
Nesse episódio, trarei uma nova experiência para o podcast. Recentemente, um familiar me enviou um vídeo publicado em uma rede social em que uma pessoa que não é da área de saúde dava recomendações obre a utilização do exame de dímero D antes de viagens aéreas com o pressuposto, incorreto, de que ajudaria a tomar providência para a evitar a trombose venosa.
Entendo que você pode não saber o que é o exame de dímero D, mas saiba que é um exame de sangue que se tornou muito popular durante a epidemia de COVID 19, porque era comum a elevação dos níveis dessa substância no sangue e sua relação com a trombose.
Como muitas das informações daquele vídeo eram incorretas e causavam pânico, resolvi fazer um vídeo reagindo àquelas desinformações. O link para o vídeo pode ser encontrado na descrição do episódio.
Em virtude da dinâmica daquele vídeo, optei por publicar o áudio desse vídeo aqui no Fluxo Vascular. Nele explico o que é o dímero D, para que serve e, mais importante, porque não deve ser usado do jeito que foi sugerido naquele vídeo, derrubando informações falsas sobre um tipo de exame complementar que, usado no contexto correto é muito útil.
Esse episódio se relaciona diretamente com o episódio 6 do Fluxo Vascular onde abordo o tema trombose e viagens aéreas
Mas antes de começar, gostaria de lembrar a você, meu ouvinte, o quanto é importante para nós, produtores de conteúdo, o compartilhamento desse podcast. Se você gosta do que é produzido no Fluxo Vascular, não deixe de assinar e classificar com 5 estrelas, comentar e até mesmo compartilhar com amigos. Assim informações de qualidade podem ser espalhadas.
O material dos nossos episódios é produto da experiência clínica e da pesquisa bibliográfica na literatura médica dos médicos da Clínica Fluxo de Cirurgia Vascular, voltados principalmente para o público geral ou para o profissional de saúde não vascular.
Não perca tempo, após terminar de ouvir esse episódio, vai lá no seu tocador e assine, dê 5 estrelas e compartilhe com quem você gosta!