheus Cordeiro (UECE) e Yuri Juatama (Vila das Artes).
Sobre o encontro: O encontro tem como objetivo discutir os tensionamentos entre a arte e a ciência geográfica através da poética das imagens. Não somos mais os mesmos após vermos aquilo que nos olha. Essa relação mútua do olhar, não restrito ao ocularcêntrico, mas um olhar atado ao corpo e do corpo, nos golpeia e nos confronta para um lugar de memória, imaginação e afetos. Para adentrar nas veias pulsantes da imaginação, ou desvelar a poética da imagem, é necessário, a priori, que o sujeito esteja disposto a se desprender das amarras da ciência moderna que nos impede de olhar para além do horizonte aparente. Que a geografia, na sua potência, possa também se reconhecer e ser arte: por uma arte-geografia!
Sobre os debatedores: Prof. Dr. Nilson Almino de Freitas: Graduado em Ciências Sociais (Bacharelado) pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1999), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2005) e Pós-Doutorado em Estudos Culturais no Programa Avançado em Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Pesquisador Associado do Pós-doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado em Cultura Contemporânea da UFRJ, professor do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Geografia e do Mestrado Profissionalizante em Rede de Ensino de Sociologia, ambos da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência com temas relacionados a Geografia Humana, especialmente com geografia não representacional. Atua principalmente nos seguintes temas: cotidiano, cidade, cultura, memória, patrimônio cultural e espaço urbano. Coordena o Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas - Labome, arquivo de documentos orais e imagens da UVA, coordena o evento anual Visualidades que é uma mostra de documentários, exposições fotográficas e de artes plásticas, vinculados à pesquisa e é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cidades da Região Norte do Estado do Ceará - GEPECCE.
Me. Marcos Ferreira: Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (ProPGeo/UECE). Mestre em Geografia (2018) pelo ProPGeo/UECE e Licenciado em Geografia (2015) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É bolsista CAPES integrante do Laboratório de Estudos em Geografia Cultural (LEGEC/UECE), do Grupo de Estudos do Imaginário, Paisagem e Transculturalidade (GEIPaT/UFG) e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Cidades (GEPECCE/UVA). Desenvolve pesquisas na área de Geografia Cultural, especificamente voltado para as temáticas: epistemologias da ciência geográfica, transdisciplinaridade, ontologia das imagens, cinema, arte, cidade-personagem, espaço vivido e lugar fílmico.
Yuri Juatama: É fotógrafo e artista da periferia de Fortaleza. Iniciou sua trajetória em 2016 e já participou de 9 curtas-metragens. Atualmente além de integrar o Coletivo Perigrafia, é aluno do curso de realização em audiovisual na Vila das Artes. Conheceu a fotografia autoral somente em 2018 e até então já promoveu algumas exposições coletivas e individuais. Além do fazer artístico, Yuri Juatama vem desenvolvendo um trabalho social de resgate histórico na comunidade Serrinha, periferia de Fortaleza.
Matheus Cordeiro: Graduando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará(UECE). Bolsista de Iniciação Científica IC/UECE vinculado ao Laboratório de Estudos em Geografia Cultural (LEGEC) e desenvolve pesquisas no âmbito da transdisciplinaridade entre a Geografia e o Cinema.