
Foto: @agathacreston
Debatedores: Tiago Batista e Guilherme Esteves e convidados, Dr. Nécio Turra Neto (UNESP) e Dr. Fabiano Lucas Freitas (SEDUC).
Sobre o encontro: Em um cenário múltiplo e plural vivenciado pelos jovens, diferentes realidades sociais e contextos culturais são evidenciados, compartilhados e tensionados na cidade. Nessa trama o território expressa uma construção cultural, que no espaço urbano se estabelece desde as dimensões simbólicas e subjetivas dos territórios do afeto até as invisibilidades e estigmas dos territórios da violência. Em meio a heterogeneidade que a temática sugere, o “I Ciclo de Debates em Geografia Cultural: agenda de pesquisas e ampliação de fronteiras”, propõe a condução de um debate, através das condições de vulnerabilidade juvenil à violência e dos grupos e redes de sociabilidades juvenis e suas múltiplas formas de experienciar, ver e viver a cidade.
Sobre os debatedores: Prof. Dr. Fabiano Lucas da Silva Freitas: Possui Licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2007); mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Professor efetivo de Geografia da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e do Município de Fortaleza. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase para o planejamento urbano regional. Desenvolveu trabalhos nos seguintes temas: áreas de risco, desigualdades socioespaciais, expansão urbana. Atualmente, estuda a criminalidade violenta e a insegurança urbana na Região Metropolitana de Fortaleza a partir de múltiplas dimensões, privilegiando a vulnerabilidade social e a territorialidade em seus estudos.
Prof. Dr. Nécio Turra Neto: Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (1997), Mestrado em Geografia, pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2001) e Doutorado em Geografia por esta mesma instituição. Foi professor do Departamento de Geografia da Universidade do Centro-Oeste (UNICENTRO), na cidade de Guarapuava/PR, entre 2003 e 2009. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Presidente Prudente, onde ministra disciplinas para os cursos de Geografia e Arquitetura e Urbanismo. Também está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Geografia da FCT/UNESP, onde ministra disciplina e orienta nos níveis de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: juventudes, ensino de geografia, cidade e urbano, território, lugar. e-mail: necio.turra@unesp.br
Tiago Batista Moreira: Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (ProPGeo/UECE). Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2014). Professor efetivo de Geografia da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Membro do Laboratório de Estudos em Geografia Cultural (LEGEC/UECE). Desenvolve pesquisas na área de Geografia do Crime e da violência, abordando as territorialidades e os impactos da criminalidade violenta na dinâmica das cidades.
Guilherme Esteves Gomes de Oliveira: Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2019). Tem experiência na área de Geografia Cultural, com ênfase na temática de Territórios e Territorialidades simbólicas. Faz parte do Laboratório de Estudos em Geografia Cultural - LEGEC UECE.