Link do estudo completo: https://estudandoabiblia.org/evangelho-de-joao-capitulo-3/
Neste estudo, vamos destacar:
- O significado das palavras no contexto original.
- A relação de João com os outros evangelhos.
- O impacto da mensagem de João na teologia cristã.
- Como essa mensagem se aplica à nossa vida hoje.
Introdução:
O terceiro capítulo de João, Jesus apresenta um entendimento mais profundo sobre o batismo, que na época já era conhecido pelos judeus. Além disso, acompanhamos o último testemunho de João Batista sobre o Messias, antes de ser preso. Tema central:
- A identidade de Jesus é revelada e o caminho para salvação começa no "nascer de novo", o nascer da água e do Espírito de Deus.
Principais personagens:
- Jesus;
- Nicodemos;
- João batista.
Lições principais:
- É necessário nascer de novo. O novo nascimento se assemelha ao tradicional nascimento; quando iniciamos nossa caminhada com Jesus nos tornamos como um bebê e nosso objetivo é chegar a estatura de crescimento como o exemplo da pessoa perfeita: Jesus;
- É necessário ter fé, e fé em Jesus;
- A salvação e a condenação ocorre de forma individual, por isso, devemos nos aproximar da presença de Jesus e buscar santidade;
- Não meça o terreno do vizinho, ou seja, não se compare com ninguém e não se sinta melhor que os outros. Reconheça que sua única fonte de busca e inspiração seja Jesus. Cada pessoa é única, vemos isso na salvação, ela é individual.
Principais versículos:
- 3:5 ― Em verdade lhe digo que ninguém pode entrar no reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.
- 3:16 ― Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
- 3:18 ― Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
- 3:20 ― Pois quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz para que as suas obras não sejam manifestas.