Pratique os movimentos com suavidade, sem esforço, buscando uma atitude curiosa e ao mesmo tempo generosa com você.
Busque um lugar tranquilo para praticar esta lição. Faça os movimentos de maneira gentil e lenta para que você possa perceber com mais clareza os movimentos da sua articulação coxofemoral e como esse movimento se relaciona com sua pelve e sua coluna.
O próprio título já adianta a prática dessa semana. Explore combinações que facilitam olhar para um lado e para o outro. Será que é somente o olhar que esta prática mobiliza? Aproveite.
Você sabia que o movimento da pelve tem conexão direta com o movimento da cabeça? As extremidades do tronco se conectam através da coluna. Uma coluna flexível, com as curvas preservadas, promove uma excelente transmissão de forças através de nosso corpo. Nesta lição exploraremos essa relação observando o que acontece com a coluna para que pelve e cabeça se relacionem com facilidade.
Relaxar a região do pescoço é desejo de muita gente que carrega tensão excessiva nessa parte do corpo. O que poucos percebem é que existem relações intrínsecas no movimento da cabeça que são próprias de cada pessoa. Descubra como você move seu pescoço com a ajuda dos ombros e do movimento da sua boca.
Com movimentos suaves da cabeça e dos olhos, esta é uma prática que ajuda a fortalecer o equilíbrio, pois estimula a propriocepção, a visão e o ouvido interno.
A proposta é escutar uma linha de força criada por uma suave pressão do pé no chão. Quando abrimos essa escuta vemos como um simples movimento pode integrar e organizar o corpo como um todo.
Nesta prática, deitados de bruços, exploraremos o movimento de levantar a cabeça e traremos algumas diferenciações para facilitar essa ação. Se ficar de bruços for um incômodo, faça quantas pausas forem necessárias ou mesmo imagine os movimentos. Lembrando que essa é uma prática que deve ser feita com generosidade, de maneira suave e lenta. Aproveite esse momento para descobrir um pouco mais de você mesmo.
Esta prática ajudará a clarear as relações entre o movimento da cabeça, da boca e da respiração, produzindo um estado de bem-estar no pescoço.
Nós torcemos nosso tronco muitas vezes ao dia para buscar com os olhos qualquer coisa que nos chame a atenção e que esteja fora de nosso campo de visão; para pegar algum objeto que esteja do nosso lado ou mesmo atrás de nós; quando precisamos colocar o cinto de segurança no carro e mesmo para colocar o carro em uma vaga. Enfim, são inúmeras as vezes que precisamos torcer nosso tronco. Esta lição te ajudará a integrar mais de si mesmo nesse movimento para que possa executá-lo de maneira fácil e sem esforço. Aproveite.
Aprenda a ser mais consciente e ganhar controle e coordenação nas torções do tronco para ampliar e melhorar a qualidade dos seus movimentos.
Esta breve lição trata da qualidade do movimento, melhorando a percepção de como o movimento é realizado e seu encadeamento por todo o corpo. É a porta de entrada para muitos padrões de movimentos e pode ajudar no alívio de muitos tipos de dores. Pratique com generosidade e suavidade.
Flexibilize e ganhe mais mobilidade no seu peito, nas costelas e na coluna com essa sequência de movimentos que explora a flexão lateral do tronco, suas conexões e relações funcionais.
Movimentos de flexão e extensão dos pés em sua relação com o movimento da coluna e com a respiração são a base para essa sequência de movimentos feita na posição sentada.
A sequência de movimentos proposta nessa lição vai ajudar você a descobrir como torcer e alongar com facilidade, ampliando e esclarecendo a função da pelve, das pernas e da coluna em conexão com os ombros e braços. Pratique esses movimentos de forma delicada, suave e lenta e você conseguirá aliviar dores nas costas, melhorar o uso das pernas e relaxar a respiração, o abdome, e o quadril.
Nesta sequência de movimentos você poderá reduzir a tensão muscular das suas costas e equilibrar o tônus muscular entre o seu abdômen e a lombar. Desta forma a coluna pode naturalmente se organizar de uma forma mais eficiente. Boa prática!
Os nossos movimentos estão fundados na intenção de executá-los. Mesmo em ações cotidianas, nas quais não prestamos atenção em nossos movimentos, existe uma intencionalidade que se verifica na relação entre o nosso estado mental e sua expressão no mundo. Portanto, dependendo da nossa intenção nos organizamos diferentemente na direção da ação pretendida.
A região do pescoço geralmente acumula tensão e restrição de movimento. Esta prática ajudará a soltar essa região através de movimentos fluidos que ajudam a descobrir como o pescoço, a cabeça, a boca e os olhos podem funcionar de maneira mais integrada e harmoniosa.
O alinhamento e a organização da cabeça afetam a estabilidade do pescoço e dos ombros. Quando sua cabeça se move com mais facilidade e com mais leveza, todos os movimentos se tornam mais fáceis. Melhore a estabilidade do pescoço e a facilidade de movimento em todos as direções, apenas coordenando o movimento da cabeça e dos ombros.
O movimento de flexão lateral da coluna é muito importante na nossa vida, pois promove mobilidade através do tronco; estabelece conexões neurológicas que contribuem para nosso equilíbrio; abre a caixa torácica permitindo uma respiração mais profunda; melhora a estabilidade da pelve e permite um fluxo sequencial de movimento através da coluna. Pratique esta lição com muita leveza e generosidade, não se esforce, mas busque conhecer prazerosamente os movimentos de sua coluna e as relações construídas através deles. Boa lição!