Neste episódio apresentamos o brincar e as infâncias como um território fértil para re-criarmos o mundo a partir de uma perspectiva comunitária, um lugar onde podemos aprender a (re)começar. Além de apresentar estratégias empreendedoras que visam a construção de novos imaginários sobre e para as infâncias.
FICHA TÉCNICA:
Coordenação Geral: Ramon Bezerra Costa
Pesquisa/ Roteiro/ Produção e Apresentação: Sylmara Durans
Edição: Saylon Sousa
Áudio: Jorge Sousa
Capa: Camila Franciely
Realização: Grupo De Pesquisa ETC
Apoio: Fapema, UFMA, lab TV UFMA, lab Rádio UFMA
Foram entrevistadas para este episódio:
Necylia, dramaturga, atriz e autora de Memória em Maranhês: a Casa e idealizadora da Coragem edições.
Camila Andrade, designer, pesquisadora e professora do Instituto Federal do Maranhão.
Este episódio usou áudios de:
A importância do brincar | Renata Meirelles e Severino Antônio, disponível no canal do Youtube do Café Filosófico CPFL
A infância é um momento onde aprendemos a ser quem somos - Débora Damasceno, disponível no canal do Youtube da Escola de Psicanálise de São Paulo.
A revolução do brincar – Ocupação Lydia Hortélio (2019), disponível no canal do Youtube do Itaú Cultural.
E das músicas: Quero começar, do grupo Tiquequê, Bola de Meia, Bola de Gude na voz do grupo 14 bis e Primeira estrela na voz de Nana Caymmi também disponíveis no Youtube.
Neste episódio apresentamos o papel da ancestralidade na promoção da resistência e da afirmação da vida, fomentando a elaboração de soluções inovadoras no ecossistema empreendedor.
FICHA TÉCNICA:
Coordenação Geral: Ramon Bezerra Costa
Pesquisa/ Roteiro e Apresentação: Sylmara Durans
Produção: Sylmara Durans, Ítalo Silva
Edição: Saylon Sousa
Áudio: Jorge Sousa
Realização: Grupo De Pesquisa ETC
Capa: Camila Franciely Apoio: Fapema, UFMA, lab TV UFMA, lab Rádio UFMA
Foram entrevistadas para este episódio:
Ana Rosa, Vodunsi Agonjai do Tambor de Mina e Coordenadora Geral da Feira MA Preta
Jorge Serejo, professor de direito da UFMA e do Centro Universitário UNDB.
Josilene Brandão, Yalorixá do Candomblé e Idealizadora do Coletivo Dan Eji.
Este episódio usou áudios de:
Performances do tempo espiralar: Leda Maria Martins com Dione Carlos, Grace Passô e Lucélia Sergio, disponível no canal do Youtube da editora Megafauna.
Cânticos para abertura de Tambor, na voz de Pai Airton Gouveia, disponível no canal do youtube do Ilê Ashé Ogum Sogbô & Pai Airton de Ogum Abá.
E da música Exu Chega de Alessandra Leão, disponível no seu canal do Youtube.
E da entrevista, Nego Bispo - Trajetórias, disponível no Canal do Youtube do Itaú Cultural.
Neste episódio tratamos a inovação como um lento processo de negociação entre atores diversos, que nos permite recriar as formas de viver em sociedade.
FICHA TÉCNICA:
Coordenação Geral: Ramon Bezerra Costa
Pesquisa/ Roteiro e Apresentação: Sylmara Durans
Produção: Bruno Goulart e Sylmara Durans
Edição: Saylon Sousa
Áudio: Jorge Sousa
Capa: Camila Franciely
Realização: Grupo De Pesquisa Etc
Apoio: Fapema, UFMA, lab TV UFMA, lab Rádio UFMA
Este episódio usou áudios de:
Tambor da Mata 2023 disponível no canal do youtube da TV QUILOMBO RAMPA
Da entrevista o que é Racismo Estrutural com Silvio Almeida, disponível pelo canal do youtube da TV BOITEMPO.
E trechos de programas da Radio TV QUILOMBO RAMPA.
Neste episódio apresentamos a interseccionalidade como uma categoria para o ecossistema empreendedor, procurando demonstrar seu uso a partir da experiência de um empreendimento.
FICHA TÉCNICA:
Coordenação Geral: Ramon Bezerra Costa
Pesquisa/ Roteiro e Apresentação: Sylmara Durans
Produção: Ítalo Silva e Sylmara Durans
Edição: Saylon Sousa
Áudio: Jorge Sousa
Capa: Camila Franciely
Participação Especial: Victor Cravin
Realização: Grupo De Pesquisa Etc Apoio: Fapema, UFMA, lab TV UFMA, lab Rádio UFMA
Esse episódio conta com referências ao textos:
Entre unidades e camadas do território da Cidade Operária de Elivânia Estrela publicado no Medium do ETC.
E a monografia: Um olhar sobre centralidade e urbanidade Bairro da Cidade Operária, São Luis, MA, da pesquisadora Patricia Raquel Pinto Silva, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA, 2019.
Neste episódio nos debruçamos sobre o cenário ambiental do Maranhão e da cidade de São Luís para compreender seus desafios e apresentar pistas do que pode ser feito.
FICHA TÉCNICA:
Coordenação Geral: Ramon Bezerra Costa
Pesquisa/ Roteiro/ Produção E Apresentação: Sylmara Durans
Edição: Saylon Sousa
Áudio: Jorge Sousa
Realização: Grupo De Pesquisa Etc
Apoio: Fapema, UFMA, lab TV UFMA, lab Rádio UFMA
Este episódio usou áudios de:
Conversas na rede - partículas particulares - Ailton Krenak e Eduardo Viveiros de Castro, disponível no canal do youtube: SELVAGEM ciclo de estudos sobre a vida A vida e as lutas de Maria Máxima Donas do Mundo 3 - BIS, disponível no canal do youtube Passarim. CARAVANA DH 2023 - Premiação Mérito em Direitos Humanos disponível no canal do youtube da SMDH Em defesa da vida.
Neste episódio apresentamos a noção de fresta como uma abertura necessária para construção de sentidos comuns que nos permitam imaginar saídas para os desafios da contemporaneidade.
FICHA TÉCNICA:
Coordenação Geral: Ramon Bezerra Costa
Pesquisa/ Roteiro/ Produção e Apresentação: Sylmara Durans
Edição: Saylon Sousa
Áudio: Jorge sousa
Capa: Camila Franciely
Realização: Grupo de Pesquisa ETC Apoio: Fapema, UFMA, lab TV UFMA, lab Rádio UFMA
Esse episódio usou trechos da série Desiguais do podcast Foro de Teresina
Você já viajou para algum lugar e preferiu ficar na casa de algum conhecido para economizar? Já ofereceu sua casa para um amigo se hospedar e fez questão de sair com ele para mostrar os pontos turísticos da cidade? Esse hábito tem se tornado um modelo de negócio.
Alugar cômodos, espaços ou imóveis ociosos tem sido uma opção de empreendimento para muitas pessoas, que querem ganhar uma renda extra ou conhecer outras culturas, além de apresentar a sua.
Para conversar sobre essa área, convidamos Saulo Ribeiro dos Santos, secretário municipal de Turismo de São Luís e professor do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA, que conversou com a gente sobre a viabilidade de diferentes modelos de negócios na área de Turismo e Hospitalidade aqui em São Luís.
Você sabe o que é um Coworking? Nos últimos anos, diversas outras formas de pensar e construir ambientes de trabalho vêm surgindo e se tornando tendência entre empreendedores individuais e até mesmo grandes empresas. O coworking ou, simplesmente, espaço de trabalho compartilhado, é um desses formatos e tem ganhado a preferência de muitas pessoas por enxergarem nestes modelos uma proposta mais acessível e que pode trazer benefícios consideráveis para os negócios.
Para conversar mais sobre essa área, convidamos a Karol Borges, chefe de Conhecimento da Creative Pack, que conversou com a gente sobre a viabilidade de diferentes modelos de negócios de espaços de trabalho compartilhados, em São Luís (MA).
Você já pensou em realizar um projeto a partir de financiamento coletivo?
Sabe aquela prática da “vaquinha”? Pois é, esse hábito, baseado na reunião de pessoas para obtenção de dinheiro visando construir ou adquirir algo de uso comum, nos últimos anos, por meio da internet e de aplicativos para smartphones, vem acontecendo em uma escala maior, agora não só com pessoas próximas, mas também entre desconhecidas.
O tal Crowdfunding ou financiamento coletivo, a partir dessa lógica, tem sido útil para muitos empreendedores iniciarem ou ampliarem negócios ou para alguém que tenha uma ideia e precise de dinheiro para executá-la.
Neste sexto episódio, conversamos com o Hermano Reis , gestor do Programa Inova Maranhão para Startups da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI, sobre a área de Dinheiro e abordamos as iniciativas de financiamento coletivo como uma possibilidade para novos modelos de negócios na cidade de São Luís.
Ter um carro próprio é o sonho de consumo para muitos brasileiros. Quem nunca teve essa vontade e se organizou financeiramente só para realizá-la, não é mesmo? Na verdade, tem gente que não tem essa vontade e até acha dispensável esse gasto, acredita? Mudanças na forma de produzir e consumir bens e serviços vem implicando também no setor de transporte.
Neste quinto episódio do ETC & TAL, batemos um papo com o Leandro Franco, superintendente de Inovação e Cidadania Digital da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI sobre a área de Transporte para pensarmos novos modelos de negócios, baseado em diferentes formas de produção, circulação e consumo de bens e serviços, em São Luís.
Que o mundo está mais conectado e que as tecnologias digitais estão influenciando em quase todas as áreas não é nenhuma novidade, né? Em todas as áreas ainda não sabemos, mas a Educação é um dos campos que mais está sendo influenciado e se reinventando, a partir das tecnologias digitais, isso não temos dúvidas. Ainda mais com todas as modificações que vivemos e ainda estamos vivendo com a pandemia da Covid-19.
Neste episódio do ETC & TAL, conversamos com a Benedita Frazão, psicopedagoga, especialista em gestão do ensino na Educação Básica e diretora do Centro de Aprendizagem CEAP, sobre as diversas transformações na área educacional, a utilização das tecnologias digitais e os novos modelos de negócios para empreender em São Luís.
Você já comprou um martelo para colocar um quadro na parede e depois nunca mais usou ou utiliza muito pouco? Ou já quis parafusar um armário, mas não tinha uma furadeira e teve que pedir emprestado para alguma pessoa conhecida? Neste terceiro episódio conversamos com Carol Dourado, idealizadora do espaço colaborativo criativo Morada&Meia, sobre o compartilhamento de bens e a colaboração de serviços como novos modelos de negócios em São Luís.
Neste episódio, conversamos com o produtor cultural e cocriador da Cozinha Ancestral, André Lobão, sobre a alimentação como uma área para empreendermos novos modelos de negócios em São Luís.
Neste primeiro episódio, os integrantes do ETC, Ramon Bezerra e Larissa Baia, conversam com o professor Carlos Benalves sobre as iniciativas da economia da confiança, o empreendedorismo de São Luís/MA, as pesquisas que geraram este podcast e o que nos espera nesta segunda temporada.
Neste episódio, Ramon Bezerra, coordenador do ETC, e Suellen Campos, relações públicas, debatem o atual cenário em que empreendedorismo e inovação estão cada vez mais inseridos em diversas áreas da sociedade. O que é inovar? Por que empreender? Como tudo isso impacta as relações de trabalho? Todos devemos ser grandes empreendedores?
Com apresentação de Gabriela Trindade, o quinto episódio encerra a atual temporada. Em breve traremos mais novidades.
*Assim como os outros, este episódio foi gravado no final do ano passado (2019), com isso, questões envolvendo a atual crise mundial causada pelo coronavírus não estão pautadas, mas por diversas vezes falamos sobre como crises podem impactar e nos obrigar a repensar nossos modos de vida e reinventar as nossas formas de nos relacionar, produzir e consumir bens e serviços. Sendo assim, no cenário atual de caos econômico, empregos perdidos e isolamento social, este debate se torna ainda mais relevante.
Erick Souza e Jorge Martins recebem Sergio Muniz, vocalista da banda local Antídotos Sociológicos. O músico explica os desafios de se manter no mercado da música São Luís e descobrimos como o fenômeno da Economia da Confiança impactou esse mercado.
Giselle Colins (membro do grupo e presidente da Associação Brasileira de RP) e Argemiro do Vale (advogado que atua há 20 anos no ramo empresarial) discutem a corrupção nos setores público e privado e a necessidade de criar outras formas de confiar a partir das novas dinâmicas comunicacionais.
O primeiro episódio conta com Ramon Bezerra, prof. doutor que identificou a economia da confiança. Para ajudar a entender o fenômeno em São Luis, contamos com a participação de Carol Calado, fundadora do Na Fonte, um espaço de coworking aqui da capital.