Evangelho de João – Capítulo 6
Link do estudo completo: Evangelho de João - Capítulo 6 - Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas NovasNeste estudo, vamos destacar:
- A multiplicação dos pães e o entendimento sobre as superficialidades da vida;
- O pão da vida, a provisão diária que é Jesus;
- A murmuração dos seguidores de Jesus quando são confrontados com o verdadeiro Evangelho;
- A confissão de Pedro;
- Como podemos aplicar a mensagem em nossa vida.
Introdução
O sexto capítulo do Evangelho de João nos apresenta o milagre da multiplicação dos pães, revelando não apenas o poder de Jesus sobre as necessidades materiais, mas também o profundo significado espiritual do maná que os israelitas receberam no deserto. Nesse capítulo, Jesus se apresenta como o verdadeiro “Pão da Vida”, mostrando que, assim como o maná alimentava fisicamente o povo de Deus, Ele próprio é a provisão divina que oferece vida eterna. Além disso, o discurso de Jesus sobre a Páscoa e o Cordeiro Pascal nos convida a refletir sobre Seu papel como o Cordeiro de Deus, sacrificado por toda a humanidade.
Neste capítulo, observamos também a reação da multidão, que O segue inicialmente em busca de bênçãos materiais, mas, ao serem desafiados a compreender o verdadeiro significado da salvação, muitos abandonam a caminhada. O contraste entre a busca por necessidades temporais e a busca pela vida eterna é um tema central neste capítulo, convidando-nos a examinar nossas próprias motivações na fé e nossa disposição para seguir Jesus além das bênçãos imediatas.
Tema central:
- Jesus, a verdadeira provisão de vida do ser humano.
Lições principais:
- A multiplicação dos pães e peixes é um claro símbolo da abundância com a qual Deus provê para Seu povo, mas não vive o homem somente de pão, mas de toda Palavra que vem de Deus.
- A murmuração dos emocionados que só queriam se alimentar fisicamente.
- Lições para ter a Vida Eterna.
- Requisitos para quem realmente quer seguir Jesus.
Principais versículos:
- 6:5-6 ― Então Jesus, levantando os olhos e vendo uma grande multidão que vinha ao seu encontro, disse a Filipe: ‘Onde compraremos pão para lhes dar a comer?’ Ele dizia isso para o experimentar, porque já sabia o que estava para fazer.
- 6:11 ― Então Jesus tomou os pães, deu graças e os distribuiu aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.
- 6:32-33 ― Jesus lhes disse: ‘Em verdade, em verdade vos digo que não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; mas é o meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.’
- 6:35 ― Disse-lhes Jesus: ‘Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim jamais terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede.’
- 6:47-48 ― Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida.
- 6:53-54 ― Então Jesus lhes disse: ‘Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
- 6:66-69 ― A partir de então, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. Então Jesus perguntou aos doze: ‘Vós também quereis ir embora?’ Simão Pedro respondeu-lhe: ‘Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.