Neste episódio vamos falar sobre o sistema nervoso adrenérgico, chave para a compreensão do tratamento da hipertensão e alguns outros problemas de saúde.
Dale nasceu em Londres, no Reino Unido, em 1875. Ele começou sua carreira estimada no Trinity College, Cambridge, Reino Unido, com 19 anos de idade, estudando ciências com foco em zoologia e fisiologia, e tornou-se um estudante da Coutts-Trotter em fisiologia na Cambridge College. Em 1903, Dale recebeu seu bacharelado em medicina da Universidade de Cambridge, em seguida, trabalhou com Ernest Starling e William Bayliss na University College London (UCL; Londres, Reino Unido).
Depois de alguns meses trabalhando com Paul Ehrlich em Frankfurt (Alemanha) em 1903, Dale retornou à UCL e conheceu o neurofisiologista alemão Otto Loewi. Dale também recebeu uma Bolsa de estudos em Fisiológica, mas retirou-se do programa apenas seis meses depois para ingressar no Wellcome Physiological Research Laboratories (WPRL). Lá, Dale conheceu Henry Wellcome, que havia montado os laboratórios para fornecer uma plataforma de pesquisa bacteriológica e fisiológica, que era um empreendimento incomum na época. Dentro de dois anos, Dale ganhou o cargo de diretor da WPRL.
Durante seu tempo o laboratório, Dale aceitou uma sugestão do Wellcome para investigar a doença fúngica conhecida como ergot do centeio, causada pelo fungo Claviceps purpurea. As gramíneas contaminadas com ergot, particularmente o centeio, causaram epidemias potencialmente fatais por uma condição conhecida como ergotismo quando consumidas, cujas manifestações clínicas incluiam espasmos musculares, alucinações e febre. Enquanto pesquisava o ergot, Dale trabalhou com George Barger, um químico britânico que se dedicava ao estudo de alcalóides. Ao examinar os ingredientes ativos do ergot, Dale e Barger extraíram com sucesso a ergotoxina e descobriram que a ergotoxina tinha efeitos variáveis em animais que recebiam adrenalina. Embora alguns efeitos motores da adrenalina, como a hipertensão arterial, fossem inibidos pela ergotoxina, em outros órgãos o composto não teve efeito. Dale hipotetizou que a ergotoxina paralisou seletivamente as junções motoras, com um estudo mais aprofundado, concluiu que a ergotoxina inibia a estimulação dos nervos simpáticos. Ao continuar a examinar os efeitos sobre as respostas nervosas simpáticas da adrenalina, ergotoxina e compostos semelhantes, Dale e Barger lançaram as bases para os princípios da neurotransmissão química. rSeu trabalho com a adrenalina também contribuiu para o desenvolvimento de agonistas β-adrenérgicos, que ainda hoje são usados com frequência.
(ARTHUR, G. Lancet Neurol, v. 15, n. 10, p. 1013, Sep 2016.)
Aguardamos seu contato. Visite nosso site, envie sugestões pelo post, pelo Instagram ou por e-mail. Teremos um grande prazer em te responder.
Você tem alguma dúvida que possamos transformar em episódios rápidos? Envie-nos sua sugestão.
Esperamos que você goste e aguardamos seu feedback.
EXPEDIENTE
Conteúdo: Ana Luiza Martin e Pablo Farias
Edição/Host/Produção: Pablo A. M. de Farias
Equipe da pauta/Gravação: Ana Luiza Martin, Pablo Farias e Jaime Ribeiro
Acesso ao álbum Gospel
Sede de Ti do professor Jaime Ribeiro no Spotify.
music by audiobinger.com
CONTATO
http://farmacast.com.br/
co*****@fa*******.br