
Leitura do Papa João Paulo II aos artistas, de 4 de abril de 1999.
"11. O Concílio Vaticano II lançou as bases para uma renovada relação entre a Igreja e a cultura, com reflexos imediatos no mundo da arte. Tal relação é proposta na base da amizade, da abertura e do diálogo. Na Constituição pastoral Gaudium et spes, os Padres Conciliares sublinharam a « grande importância » da literatura e das artes na vida do homem: « Elas procuram dar expressão à natureza do homem, aos seus problemas e à experiência das suas tentativas para conhecer-se e aperfeiçoar-se a si mesmo e ao mundo; e tentam identificar a sua situação na história e no universo, dar a conhecer as suas misérias e alegrias, necessidades e energias, e desvendar um futuro melhor ».[18]
Baseados nisto, os Padres, no final do Concílio, dirigiram aos artistas uma saudação e um apelo, nestes termos: « O mundo em que vivemos tem necessidade de beleza para não cair no desespero. A beleza, como a verdade, é a que traz alegria ao coração dos homens, é este fruto precioso que resiste ao passar do tempo, que une as gerações e as faz comungar na admiração ».[19] Neste mesmo espírito de profunda estima pela beleza, a Constituição sobre a sagrada liturgia Sacrosanctum Concilium lembrou a histórica amizade da Igreja pela arte e, falando mais especificamente da arte sacra, « vértice » da arte religiosa, não hesitou em considerar como « nobre ministério » a actividade dos artistas, quando as suas obras são capazes de reflectir de algum modo a beleza infinita de Deus e orientar para Ele a mente dos homens.[20] Também através do seu contributo, « o conhecimento de Deus é mais perfeitamente manifestado e a pregação evangélica torna-se mais compreensível ao espírito dos homens ».[21] À luz disto, não surpreende a afirmação do Padre Marie-Dominique Chenu, segundo o qual o historiador da Teologia deixaria a sua obra incompleta, se não dedicasse a devida atenção às realizações artísticas, quer literárias quer plásticas, que a seu modo constituem « não só ilustrações estéticas, mas verdadeiros “lugares” teológicos »".
Leia o texto completo do episódio em: https://falachicopodcast.com.br/carta-aos-artistas-joao-paulo-ii-1999
♥️ ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
🔔 Apoie - https://falachicopodcast.com.br/apoie
👉 PIX: falachicopodcast@gmail.com
👉 Grupo VIP no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JKyhB671ktVBUJ4YSBAfpE
♥️ ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
OUÇA TODOS OS EPISÓDIOS:
Youtube: https://www.youtube.com/@falachicopodcast
Spotify: https://open.spotify.com/show/3kvnlErGJhzfjkJQCWHVKi
Visite o nosso blog e tenha acesso aos textos dos episódios: https://falachicopodcast.com.br
♥️ ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
PARTICIPE! ENVIE SEU ÁUDIO:
Compartilhe suas opiniões, reflexões e experiências dos episódios do Fala, Chico! Envie-nos uma mensagem de áudio pelo link:
https://podcasters.spotify.com/pod/show/falachicopodcast/message
♥️ ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
PRIMEIRA VEZ POR AQUI?
O "Fala, Chico!" é um podcast dedicado à leitura de cartas, encíclicas, exortações e homilias dos Papas, assim como textos da Tradição da Igreja Católica e seus Santos, produzido, editado e apresentado por Eugênio Telles.