
Foto: Augusto Pessoa
Debatedores: Profa. Dra. Zeny Rosendahl, Me. Átila Firmino e Me. Christovam Reis
Sobre o encontro: A Geografia da Religião se desenvolveu largamente durante o século XX, quando diversos trabalhos e centros de pesquisas abordaram questões associadas à distribuição dos locais de peregrinação, às formas simbólicas materiais que marcam a paisagem, a uma interpretação de como o meio natural impacta nas representações da fé, mantendo a materialidade como o ponto central e mediador das relações do sagrado com o espaço. Contudo, a partir da década de 1980, a Geografia da Religião insere em suas perspectivas metodológicas a categoria do significado, possibilitando a inserção de novos conceitos que nos auxiliam no entendimento de temas relevantes para pensar a pesquisa geográfica por meio das dinâmicas do sagrado. Neste sentido, a discussão apresentada possibilita debater aspectos acerca da base clássica desse subcampo de pesquisa, além de refletir as novas abordagens do sagrado na contemporaneidade, tendo em vista que esses novos posicionamentos emergem possibilidades de pensar indagações que até então não estavam na rota de discussão clássica. Essa abertura nos permite o desenvolvimento de pesquisas no horizonte fenomenológico, mas também trata de outros temas que são visualizados na relação do sagrado com o espaço, como: questões políticas, rituais corporais, mídias, entre outros. Assim, o nosso intuito direciona a um entendimento sobre esse processo histórico dos estudos culturais do sagrado na geografia, e, sobretudo, a discussões de novas abordagens e concepções metodológicas atuais. Mantendo como objetivo dessa mesa, apresentar caminhos teórico-metodológicos para a interpretação dessas questões, enfatizando novas tendências e dinâmicas da geografia da religião na contemporaneidade.
Sobre os debatedores: Profa. Dra. Zeny Rosendahl: Professora do Programa de Apoio à Pesquisa e Docência- PAPD/UERJ, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia-PPGEO/UERJ; Possui graduação em geografia (UERJ), tem os graus de Mestre (UERJ) e Doutor em geografia pela Universidade de São Paulo - USP (1994), Pós-doutorado na França - Universidade Sorbonne - París IV (1997). Fundou o Programa de Extensão em Estudos Avançados em Geografia, Religião e Cultura (PEAGERC), o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura (NEPEC) e o Periódico Espaço e Cultura (B1) fundado em 1995 na UERJ. Tem atuação de pesquisa contínua, desde 1994, na área de Geografia, com ênfase em Geografia Cultural, atuando principalmente na temática da religião nos seguintes temas: difusão e área de abrangência da fé; território e territorialidade religiosa; espaço e lugar sagrado: percepção e simbolismo; cidades-santuário e/ou hierópolis; religião, hipermodernidade e ciberespaço. Desenvolveu pesquisas sobre a estratégia religiosa da Igreja Católica no Brasil: 1500 a 2005; Atualmente pesquisa a dinâmica espacial da fé na hipermodernidade; gênero, religião e espaço e; (in)tolerância religiosa, visando maior aprofundamento conceitual e também empírico, através das marcas e matrizes dos comportamentos étnico-religiosos no contexto, espaço e tempo, da cultura-mundo. Líder do grupo de Pesquisa / CNPq / NEPEC em Rede.
Me. Átila Firmino Dantas: Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - PROPGEO/UECE. Mestre e Licenciado em Geografia pela mesma Universidade. Possui experiência nos estudos em Geografia Cultural, com ênfase na abordagem espacial do sagrado e dinâmicas socioespaciais do catolicismo.
Me. Christovam Reis dos Santos Filho: Atualmente faz parte do curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará. Mestre e graduado em Geografia na modalidade Licenciatura pela mesma universidade. Também é professor efetivo da rede estadual de ensino do estado do Ceará.